Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Golden Gate Bridge prepara-se para a festa de aniversário


SÃO FRANCISCO - Daqui a sete meses, um dos ícones da arquitetura mundial da primeira metade do século XX completa 75 anos: a Golden Gate Bridge, na entrada da Baía de São Francisco, na Califórnia, comemora seu jubileu de diamante em 27 de maio de 2012.

Curiosidade: cada uma das duas torres de sustentação contém 21,5 mil toneladas de aço, pesa 44 mil toneladas e aguenta 61,5 mil toneladas. Por ano, 40 milhões de veículos passam pela ponte, e passarão inclusive no dia 27 de maio de 2012. Por conta da multidão de 1987, no aniversário de 75 anos não haverá caminhadas acima da baía gelada. Mas a cidade californiana tem planos grandiosos para festejar o aniversário de seu maior símbolo. E um dos maiores ícones americanos: em maio deste ano, para marcar os 74 anos do monumento, o jornal "San Francisco Chronicle" definiu a ponte de design art déco, projetada pelo engenheiro Joseph Strauss, como "um engenho maravilhoso da era da Depressão".

Para os 75 anos, está prevista uma série de 75 palestras, performances e eventos culturais diversos. O "75 Tributes", como o programa está sendo chamado, começa em janeiro e termina nos píeres de São Francisco no fim de semana de 26 e 27 de maio (o dia 28 será o feriado do Memorial Day). Para este fim de semana prolongado estão previstos eventos gratuitos, como exposições de memorabilia e peças históricas, shows de música e caminhadas guiadas. O Golden Gate National Parks Conservancy criou um website para a festa: goldengatebridge75.org .

Quem visitar São Francisco um pouco antes ou depois das comemorações, também poderá tirar proveito do aniversário: as trilhas no parque nacional que cerca a ponte, que liga a cidade ao norte do estado da Califórnia, passarão por melhorias, e nelas serão inaugurados dois novos mirantes. Mas mesmo nos pontos de observação, nem sempre é fácil fotografar a Golden Gate de primeira, por causa da neblina constante na baía. Aliás, diz a história que o arquiteto Irving Morrow, responsável pela cor da ponte, escolheu laranja-avermelhado justamente para contrastar com os cinzas da água, do céu e das nuvens. Um dos melhores lugares para fotografar a ponte é justamente na água, ou melhor, no barco, a caminho da ilha de Alcatraz, por exemplo.
Os projetos festivos têm um custo estimado de US$ 8 milhões. Greg Moore, diretor executivo do Golden Gate National Parks Conservancy, disse ao "Chronicle" que a ideia é angariar parte dos recursos com empresas privadas e fundos de filantropia. Outra fonte de renda será a memorabilia criada especialmente para o aniversário. Um calendário de 2012, com desenhos da ponte, já está a venda no site oficial por US$ 9,95.

 



Há 25 anos, na festa do cinquentenário, mais de 800 mil pessoas apareceram naquela manhã de primavera dispostas a caminhar a pé pela bela ponte suspensa, que no dia ficou fechada ao tráfego de automóveis. Umas 300 mil de fato estiveram em cima da Golden Gate ao mesmo tempo e, bem, a estrutura naturalmente flexível acusou o excesso de peso.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/viagem/mat/2011/11/04/uma-das-pontes-mais-famosas-do-mundo-golden-gate-de-sao-francisco-prepara-sua-festa-de-75-anos-925737164.asp#ixzz1d2Evb4uQ
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário