Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Alto astral, altas transas, lindas canções








40 anos de Doces Bárbaros
Alto astral, altas transas, lindas canções

Há 40 anos, Gil, Caetano, Gal e Bethânia se uniam para a turnê coletiva dos Doces Bárbaros. O V&A.dom revisita os bastidores do encontro que virou um marco para a música brasileiraPor Camila HolandaPor Marcos Sampaio

Os Doces Bárbaros foram e são encontro. Os filhos de dona Canô, Caetano Veloso e Maria Bethânia, juntaram-se aos amigos Gal Costa e Gilberto Gil para, em meio à acidez da ditadura militar, viajarem o País fazendo música. Foi em 1976 que o quarteto encontrou uma forma de comemorar uma década de suas carreiras solo. Fizeram isto juntos. Subiram aos palcos de diversos lugares do Brasil para cantar músicas, como Fé cega, Faca amolada, Esotérico, O seu amor, Um índio e Pássaro proibido. O resultado está em LP duplo, gravado ao vivo e em documentário dirigido por Jom Tob Azulay, narrando e mostrando os fatos mais impactantes da turnê. Os músicos também foram homenageados pela Mangueira e desfilaram no Carnaval de 1994, com o samba-enredo Atrás da verde e rosa só não vai quem já morreu. O último reencontro oficial foi na praia de Copacabana (RJ) em 2002, que também rendeu um documentário, Outros (doces) Bárbaros, em 2004.





Percussionista que acompanhou o grupo na turnê de 1976, Djalma Corrêa conta que o projeto começou a ser gestado ainda em 1964, ano em que foi realizado o show Nós, por exemplo para ser o espetáculo de inauguração do Teatro Vila Velha, no Passeio Público de Salvador (BA). Foi um encontro de jovens músicos da MPB, como Caetano, Bethânia, Maria da Graça (antes de passar a assinar como Gal Costa), Gil, Tom Zé (ainda se identificando como Antônio José), Alcyvando Luz, Fernando Lona, Carlos Lyra e o próprio Djalma Correa (que interpretou música de sua autoria, chamada Bossa 2000 D.C., e acabou gravando todo o áudio do show, o único registro em áudio).

Sob a direção do cineasta e roteirista baiano Orlando Senna, o espetáculo se propunha lançar músicos no palco do novo espaço cultural da capital baiana. “Foi um sucesso. Mudou o cronograma da música popular na Bahia”, relembra Djalma. A parte com maior destaque e que se tornou icônica foi a interpretação de Gal e Bethânia de canção assinada por Veloso, chamada Sol Negro. O percussionista lembra que a música foi um marco na carreira de Gal, que, no ano seguinte, fez uma participação no LP Maria Bethânia (1965), o primeiro da carreira da cantora baiana, interpretando a composição.

“Nossos planos são muito bons”

Pouco mais de 10 anos depois daquele encontro, Gal, Gil, Bethânia e Caetano já haviam passado pela Tropicália (1967-1969) e consolidado suas carreiras no País, quando resolveram reunir-se novamente e viajar o Brasil como os Doces Bárbaros. “Foi um show que marcou o retorno desse grupo e começou sem qualquer pretensão”, rememora Djalma. A estreia do grupo aconteceu em 24 de junho de 1976, quando os quatro amigos subiram ao palco do Palácio das Convenções do Anhembi (SP), na companhia da banda formada por Djalma (percussão), Arnaldo Brandão (baixo), Mauro Senise (flauta e sax), Tomaz Improta (piano), Chiquinho Azevedo (bateria), Tuzé Abreu (flauta e sax), e Perinho Santana (guitarra).

O percussionista do grupo descreve que o resultado foi um espetáculo tomado pela aura de uma grande comoção, vinda da energia da plateia e dos próprios músicos. No repertório, que se consagrou na música brasileira, composições de Waly Salomão, Herivelto Martins, David Nasser, Milton Nascimento, Ronaldo Bastos e do quarteto de cantores. “Era muita pimenta”, define Djalma. O pano de fundo de toda a efervescência musical e cultural era a ditadura militar, que estava vivendo seu auge naqueles anos. E os Doces Bárbaros foram atingidos diretamente pela repressão em julho de 1976.

