05/07/2013
Ao lado de Cleonice Berardinelli, cantora leu obra do português na Flip.
Com 96 anos, professora afirmou sempre descobrir sonetos do poeta.
Letícia MendesDo G1, em Paraty
A obra de Fernando Pessoa foi celebrada por Maria Bethânia e pela estudiosa do poeta Cleonice Berardinelli na mesa mais disputada da 11ª Flip, que aconteceu na noite desta sexta-feira (5). Com ingressos esgotados logo no primeiro dia de vendas, em 10 de junho, a sessão de leitura começou com 20 minutos de atraso e lotação na Tenda dos Autores. Poucos minutos após a hora marcada para o início, 19h30, ainda havia uma multidão em frente ao local.
O G1 transmitirá ao vivo todas as mesas da Flip 2013, tanto com áudio traduzido (se a palestra não for em português) quanto com áudio original.
Aplaudida de pé ao subir ao palco, dona Cléo - como prefere ser chamada -, de 96 anos, iniciou a mesa "Lendo Pessoa à beira-mar". Bethânia, que tem integrado versos do poeta português em seus shows há mais de 40 anos, foi convidada por Cleonice para entrar em cena.
saiba mais
Acompanhe a cobertura da Flip 2013
As duas fizeram uma leitura ininterrupta de 50 minutos de poemas de Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis, como "Dois Excertos de Odes"; "O meu coração quebrou-se"; "Leve, breve, suave"; "Natal... na província neva"; "Autopsicografia"; "Cerca de grandes muros quem te sonhas"; "Prece"; "O rei"; “O infante”; "O guardador de rebanhos"; "Quando eu não te tinha"; "O amor é uma companhia"; "Já sobre a fronte vã"; "Quer pouco terás tudo"; "Aniversário"; "Esta velha angústia"; "Depus a máscara"; "Todas as cartas de amor são ridículas"; "Poema em linha reta"; "O Binômio de Newton".
Em seguida, o mediador Júlio Diniz questionou Cleonice sobre qual seria seu heterônimo favorito. "É como perguntar para a mãe de qual filho ela gosta mais. Eu tenho um aluno que faz pesquisa constantemente sobre Pessoa, descobrindo novos sonetos cada vez mais", disse.
Bethânia contou que foi o diretor teatral Fauzi Arap "quem colocou o Pessoa no meu colo". "Ele viu que tinha a ver comigo. Ele me fez aprender, ler, entender e gostar", afirmou. Junto com Cleonice, a cantora disse que deseja gravar um CD com leitura dos poemas. "Claro que eu aceito", respondeu dona Cléo.
http://g1.globo.com/flip/2013/noticia/2013/07/maria-bethania-diz-que-deseja-gravar-cd-com-poemas-de-fernando-pessoa.html?fb_action_ids=10201056029317272&fb_action_types=og.recommends&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=28838148123758
2
Nenhum comentário:
Postar um comentário