Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de maio de 2012

‘Soledad’, de Pedro Garfías



Soledad
Bullía en su copa la noche, burbujeada de luceros. Lentos gritos
perdidos la recorrían, palpando aquí y allá las sombras, hasta hallar
una, profunda y tierna, donde cobijarse. Sabiamente, el viento pulsaba
las calles, tensa y vivas. A lo lejos, sobre el horizonte, glogloteaba el
día, como un agua presa.
El poema que he elegido de Garfias es Soledad, por la belleza y resonancias del mismo, cuyas palabras hablan por si solas.



* Las cosas se han roto. Antología de la poesía ultraísta. Edición de Juan Manuel Bonet. Fundación José Manuel Lara. Incluye poemas de sesenta escritores

What Now, My Love? - Frank Sinatra & Aretha Franklin



É inútil querer-te. É belo. Quero. Ainda mais em Sinatras rodando na vitrola perdida no tempo. Em noites com lua cheia. Em sorrisos. Em camas na varanda.

ENTRE NÓS




Nei Duclós

Nada entre nós o sal da tua água
escamas de um peixe que escapa
quando acordas no molho morna
aquário de alecrim e mostarda

Nada entre nós, apenas rescaldo
dessa noite que nos desvasta
e te desveste e depois te cobre
de um sonâmbulo ar de esporte

Nada entre nós, nudez que flutua
sem prometer a porção de açúcar
na mesa do café de corpo ausente

Nada entre nós, verso permanente
relação sem contato a não ser o medo
de não amanhecer contigo para sempre


RETORNO – Imagem desta edição: Marilyn Monroe.

“Vivemos num território de boçais”

 

postado por Tatiana Mendonça @ 10:06 AM
2 de maio de 2012
Ronaldo Jacobina
Foto: Fernando Vivas | Ag. A TARDE


Na faculdade de medicina, ele era chamado de Josanildo Dias de Lacerda. Nascido em Monte Horebe, na Paraíba, há 59 anos, o paraibano mais baiano de que se tem notícia é conhecido pela alcunha de Nildão. Jornalista, publicitário, escritor, designer, cartunista, animador, poeta e bon-vivant, já escreveu 15 livros. Para quem trocou a anatomia pelas letras, não tem do que se queixar. Longe dele. Até hoje comemora a mudança de rumo. Tanto que, mesmo tendo conquistado prêmios importantes, como o do Festival de Cannes, o Oscar da publicidade, prefere ficar na varanda da charmosa cobertura onde vive, no Rio Vermelho. É de lá, de onde mira o skyline da cidade, que se inspira para as deliciosas criações. Não à toa, a cidade que adotou há 45 anos foi o principal suporte para a sua arte. Seja no traço, seja na palavra. Ao contrário da maioria dos humoristas, escolheu o caminho da delicadeza para fazer os outros rirem.
Em Me segura que eu vou dar um traço, você diz que este é o primeiro livro baiano sem prefácio de Jorge Amado. Parece que ele não gostou.
Não, ele não gostou. Às vezes eu tenho medo de as pessoas não entenderem a piada. Outra dia, vinha descendo a ladeira aqui de casa, no dia das eleições, e vinha um homem com cara de mau puxando dois cavalos, sem sela, pelo cabresto. Eu não me contive e disse: vai botar para arrotar? Ele disse: “Não, vou não”. Se não entendesse, poderia me dar uma porrada, mas vi que ali tinha uma situação. Há situações em que é complicado se conter. Mas é como respirar, quando você vê já fez a piada. O humor é muito forte. Eu sempre digo que, quando você é pequeno, ou você é forte, ou malvado, ou engraçado, ou vai tomar porrada.
E você optou por ser engraçado?
Claro, não sou forte, não sou malvado, não queria tomar porrada, então decidi ser engraçado.
Você já foi inconveniente?
Não, ainda não. Tem pessoas que dizem para os meus amigos que nunca sabem quando estou falando sério. Isso é ótimo, porque eu nunca estou falando sério.
Nada que está me dizendo aqui é sério?
Não. E pode não ser verdade também. Por que tem que ser?
Isso já aconteceu?
Mesmo num ambiente muito sério, eu já chego brincando. Talvez seja até uma defesa, porque tenho uma sensibilidade muito aguçada. Às vezes, as coisas são muito graves e eu capto. Chego a um lugar e já sei onde fico, porque capto onde tem uma densidade de energia. Outro dia fui a um candomblé de caboclo, no dia 2 de julho, na casa de um babalu que é irmão de Jota Cunha, eu nunca tinha ido lá. Cheguei e falei: tem uma coisa nessa sala muito forte, então decidi ficar na janela. Na hora em que cheguei à janela, a mulher que estava no lugar de onde eu saí baixou o santo. Então eu tenho essa coisa.
Você tem essa coisa da religiosidade?
Não. Tenho da fé, de acreditar nas coisas, nas pessoas. Acho a religião uma maneira de aplacar a solidão. Nós a inventamos para sair dessa profunda solidão em que vivemos. Agora tenho fé, tanto que fiz uma camiseta usando o logotipo da GE.

