Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

vai...


"Vai menina, fecha os olhos. Solta os cabelos. Joga a vida. Como quem brinca somente. Vai, esquece do mundo. Molha os pés na poça. Mergulha no que te dá vontade. Que a vida não espera por você. Abraça o que te faz sorrir. Não espere. Promessas, vão e vem. Planos, se desfazem. Regras, você as dita. Palavras, o vento leva. Distância, só existe pra quem quer. Os olhos se fecham um dia, pra sempre. E o que importa você sabe, menina. É o quão isso te faz sorrir. E só."


Caio F. Abreu



Uma Voz: CLARA


OS MIL E UM SONHOS DE YASMINA ALAOUI

por  em 02 de jan de 2013
A série 1001 Dreams de Yasmina Alaoui em parceria com Marco Guerra reflete a beleza clássica em contrapartida às múltiplas facetas culturais contemporâneas. Por trás da estética os temas dialogam com questões multiculturais e com os opostos, como o sagrado e o profano, o clássico e o contemporâneo, a ordem e o caos, a repulsão e a atração. 

Yasmina Alaoui é de descendência francesa e marroquina. Nascida em Nova Iorque em 1977, lá também reside e exibe seus trabalhos internacionalmente. A artista é conhecida por criar efeitos visuais utilizando variadas técnicas de forma autêntica. Em parceria com o fotógrafo chileno Marco Guerra, construiu as séries "Tales of Beauty" e "1001 Dreams", expostos mundo afora desde 2003.


22_Red_3_yasmina_alaoui_marco_guerra_opera_gallery.jpg
12_Yasco_34_yasmina_alaoui_marco_guerra_opera_gallery.jpg
Na série "1001 Dreams" (1001 Sonhos), fotografias em tamanho real apresentam corpos congelados no tempo, aparentemente cobertos com henna árabe. A ideia é misturar técnicas antigas e novas para criar retratos em tamanho natural do corpo. O espectador é cativado tanto pela qualidade estética quanto pelo realismo em cada imagem. Cada obra começa com uma fotografia de Guerra em preto e branco, filme ou Polaroid, posteriormente desenhada e pintada à mão com pena, tinta e aquarela por Yasmina, que incorpora texturas como pergaminho, folhas, e asas de insetos secos.

18_Gold_Trio_yasmina_alaoui_marco_guerra_opera_gallery.jpg4_Golden_Veil_yasmina_alaoui_marco_guerra_opera_gallery.jpg
13_Dream_2_yasmina_alaoui_marco_guerra_opera_gallery.jpg
O objetivo do projeto é destituir-se da tendência da arte contemporânea que, segundo os autores, muitas vezes tende a ser fria e excessivamente conceitual em detrimento do ofício. Ambos os artistas vêm de culturas que valorizam o afetivo, buscando, então, refletir isso em sua arte, visando a beleza, a harmonia e, sobretudo, remetendo aos mestres da pintura e fotografia, sem deixar o contemporêneo de lado, inserindo uma esfera única e distinta. A magia dos contos das 1001 Noites também inspiraram o aspecto Surrealista à produção da série.
dream 7.jpg
dream 11.jpg
8_Dream_30_yasmina_alaoui_marco_guerra_opera_gallery.jpg
14_Yasco_39_yasmina_alaoui_marco_guerra_opera_gallery.jpg
O resultado são imagens refinadas, sensuais, elegantes, sedutoras e envolventes em seu aspecto artesanal e complexo. As referênias são variadas, com a inserção de alguns símbolos espirituais encontrados em culturas antigas no mundo. A mensagem e a significação é aberta, deixando por conta do espectador a adição de sua própria interpretaçaão, de acordo com sua vivência e experiência.
27_Odalisque_1_yasmina_alaoui_marco_guerra_opera_gallery.jpg23_Blue_mask_yasmina_alaoui_marco_guerra_opera_gallery.jpg29_Pink_2_yasmina_alaoui_marco_guerra_opera_gallery.jpgYasminaAlaouiMarcoGuerra18.jpg
Conheça outros trabalhos da artista em seu site

BOTÂNICA É TAMBÉM DANÇA

em artes e ideias por LuhanaSP em 05 de Aug de 2013

Algumas danças exigem movimentos acentuados dos músculos, outras são alegóricas, mas, é certo dizer que, em algum momento, todos “entramos na dança”.


Dança
É o Ato ou efeito de dançar, uma sequência de movimentos mais ou menos rítmicos, executados habitualmente em resposta a um estímulo particular, causado, em muitos casos, pela música. Até as abelhas dançam, quando passam sobre os favos, logo que regressam com sua carga de pólen ou néctar, sacudindo com vivacidade e lateralmente o abdome.

A companhia de dança MOMIX, no espetáculo Botânica, com uma pontuação eclética, que vai desde o canto dos pássaros a Vivaldi, revela mudanças de imagens da natureza. Um remédio herbal e afrodisíaco natural.

Botânica mostra a energia renovável das excelentes performers Momix, com figurinos, projeções, adereços e marionetes, acrescentando uma dose extra de fantasia para o elixir. Esta é a dança em sua forma mais orgânica e inventiva. As estações do ano nunca mais serão as mesmas.















MOMIX



Leia mais: http://obviousmag.org/sphere/2013/08/botanica-e-tambem-danca.html#ixzz2bOt9lrfi