Hospedados no hotel Ivoram, para apresentação em Florianópolis (SC), policiais revistaram os quartos dos músicos durante a noite e encontraram maconha com Gil, Djalma e Chiquinho, que foram autuados e levados para delegacia. Durante meses, Gil cumpriu pena de internação hospitalar, que serviria para tratar uma suposta dependência química. “Gil saía do hospital e ia direto para os shows, depois tinha que voltar. Ficava uma viatura na porta”, lembra o percussionista. “Aí, todo mundo começou a assumir que também fumava maconha, era filho de prefeito, filho de governador”. Mesmo com esta repressão, a turnê continuou. Mais que um grupo de músicos, os Doces Bárbaros representam a reunião de amigos que começaram juntos suas trajetórias e ganharam caminhos distintos. Mas que nunca deixaram de convergir.

O que surgiu

Não existe plano para um novo encontro de Gilberto Gil, Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gal Costa. No entanto, quem quiser conhecer mais de perto o resultado do encontro desses quatro gigantes segue uma lista de quatro produtos lançados pelos Doces Bárbaros:

DVD






Doces Bárbaros (1976)
O filme da turnê original capta o quarteto em seu auge performático. As roupas misturam influências religiosas com o ideário hippie. Entre cenas do show e bastidores, o filme de Jom Tob Azulay vai fundo na intimidade entre os artistas e registra o momento em que Gil foi preso por porte de maconha.





Doces Bárbaros (2004)
Neste segundo registro, o foco está nos ensaios para o reecontro do quarteto. As apresentações foram captadas nos shows do Parque Ibirapuera e na praia de Copacabana. Na parte musical o destaque fica para o encontro cheio de olhares e sorrisos de Gal e Bethânia em Esotérico. Nos bastidores, uma cena merece atenção: Ceatano discutindo com um jornalista durante uma coletiva de imprensa.

Disco






Doces Bárbaros (1976)
Lançado originalmente em LP e posteriormente em CD, o disco duplo traz 18 faixas captadas ao vivo, que vão do pop ao experimentalismo. Além de composições feitas especialmente para o trabalho, o quarteto trouxe Fé Cega, Faca amolada (Milton Nascimento/ Ronaldo Bastos) e Atiraste uma Pedra (Herivelto Martins/ David Nasser) para o repertório. Entre os destaques, estão Quando, homenagem de Gilberto Gil para Rita Lee, e Eu Te Amo, feita por Caetano para testar os agudos de Gal Costa.

Compacto
Doces Bárbaros (1976)






Com repertório e produção montados, o grupo discordou sobre como deveria ser registrada a turnê dos Doces Bárbaros. Enquanto Gal e Bathânia queriam um registro ao vivo, Gil e Caetano optaram pelo estúdio. Mesmo com as mulheres vencendo, o quarteto entrou em estúdio para registrar um compacto com apenas quatro faixas. O disco, hoje raro, trouxe Chuck Berry Fields Forever, São João, Xangô Menino, Esotérico e O Seu Amor.

Vídeo


Crédito: reprodução youtube
O quarteto







Maria Bethânia – Depois de estrear no teatro político e fazer história interpretando Carcará (João do Vale/ José Cândido), a filha de Dona Canô usou seu talento cênico em apresentações que mesclavam música com declamação de poesias. Até os Doces Bárbaros, ela já gozava de prestígio entre o público mais engajado e contabilizava alguns sucessos populares, como Coração Ateu, tema da novela Gabriela. Dois anos depois do encontro com o trio baiano, ela lançaria Álibi, seu primeiro disco a ultrapassar 1 milhão de cópias que daria início a uma série de trabalhos de apelo popular.

Gal Costa – A musa do desbunde cruzou os anos 1960 e 1970 pendendo entre o ideário hippie e clássicos da MPB. Desde a estreia com Domingo, álbum bossanovista dividido com Caetano Veloso, ela já havia passeado pelo rock, pela psicodelia e pela tradição baiana num tributo a Dorival Caymmi, lançado no mesmo ano do LP Doces Bárbaros. Após o encontro com os conterrâneos, Gal lançou o engajado e explosivo Caras & Bocas, antes de aceitar a pele de diva e se tornar uma das vozes mais populares do Brasil a partir dos anos 1980, apostando também na sensualidade e na beleza.