Por falar nisso, você criou a série de santos “geneticamente modificados”, brincou com o logotipo de marcas fortes. Isso teve alguma implicação?
Já recebi processo. A história dos santos, que criei em parceria com Renato (da Silveira), acabou indo parar no Terra Magazine, do Bob Fernandes, que foi meu colega na Facom (Faculdade de Comunicação). Ele ligou e me perguntou se eu tinha alguma novidade, porque ele estava inaugurando o portal. Eu falei da coleção São será o Benedito, ele gostou, mas disse que teria de pedir autorização à Telefônica, na Espanha, porque a coisa era muito forte. Me ligou de volta dizendo que publicaria apenas 11. Foi um arerê. As pessoas gostaram ou odiaram, até que uma empresa, com sede em Sorocaba (SP), moveu um processo contra a gente. Quando fazia cartum na rua, brinquei com a freira: “Irmã Dulce tem conta na Suíça”, aquilo foi considerado blasfêmia. Acho que você pode brincar, mas tem gente que não entende. Teve também o “Kremlim não compensa”, que eu previ (risos). Tem essa coisa de ser um pouco Madame Beatriz.
Teve o caso do leite Ninho. Como foi?
No livro de grafite, eu coloquei: “Pô, mãe, leite ninho outra vez”. Aí a agenda Tribo publicou sem a minha autorização. Entrei com um processo e eles tiveram de me pagar uma grana boa. Uma semana depois, a Nestlé os obrigou, na Justiça, a colocarem uma tarja em cima do cartum. Eles já tinham rodado 80 mil exemplares (risos).
É fácil desagradar fazendo humor?
Pois é. A gente vive uma fase de muita brutalidade. Eu tenho duas filhas e fico com medo que alguém as provoque e que elas reajam, que tomem um tapa ou até um tiro. Fico deprimido com toda essa brutalidade. Essa relação com o ter e perder a essência do ser, a gente não resolveu, né? Você quer consumir e ponto. Isso está fazendo com que a humanidade perca o senso de humor. Vivemos hoje num território de boçais.
E o humor é para divertir.
Pois é, mas as pessoas não têm mais sensibilidade. Você brinca, mas está arriscado a levar um tiro. Mas eu não desisto. Eu tenho colocado muita coisa no Facebook, que considero um espelho da sociedade.
É isso que leva as pessoas a adotarem a irritante conduta politicamente correta?
Mas ninguém é 100% politicamente correto. A gente se segura para não dizer as coisas.
Essa onda politicamente correta inibe?
A mim, não. A minha maneira de trabalhar é mais doce, eu vou com suavidade. Não que eu tenha medo, mas é porque é o meu estilo.

