Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

I'm in the mood for love...





 TIM TIM

Recado - Barney Wilen & Maysa






DESEJO



DESEJO

Se eu soubesse que no mundo
Existia um coração,
Que só por mim palpitasse
De amor em terna expansão;
Do peito calara as mágoas,
Bem feliz eu era então!

Casimiro de Abreu

CORES DA ÁFRICA


Na infância. Bastava sol lá fora e o resto se resolvia

Ver a vida, as pessoas, as formas... é um detalhe. Mas, Viver de bem com a vida, amando as pessoas, de todas as formas, é um detalhe que faz toda diferença


Uma civilização é um movimento, não uma condição; uma viagem, não um porto.



Não quero adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto;
e velhos, para que nunca tenham pressa







O bem permanente não pode nunca ser o resultado da mentira e violência.







Intolerância é...

Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões.

Num sentido político e social, intolerância é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos-de-vista diferentes. Como um constructo social, isto está aberto a interpretação. Por exemplo, alguém pode definir intolerância como uma atitude expressa, negativa ou hostil, em relação às opiniões de outrem, mesmo que nenhuma ação seja tomada para suprimir tais opiniões divergentes ou calar aqueles que as têm. Tolerância, por contraste, pode significar "discordar pacificamente". A emoção é um fator primário que diferencia intolerância de discordância respeitosa.

A intolerância está baseada no preconceito e pode levar à discriminação. Formas comuns de intolerância incluem ações discriminatórias de controle social, como racismo, sexismo, homofobia, homofascismo, heterossexismo, etaísmo (discriminação por idade), intolerância religiosa e intolerância política. Todavia, não se limita a estas formas: alguém pode ser intolerante a quaisquer idéias de qualquer pessoa.

Em sua forma cotidiana, a intolerância é uma atitude expressa através de argumentação raivosa, menosprezando as pessoas por causa de seus pontos-de-vista ou características físicas e/ou culturais, retratando algo negativamente devido aos próprios preconceitos etc. Num nível mais extremo, pode levar à violência; em sua forma mais severa, ao genocídio. Possivelmente, o exemplo mais infame na cultura ocidental seja o Holocausto. O colonialismo foi baseado em parte, na falta de tolerância para com culturas diferentes daquela da metrópole.

É motivo de controvérsia a legitimidade de um governo em aplicar a força para impedir aquilo que ele considera como incitamento ao ódio. Por exemplo, a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos da América permite tais manifestações sem risco de ação criminal. Em países como Alemanha, França, Portugal e Brasil, as pessoas podem ser processadas por tal atitude. Esta é uma questão sobre quanta intolerância um governo deve aceitar e como ele decide o que constitui uma manifestação de intolerância.

Enquanto prossegue o debate sobre o que fazer com a intolerância alheia, algo que freqüentemente ignora-se é como reconhecer e lidar com a nossa própria intolerância.

Wikipédia

Intolerancia

Al alba nos despertamos con la cabeza pesada.
Algo le pasaba al aire, nos endurecía. Las manos
y la garganta nos dolían,
nos levantamos a duras penas.
Sentíamos ahogarnos, nos despedazaríamos.

Se había alcanzado la intolerancia universal.
En los ojos del espejo rebosaba a fondo el odio.
El café se sobró. Tragábamos sin mirarnos.
En el portal nos cruzamos con una creciente
hostilidad.

En la parada la indignación desbordó los límites.
Los lugares de trabajo se asemejaron a trincheras.
Granizaron ofensas y acusaciones, llegó el diluvio.

Al mediodía perdimos el control, estalló
la guerra. Cogiéndonos por el cuello,
nos golpeamos.
Al anochecer nos aniquilamos.
Exterminados.


Rada Panchovska- Bulgaria


 


I ALWAYS LIKED WALKING IN THE RAIN, SO NO ONE CAN SEE ME CRYING

"Don't walk behind me; I may not lead.
Don't walk in front of me; I may not follow.
Just walk beside me and be my friend."

AVISO DE UTILIDADE PÚBLICA




Queridos amigos, para seu conhecimento e divulgação dentro de suas possibilidades! Venho por meio deste e-mail divulgar o trabalho maravilhoso que é realizado na Audioteca Sal e Luz e que corre o risco de acabar.
A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros).
Mas o que é isto?
São livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma totalmente gratuita.
Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.

Nos ajude divulgando!!!

Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale do nosso trabalho, DIVULGUE!!!
Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar na nossa sede, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125 - Centro. RJ. Não precisa ser morador do Rio de Janeiro.
A outra opção foi uma alternativa que se criou, face à dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade.
Eles podem solicit ar o livro pelo telefone, escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente pelos Correios.
A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados. Precisamos atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, senão ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura.
Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros...

Ajudem-nos. Divulguem!

Atenciosamente,

Christiane Blume - Audioteca Sal e Luz. Rua Primeiro de Março, 125- 7º Andar. Centro - RJ. CEP 20010-000
Fone: (21) 2233-8007
Horário de atendimento: 08:00 às 16:00 horas

http://audioteca.org.br/noticias.htm <http://audioteca.org.br/noticias.htm>
A Audioteca não precisa de Dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO!
Então conto com a ajuda de vocês: repassem!
Eles enviam para as pessoas de graça, sem nenhum custo.
É um belo trabalho!
Quem puder fazer com que a Audioteca chegue à mídia.
É tudo do que eles precisam.

