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quarta-feira, 8 de julho de 2015

Ode a Bethânia


08/07/2015 



Quando ela entra no palco/ ela transforma o palco em um altar / e ao mesmo tempo-espaço um terreiro


Quero recomendar o livro “Contradições”, de João Ricardo Moderno, e também “Brasil em movimento”, livro organizado por João Paulo Reys e Maria Borba com reflexões sobre o Brasil de Gilberto Gil, Luiz Carlos Maciel, Maria Lúcia Montes, além de mim e de muitos outros e outras.

Agora quero aproveitar para falar do sublime nesse poema que escrevi para minha e nossa querida Maria Bethânia de todos nós:

O ser humano nasceu na África/ Daí se espalhou para todos os lugares/ E viva o rei Zumbi do Quilombo dos Palmares!!!!

“Aonde foi que Jesus ensinou sua filosofia?/ Foi na Bahia, foi na Bahia!” — Noel Rosa

Miriam em Aramaico é Maria./ Miriam de Migdal, Maria Madalena./ Aqui é Miriam Maria de Bethânia./ Ela vem do mais profundo início do teatro de Ésquilo onde as falas são cantadas./ Mas é mais atrás, é mais agonal/ vem da grande mitologia/ da literatura oral de Homero/ Hesíodo/ dos candomblés/ de Dom Sebastião que morreu em Alcácer Quibir/ de cânticos de luz de axé de flores amores que é/ Jesus de Nazaré e os tambores do Candomblé.

O perfeito equilíbrio simultâneo/ quando ela canta ela irradia/ entre o esplendor de todos os paganismos/ e o esplendor de todos os cristianismos/ humanismos democracia anarquismo socialismo pacifista/ da Amálgama,/ com a qual José Bonifácio nos definiu em 1823 dizendo: “Diferente dos outros povos e culturas, nós somos a Amálgama,/ esta Amálgama tão difícil de ser feita.”

Quando ela entra no palco/ ela transforma o palco em um altar / e ao mesmo tempo-espaço um terreiro./ O altar é de Palas Atena/ e o terreiro é de Iansã./ Sua presença é um incêndio de paixão que ressuscita o tempo todo/ o seu canto Nagô que é Banto e é o amor/ e que em sua voz tão bela e cheia de bem-querer/ é Benguela e Gegê,/ pra irradiar a instantaneidade da vibração da vida/ com todos os entrelaçamentos das dimensões da graça divina/ que começa lá na infância em sua família/ lá em Santo Amaro/ desta Bahia onde o Brasil começou/ e não é à tôa/ que foi seu irmão Caetano/ quem lhe deu o nome/ inspirado na música/ cantada por Nelson Gonçalves.

Ela é poetisa/ filósofa/ pensadora/ ativista social política/ pioneira dos feminismos/ irradiadora de um conhecimento absorvido/ em leituras incessantes/ de Fernando Pessoa/ dos filósofos/ e também não foi à toa/ que foi lançada pelo magnífico Vinicius de Moraes/ que a trouxe para o Rio de Janeiro.

Ela vive perto de Jorge de Lima/ da neurociência/ e o que é mais impressionante para mim/ é um constante mistério/ que ela irradia com seu talento/ que é ao mesmo tempo antiquíssimo/ e reflete todas as emoções e informações dos ancestrais/ e ao mesmo tempo, de novo a simultaneidade,/ traz sempre a novidade/ é o eternamente novo./ Na verdade são cânticos religiosos/ incluindo cânticos das religiões ateias/ mas todas anunciando a mensagem do presente/ que arrasta o passado/ em direção ao futuro/ e se eu fosse resumir/ em todas as miríades/ de interpretações e composições/ de Dorival Caymmi a outros tantos/ gênios da cultura brasileira e internacional/ eu acho que está no Evangelho de São João em que uma voz anuncia:/ “Uma criança nasceu entre nós.”

Ela tem o expressionismo com um afastamento mediúnico,/ ela tem também Villa-Lobos que disse:/ “Aprendam harmonia e contraponto a fundo e depois esqueçam tudo”./ Mas o que ela tem é ela mesma e isso se reflete em tudo/ em mensagem permanente de ressurreição./ Com Fernando Pessoa/ lado a lado com Seu Esteves e a tabacaria/ a presença onipresente dos fados imortais./ E aqui eu pergunto:/ Nasceram os fados no Brasil?

Amália Rodrigues/ a grande fadista portuguesa/ canta De São Paulo de Luanda/ de Capiba:/ “Minha mãe chorava, kalunga,/ e eu cantava, kalunga,/ maracatu! Maracatu!/ Nação do preto nagô”.

Bethânia quando canta/ seus cantos também são acalantos/ de ninar/ de adormecer / a criança que nasceu entre nós/ para ela ser feliz/ e para morar na felicidade.

Dizem que nossa arte é barroca,/ ela é mais do que isso,/ é maneirista/ e o maneirismo já é quântico.

Sua majestade tem tamanha plenitude que se apresenta com a mais extrema humildade./ Sua voz ecoa sempre nos batuques em homenagem ao rei Zumbi do Quilombo dos Palmares./ Ele ecoa em todos os lugares, e este canto/ tem sempre aquela cor azul dos primeiros raios da manhã,/ os quais o pintor Fra Angelico captava em seus quadros./ Claro que a primeira luz do azul de anil assim canta e caminha a rainha/ porta-estandarte e porta-bandeira da bandeira brasileira./ A voz do candomblé que irradia/ o Sermão da Montanha,/ Maria Bethânia.

Eu a conheço há milênios/ e me lembro que assistimos juntos/ à entrada em Jerusalém/ de Jesus de Nazaré montado em seu burrico.

No candomblé existe a árvore Irôko/ que é a árvore do tempo/ mas no tempo antes do tempo/ Orun, o céu e suas estrelas/ ou Olorun, seu Orixá/ habitavam aqui no planeta Terra com nossos ancestrais./ Acontece que de repente/ os nossos ancestrais/ começaram a tratar Orun e Olorun/ com muita falta de respeito./ Alguns usavam a lua como travesseiro/ outros chegavam a cuspir e urinar nas estrelas./ Então Orun e Olorun não se queixaram/ porque os deuses não se queixam/ apenas decidiram/ já que a coisa era assim/ se afastar do Planeta Terra e ir morar lá no alto/ onde estão até agora,/ no entanto/ quando Maria Bethânia canta/ Orun, o céu estrelado e Olorun, seu orixá,/ voltam para ficar em nossa presença/ e se o espectador prestar bem atenção/ perceberá que o sol/ a lua/ as estrelas/ os cometas/ estão ali enquanto ela canta./ Quando ela para de cantar/ Orun e Olorun voltam lá para o alto/ para morar no infinito novamente

COLUNA

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