É por isso que você não trabalha muito com os políticos?
As outras pessoas já fazem isso, e, como tem esse belíssimo território a desbravar, que é o da delicadeza, o da leveza, então por que não usar? E eu percebo que isso é da minha alma, da minha natureza. É aquela lógica lá de gente lesa gera gente lesa (risos).
O seu trabalho passeia por diversas linguagens. Qual você prefere?
A do momento, porque eu, quando larguei tudo, inclusive um curso de medicina, fui fazer jornalismo, até descobrir que queria mesmo era ser cartunista, talvez fazer um livro ou uma exposição por ano. Depois percebi que podia ser designer gráfico, tanto que quando comecei a escrever Poesia remédio contra azia eu dizia que não era poeta, que escorreguei na poesia, que aquilo era um acidente. Na realidade, eu estou nesse acidente até hoje (risos).
Você está criando um estilo novo?
Eu pretenderia. Não sei se estou criando um estilo novo, mas quero criar. Tenho percebido que já influencio pessoas, sobretudo nos textos curtos. Outro dia, um garoto lançou um livro com uma poética um pouco parecida com a minha. Também vi um rapaz que lançou um livro de cartuns um pouco parecido com as minha linguagens, então, na realidade, isso é muito legal, até porque eu também fui influenciado. Pelo Jaguar, pelo Ziraldo…
Você gosta de trabalhar com códigos, com mensagens cifradas, por quê?
Porque é um desafio, é um processo associativo, o ser humano está associando o tempo todo, então no humor também é assim.

A escolha por lançar livros em formatos mínimos é porque você acha que as pessoas não leem mais?
É a lógica japonesa: menos é mais. No tamanho, você é econômico, eles são fáceis de transportar, vão no bolso ou na bolsa. Eu tenho uma dificuldade enorme em dar forma à ideia. Então eu deixo fermentando, depois vou tirando, deixando só a essência. Quando fica só essa essência, e ela é compreensível, é porque está bom. Se, além disso, é poético e tem rima, melhor ainda.

http://revistamuito.atarde.uol.com.br/?p=7945

"Baby boomers" - Ruy Castro


                                         



RIO DE JANEIRO - De repente, o mundo descobriu que a geração "baby boom" está em idade de se aposentar. Os "baby boomers", você sabe, foram as crianças nascidas logo a seguir à Segunda Guerra, quando milhões de soldados voltaram para seus países e começaram a casar e a procriar em massa. Os que tinham ficado em casa, de ouvido na BBC, fizeram o mesmo, talvez por uma sensação de alívio diante do apocalipse que não aconteceu, mas poderia ter acontecido -e, então, mais do que nunca, pela súbita existência da bomba atômica.

Curioso é que, em vez de partir para a esbórnia em face do possível fim do mundo, os jovens do pós-Guerra adotaram a singela atitude de casar e "constituir família". Pode ser que, depois de anos em trincheiras, reais ou metafóricas, o lar lhes parecesse um casulo protetor. Daí tantos casamentos e, em meses, milhões de novos cidadãozinhos no mundo. Um deles, eu -porque, nascido em 1948, sou um legítimo "baby boomer".

Bem, passaram-se décadas e os "baby boomers" já podem ser avaliados. Em vários departamentos, não fizemos feio. Ativos desde os anos 60, implantamos o sexo sem culpa, a consciência ecológica, os direitos das mulheres, das minorias e dos animais, revolucionamos a tecnologia, avançamos espetacularmente a medicina e as comunicações etc.

Em compensação, tornamos as cidades impraticáveis, disseminamos as drogas, destruímos o cinema e a música popular, triplicamos a pobreza, intoxicamos o planeta com publicidade, carros e agrotóxicos, compramos e vendemos armas, políticos e tudo que pudesse ser negociado -enfim, vamos deixar também uma bela lambança.

E pensar que nossos pais, quando nos conceberam, só queriam um pouco de sossego, "Seleções", Ovomaltine, discos de Tito Schipa, uma cama quente, pijama e, para eles, sim, uma merecida aposentadoria.
http://sergyovitro.blogspot.com.br/2012/05/ruy-castro-baby-boomers.html
BINGO!!! regina     

Livre


Amém