Caetano Veloso – Até 1976, Caetano já acumulava pelo menos dois álbuns clássicos em sua discografia. O primeiro, Tropicalia ou Panis et Circencis (1968) era um trabalho coletivo que lançou as bases do movimento estético e artístico que revolucionou a cultura brasileira. Já Transa (1972) é uma obra melancólica, fruto dos tempos de exílio em Londres. Teve ainda o hermético Araçá Azul (1973), que pouca gente ouviu, menos pessoas ainda entenderam e acabou batendo recorde de devoluções nas lojas. Acumulando trabalhos conceituais até então, foi só depois da reunião dos Doces Bárbaros que o irmão da Bethânia encontrou o sucesso popular em discos cheios de elementos da bossa, da discoteca, do Carnaval e do rock.

Gilberto Gil – Da estreia voltada para o samba baiano até o encontro com os Doces Bárbaros, Gilberto Gil teve sua fase tropicalista onde mostrou a influência que recebeu do rock absorvido durante o exílio em Londres. De Jimi Hendrix e Beatles para os ídolos nacionais, Gilberto Gil iniciou em 1975 a famosa quadrilogia "Re", com o antológico Refazenda. Após os Doces Bárbaros, viriam Refavela, Refestança e Realce. Os trabalhos de forte acento pop traziam influência das culturas afro e nordestina, além do reggae jamaicano. São dessa época canções que marcariam para sempre a obra do baiano, como Tenho Sede, Toda Menina Baiana e Super-homem, a canção. Já consagrado, os anos 1980 trariam ainda mais sucessos para Gil e uma conexão com a geração de roqueiros dos anos 1980.

Os Mais Doces Bárbaros


Com amor no coração
Preparamos a invasão
Cheios de felicidade
Entramos na cidade amada

Peixe Espada, peixe luz
Doce bárbaro Jesus
Sabe bem quem, né, otário?
Peixe no aquário nada

Alto astral, altas transas, lindas canções
Afoxés, astronaves, aves, cordões
Avançando através dos grossos portões
Nossos planos são muito bons

Com a espada de Ogum
E a benção de Olorum
Como num raio de Iansã
Rasgamos a manhã vermelha

Tudo ainda é tal e qual
E no entanto nada é igual
Nós cantamos de verdade
E é sempre outra cidade velha
Plateia: Comoção, alegria e engajamento político



Daquele 1976, um show realizado pelos Doces Bárbaros em Belo Horizonte (MG) ficou na lembrança do jornalista Eustáquio Trindade Neto. À época, ele trabalhava no semanário Jornal da Casa e foi ao espetáculo do quarteto no Palácio das Artes, maior teatro da cidade. Foram shows de sexta a domingo, com todos os 1,8 mil lugares ocupados. “O show aqui foi tranquilo. Não tenho certeza de se foi antes do que eles fizeram em Curitiba ou Floripa, que tiveram os camarins invadidos pela PF”, relata.





“O Gil não chegou a fazer nenhuma referência no palco (sobre a prisão), talvez porque já houvesse alguma orientação do empresário”, complementa. O jornalista conta que, durante coletiva de imprensa antes do show, os artistas relativizaram o assunto. “Já havia uma espécie de acordo para evitar esse tipo de pergunta. Muita gente perguntou, mas as respostas foram evasivas. Eu me lembro de uma coisa que a Bethânia falou: ‘o que a gente tá cantando aqui é o que a gente já cantou até hoje, então, não tô entendendo
porque vai ter problema’”.

Na plateia, além de fãs, estava Milton Nascimento e outros integrantes do Clube da Esquina, como o Fernando Brant, já que o show estava acontecendo na cidade deles. “Aqui, a música que mais mexeu com a plateia foi Fé cega, Faca Amolada, talvez por causa do Milton Nascimento (autor da canção) e porque havia vários dos integrantes do Clube da Esquina na plateia. E talvez porque também era a música mais ritmada. Depois, houve também uma versão que eles fizeram de Atiraste uma pedra, do Herivelto Martins, que foi emocionante”, rememora.

Por mais que os espetáculos de Belo Horizonte tenham ocorrido durante a ditadura e após a prisão de Gilberto Gil por porte de maconha, não houve censura de músicas. “O (show) que eles mostraram em São Paulo, que acho que foi o ponto de partida da turnê, foi o que se viu aqui. Agora, o que marcou mesmo foi a reação da plateia mineira, intensa e apaixonada”, define Eustáquio.



http://especiais.opovo.com.br/40anosdedocesbarbaros/