Hoje é dia de festa para o Cristo Redentor! 80 anos nos velando...




BRAÇOS ABERTOS PARA O ABRAÇO

Especialistas afirmam que gesto e semblante foram além da ideia original de redenção
ESTÁTUA HUMANA
RIO - Os olhos abertos, a face serena levemente inclinada para baixo, os braços estendidos. O Cristo foi concebido tendo como simbologia a redenção. Mas, do alto do Corcovado, o monumento em art déco - estilo que floresceu depois da Primeira Guerra Mundial com uma filosofia ligada à felicidade - parece olhar ternamente e abraçar cariocas e visitantes. A imagem do acolhimento acabou se sobrepondo à ideia de salvação, representada pela cruz, e ultrapassou as fronteiras do catolicismo.
- As mãos espalmadas significam a disposição para dar, acolher, proteger. Os olhos abertos representam a permanente atenção sobre o Rio, sua gente e os que se aproximam do Rio, uma vez que seu olhar se dirige à entrada da Baía de Guanabara. Sua posição nas alturas é icônica: ele está acima de tudo e de todos, garantindo-nos a vida e a provisão infinita de paz e harmonia. Em síntese, o Cristo Redentor é o cartão-postal e o cumprimento de boas-vindas ao Rio, ao Brasil - diz a semióloga Darcilia Simões, coordenadora do Laboratório Multidisciplinar de Semiótica da Uerj.


Ao substituir o projeto original pelo atual modelo, o engenheiro e arquiteto Heitor da Silva Costa manteve a ideia de redenção que constava da primeira proposta: "A cruz foi armada, em meu segundo projeto, pelo tronco ereto e pelos braços horizontais; desta forma, temos a cruz formada por tua imagem, Jesus, e o mundo tem-no a seus pés, na cidade e no oceano imenso a se perder de vista", disse Silva Costa num de seus escritos.
Para o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, hoje, assim como na época da construção, o Cristo Redentor ainda lembra a cruz, que é um sinal de salvação. No entanto, ele concorda que os braços abertos acabaram mais caracterizados como símbolo de acolhimento.
- Ser acolhedor faz parte das culturas carioca e brasileira. Acolhemos todos que vêm aqui - destaca dom Orani.
Reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo lembra que, embora em sua origem os braços abertos do Cristo representem a cruz, a imagem - que tem as chagas nas mãos - não sugere sofrimento:
- O Cristo crucificado também é o Cristo ressuscitado. Então, já há a vitória. Cristo não está mais na cruz. Ele ressuscitou. A mensagem da ressurreição é a mensagem da esperança, da vitória, da certeza, do acolhimento e do amor. Porque Cristo viveu e morreu de braços abertos. A vida dele foi uma vida machucada pela bondade, acolhendo a todos, recebendo a todos. No alto da cruz, também estava de braços abertos, e depois na ressurreição. A redenção é o movimento após a crucificação. Aliás, toda crucificação é redenção.
A teóloga Maria Clara Bingemer, professora do Departamento de Teologia da PUC-Rio, afirma que os braços abertos - que representam o Cristo ressuscitado - imprimem perfeitamente a mensagem de acolhida e reconciliação entre o céu a terra. Para a teóloga, no alto do Corcovado a imagem também revela outros sinais.
- O fato de poder ser visto de vários pontos da cidade faz com que ele seja como um guia. Quando está perdido, você olha na direção do Cristo e consegue se orientar. Tem uma simbologia bonita. O Cristo é a luz do mundo, e tenho a sensação de ele estar ali nos guiando - afirma Maria Clara.
Já Darcilia Simões explica que a tradição cristã enriqueceu a simbologia da cruz, que sempre representou as direções.
- A configuração do Cristo Redentor em forma de cruz reúne a simbologia da orientação e da proteção - completa a professora da Uerj.
" É o homem com a sua mais ampla envergadura, pronto para o abraço "





 
O diretor de teatro Aderbal Freire-Filho reforça a ideia do Cristo como síntese do espírito carioca. No seu gesto mais largo, a imagem ganha uma representação teatral, diz ele:
- É bom que não seja uma cruz, que não sejam braços abertos à força, mas braços abertos por querer. É o homem com a sua mais ampla envergadura, pronto para o abraço. Ele é um ator que mostra que é maior do que o palco. Por tudo isso, ele supera a visão puramente religiosa. As religiões são muito cheias de amor, mas também muito cheias de dores. Aquele camarada prefere ver como carioca.
Para Márcio Roiter, presidente do Instituto Art Déco Brasil, o Cristo, considerado o maior monumento art déco do mundo, não poderia estar, no imaginário dos cariocas, ligado ao sofrimento da crucificação.
- O art déco é o estilo do bem, da comemoração do ser humano, leve, iluminado. E o Cristo está dentro dessa ordem - destaca o presidente do instituto. - Tenho uma coleção de cartazes que vendem passagens aéreas e o Cristo sempre aparece nelas como a figura do "welcome to Brazil". Ele não é só um símbolo da Igreja Católica, mas um símbolo de paz.

http://oglobo.globo.com/rio/cristo-80-anos/





Crianças ♥♥♥