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terça-feira, 10 de julho de 2012

Esquadros - Adriana Calcanhoto



Eu ando pelo mundo prestando atenção
Em cores que eu não sei o nome
Cores de Almodóvar
Cores de Frida Kahlo, cores
Passeio pelo escuro
Eu presto muita atenção no que meu irmão ouve
E como uma segunda pele, um calo, uma casca,
Uma cápsula protetora
Eu quero chegar antes
Pra sinalizar o estar de cada coisa
Filtrar seus graus
Eu ando pelo mundo divertindo gente
Chorando ao telefone
E vendo doer a fome nos meninos que têm fome

Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
(quem é ela, quem é ela?)
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle

Eu ando pelo mundo
E os automóveis correm para quê?
As crianças correm para onde?
Transito entre dois lados de um lado
Eu gosto de opostos
Exponho o meu modo, me mostro
Eu canto para quem?

Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
(quem é ela, quem é ela?)
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle

Eu ando pelo mundo e meus amigos, cadê?
Minha alegria, meu cansaço?
Meu amor cadê você?
Eu acordei
Não tem ninguém ao lado

Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
(quem é ela, quem é ela?)
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle

"Chulé de Apolo", "Flor-de-lis"



Um livro cataloga os apelidos dos escritores brasileiros

 CLAUDIO CEZAR
 
Estudando a sociedade brasileira através dos apelidos

Carlos Drummond de Andrade é o “Urso polar”, Clarice Lispector é a “Flor-de-lis”, Mário de Andrade é a “Boneca de piche” e Dalton Trevisan, como é mais notório, é o “Vampiro de Curitiba”.

Claudio Cezar Henriques, professor da Uerj, está lançando um livro que entrega um lado pitoresco da intelectualidade pátria. É o “Dicionário de apelidos dos escritores da literatura brasileira”. A edição, em capa dura, é da curitibana Appris.

Cada apelido é acompanhado com verbete explicativo. Augusto Frederico Schmidt é o “Gordinho sinistro” porque desde o início da carreira tinha obsessão pela morte. Consta também quem deu o apelido. O do “gordinho” foi dado pela crítica Cecília Prado.

Claudio Cezar acha que apelidos podem ser uma boa maneira de se estudar a sociedade brasileira. “Se observarmos os apelidos de escritoras, veremos revelada a forma como nossa sociedade trata as mulheres. Praticamente todos os apelidos femininos são de reverência e endeusamento”, diz.

Os apelidos de Ledo Ivo e Oswald de Andrade saíram de um bate-boca entre eles. “Você é o ‘Calcanhar de Aquiles do Modernismo’. Oswald: “Você é o ‘Chulé de Apolo da geração de 45’”.


APELIDOS PARA UBALDO, FERREIRA GULLAR E OUTROS


Anjo disfarçado: Mário Quintana

Bandeirante de livro: Monteiro Lobato

Coitado orangotango: Caldas Barbosa

Balzac brasileiro: Laurido Rabelo

Dândi carioca: João do Rio

Doutor tristeza: Augusto dos Anjos

Gedeão do modernismo: Menotti del Picchia

Gogol brasileiro: Lima Barreto

Guarda-noturno da literatura: Osório Duque-Estrada

Hemingway da Bahia: João Ubaldo

Rasputim da linha justa: Jorge Amado

Ratazana ao molho pardo: Cassiano Ricardo

Noivo da morte: Álvares de Azevedo

Periquito: Ferreira Gullar

CL. Gente Boa
O Globo
10/07/2012

O amor é maior do que o esquecimento

FABRÍCIO CARPINEJAR



Sua mulher esperava no café. Era manhãzinha, 7h30min, véspera de escola e de expediente.

O escritor José Cardoso Pires subiu para buscar o caderno de anotações na gaveta da cômoda. Seu caderninho vermelho, talismã de inspirações e personagens súbitos, essencial como os óculos de leitura.

Quando ele foi retornar, já no elevador, sofreu um derrame. Uma dor de cabeça insuportável e rápida. Sentou um pouco no chão, para acalmar os nervos.

Recomposto do choque, ao empurrar a porta da rua, ele viu que algo de estranho e sério aconteceu: não lembrava quem era e o que precisava fazer. Foi acometido de uma amnésia total.

Ele estava esvaziado de referências, jogado a uma infância adulta.

Em pânico, seguiu reto pela multidão, encarando o tamanho dos prédios. Usando os cotovelos, defendeu-se da correnteza humana com pressa.

Não tinha mais nenhuma recordação viva.

Um pequeno derrame apagou a memória, o mapa de seus desejos, a ordem dos compromissos.

Procurando se enganar e disfarçar o horror, andava resoluto, decidido, para frente. Percorreu três quarteirões, porém sentiu vontade de pensar um pouco e organizar as ideias.

Entrou no café lotado, onde sua esposa lhe aguardava no balcão para beber um ristretto, hábito do casal antes de mergulhar no trabalho.

Mas ele não lembrava que tinha esposa, família, destino profissional.

O que impressiona é que a primeira pessoa que ele procurou depois do esquecimento foi a própria mulher. Recusou outras 50 que estavam presentes no lugar.

Foi falar com a sua mulher. Sorteou seu rosto entre todos. Elegeu seus olhos castanhos diante de dezenas de candidatos do momento.

Não hesitou em atravessar o salão para cumprimentá-la, repetindo o encontro fundador do casamento de 40 anos. Assim como no baile da faculdade, superou a timidez medrosa e pediu uma dança.

Repetiu aquilo que não sabia.

Ainda que não conservasse nenhuma réstia de passado, aproximou-se da mulher e perguntou:

– Onde estou? Pode me ajudar...

Ela riu, achando que seu marido armava uma brincadeira, perdoou a piada estalando um beijo em sua boca. Ele se assustou com o gesto.

– Que isso?

– O que foi, amor?

– Amor?

Sim, amor, ele entenderia depois quando recuperasse a saúde.

Amava obsessivamente sua Marina, a ponto de se apaixonar de novo e sempre.

Talvez fosse se apaixonar cada vez que a enxergasse. Com alma ou sem alma, com memória ou sem memória.

Seu corpo era um cavalo obediente à dona.

Zero Hora
10/07/2012