Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O lado musical de Scorsese

por Ana Laura Malmaceda

scorsese 2

O diretor norte-americano Martin Scorsese não é conhecido só por sua obra ficcional, mas também como documentarista de música
O clássico do mês de BRAVO! em dezembro é o livro Conversas com Scorsese, uma série de entrevistas do crítico Richard Schickel com o diretor nova-iorquino Martin Scorcese. Além de ter feito parte da geração de cineastas que mudou o cinema em Hollywood, abrindo espaço para as produções mais autorais nos Estados Unidos, Scorsese teve uma relação íntima com bandas de rock e desenvolveu um trabalho documental rico sobre música. Confira a seleção de alguns documentários essenciais da filmografia de Scorsese:

Woodstock
No início de sua carreira, Scorsese participou da montagem e das gravações do festival Woodstock, marco do movimento hippie nos anos 60 e também dos filmes de concertos. Em Conversas com Scorsese, o diretor cita um episódio em que o iluminador Chip Monk, que, segundo ele, “fazia a melhor luz para shows de rock naquela época”, genialmente escolheu o violeta para destacar os black powers da banda funk Sly and The Family Stone. As películas eram extremamente sensíveis, incapazes de aguentar o estouro de cores gerado pela combinação entre a pele negra dos músicos e os holofotes de tom púrpura. O resultado foram as imagens reluzentes de “I Want to Take You Higher”:



The Last Waltz
O vídeo abaixo faz parte de The Last Waltz, filme sobre o último show da banda canadense The Band. O documentário é a “última valsa” do grupo, que se separou depois de 16 anos na estrada. No vídeo, os convidados (Neil Young, Muddy Waters, Joni Mitchell, Ron Wood, Joan Baez, Ringo Starr...) cantam "I Shall Be Released", composição do também participante Bob Dylan. A apresentação ocorreu no dia de ação de graças de 1976, mesmo ano de lançamento de Taxi Driver, título mais consagrado da filmografia do diretor. Scorsese produzia dois filmes na época, o musical New York, New York – um de seus trabalhos mais conturbados – e Caminhos Perigosos. A proposta inicial era apenas registrar algumas cenas do show. Entretanto, o material rendeu um filme, que Scorsese montou de graça. Outra curiosidade: dizem que na filmagem original, Neil Young aparece com uma sujeira branca no canto do nariz, retirada pelo diretor na edição.



Bad
Engana-se quem pensa que a história de gangues mais famosa da filmografia do diretor é entre Bill "Açougueiro" Cutting e Amsterdam Vallon, vividos respectivamente pelos atores Daniel Day-Lewis e Leonardo DiCaprio, em Gangues de Nova Iorque. Scorsese dirigiu um dos videoclipes mais famosos de Michael Jackson, Bad. Repare no minuto 3:45 do vídeo. O foragido no cartaz não parece o diretor?




Bob Dylan: No direction Home
No Direction Home é um retrato de Bob Dylan entre 1961 e 1966. O filme mostra a fase mais conturbada - e também mais inventiva - da carreira do músico. Registros inéditos até então, como o do show no qual ele é chamado de "Judas" por ter trocado o violão pela guitarra, aparecem pela primeira vez no título. Segundo o diretor, o fio condutor do longa é “Dylan ser ele mesmo onde quer que fosse levado”. Durante o filme, o cantor está sempre em movimento, durante as turnês “eletrificadas” de 1965. A fuga dos rótulos e da figura de “voz de uma geração” do músico mostra-se presente em todas as cenas, dentro e fora do palco. Mesmo não tendo filmado o documentário – a proposta de realizar No Direction Home veio do produtor e arquivista de Bob Dylan, Jeff Rosen, que abriu horas de filmagens inéditas –, Scorsese diz que o trabalho foi mais engrandecedor do que O Último Concerto de Rock e Shine a Light.



Shine a Light
Gravado em 2006, Shine a Light é um documentário sobre um show dos Rolling Stones durante a turnê A Bigger Bang Tour. O fôlego interminável da banda é o fio condutor do filme, que mescla cenas de arquivo, imagens de backstage e o show propriamente dito, cheio de convidados especiais como Christina Aguilera, Buddy Guy, Jack White e até Bill Clinton. Em Shine a Light, Scorsese não dirigiu os Stones, apenas registrou a performance. Prova disso é que o diretor não sabia quais seriam as canções dos dois dias filmagem.




George Harrison, Frank Sinatra, Mick Jagger...
Além do documentário Living in The Material World, sobre o introspectivo ex-beatle George Harrison, o diretor prepara para 2012 mais uma incursão musical, desta vez sobre Frank Sinatra, e tem planos para uma série de televisão sobre a história da música, em parceria com Mick Jagger. Veja o trailer do documentário sobre George Harrison para a emissora de televisão HBO, assinado pelo diretor:



O livro
Conversas com Scorsese, de Richard Schickel.
Editora: Cosac Naify e Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário