Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Chegou, chegou, chegou, afinal que o dia dela chegou....



Odoyá!

Dois de fevereiro é dia de festa no mar

2 de fevereiro de 2012 as 12:37


Filhos e filhas de Iemanjá reverenciam a Rainha do Mar | Foto: Tatiana Azeviche/ Setur

Desde o inicio da manhã desta quinta-feira (02), baianos e turistas reverenciam e entregam seus presentes para Iemanjá. De acordo com informações do comando da Polícia Militar, aproximadamente 500 mil pessoas devem transitar pelo Rio Vermelho durante as comemorações.
Flores, perfumes, pentes e espelhos são os itens mais ofertados para a Rainha do Mar, que este ano receberá como presente principal, uma concha de resina com sua imagem e 40 pérolas, representando os artistas plásticos que participaram do processo de produção. O presente é semelhante ao que seria ofertado ano passado, quando conforme os pescadores, o artista contratado, não entregou a peça a tempo para a festa. A base do presente é uma caixa de madeira com um orifício por onde são colocados os bilhetes, pedidos, jóias entre outras oferendas.
De acordo com a Ialorixá Aice do Terreiro Odé Mirim de Oxossi no Engenho Velho da Federação, o ambiente da cerimônia já esta todo preparado. O presente principal permanece no barracão das oferendas, guardado por ela, até a hora de ser levado para o mar. Conforme o vice-presidente da colônia de pescadores Nilo Silva Garrido, mais de 300 embarcações devem acompanhar o Barco Rio Vermelho, designado para levar o presente principal para Iemanjá, por volta das 16h.
Além de baianos, turistas de várias partes do mundo prestam suas homenagens e pedem proteção a Rainha das Águas salgadas. Os Nigerianos Ayanwale Ayo Ayanwale e Mister Oyebamiji Oyewo, integrante da família real nigeriana, reverenciam Iemanjá nesta quinta-feira “Esta é uma cerimônia especial para homenagear a rainha das águas e todas as pessoas que vem trazida pela mulher. Iemanjá simboliza respeito pela mulher, quem não respeita Iemanjá não respeita mais ninguém”, explica Ayo Ayamwale.
Já para a interprete alemã Maja Goebecke, que acompanha um grupo de turistas, a festa é encantadora. “É a décima vez que estou no Brasil e a terceira na festa de Iemanjá. Tudo aqui é muito lindo e cheio de magia, bem diferente de lá”, comenta Maja.


Festa de Yemanjá. Foto: João Ramos - Bahiatursa
Festa de Yemanjá. Foto: Rita Barreto – SeturFesta de Yemanjá. Foto: Rita Barreto – SeturFesta de Yemanjá. Foto: Rita Barreto – SeturFesta de Yemanjá. Foto: Rita Barreto – Setur