Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Minha Vida Resumida


As regras do jogo ou política, literatura e outras coisas que me afetam






Uma tristeza grande que eu tenho é que eu devo me aposentar mal, mas um tanto de gente que eu gosto, nem isso.
Vivemos em um país que fez uma opção clara pela crueldade, o descompromisso com a vida humana, que escolheu a mediocridade, a violência e a exclusão. Eu tenho dificuldade até de respirar.
Não é só quem elegeram pra presidente – já seria vergonha o bastante – mas todo um projeto sustentado por legislativo, judiciário, governadores e tudo. Driblo a angústia com cerveja, mar e amores, mas tá difícil manter a ginga e o preparo físico que isto demanda.
Ninguém me demove da idéia de que enquanto estivermos atrelados à pauta corrupssaum só perdemos e recuamos. O debate, penso eu, deveria ser sobre projeto de país, de mundo, de futuro, sobre políticas públicas, sobre o papel do Estado, sobre controle social, sobre organização popular. Não estou defendendo o "rouba mas faz" ou achando que se deve ignorar processos ilícitos, mas entender que é para além do punitivismo moralista que estão as questões que transformam estruturas.
Tem aquele best seller do Jeffrey Archer, A Filha Pródiga. É a história filha de um imigrante polonês rico, Florentyna, que decide entrar para a vida pública e vai de congressista até, bom, quem quiser, lê o livro. Tem algumas coisas que me emocionam, que nem quando vejo West Wing ou escuto a Erundina falando. O serviço público, que coisa comovente.
Uma casa é um sumidouro. Agora há torneiras pingando.
É legal ter uma planilha, desde que comecei a usar passei a equilibrar melhor as contas. Facilita porque tenho salário fixo, não posso fazer coisas extras pois dedicação exclusiva. Não vai ter mais, é isso, se vira. Faço a lista das despesas fixas, a projeção daqueles meio variáveis no valor mas constantes na existência e bola pra frente. A desvantagem: é dia 05 e eu sei exatamente pra onde vai cada moeda que ainda tem no banco até a entrada do próximo salário. Não posso nem pedir uma pizza, daqui até fechar a próxima fatura do cartão, o que só acontece dia 05 do mês que vem. Neste ínterim, se não posso pedir pizza que dirá ir a Fortaleza ou me preparar direitinho pra receber família no Carnaval.
Gostaria de ser mais sofisticada mas estou ansiosa pelo retorno dos episódios de Station 19.
Foi uma viagem maravilhosa, meu Tour Sudeste. Rendeu abraços, um delicioso licor, um anjinho de cabeça quebrada, muitas risadas, promessas de reencontro, belezas até onde a vista alcançava - e além. Mas nos 45 do segundo tempo perdi meu kindle. Deixei naquele bolso na frente da poltrona do avião (quem mandou ficar lendo ao invés de dormir e babar, como em toda viagem). Sinto saudades da sensação de ter uns trezentos livros à mão.
Status laboral: abraçando o mundo com as pernas, um passo maior que as pernas, pernas pra que te quero.



Por Luciana Nepomuceno
https://borboletasnosolhos.blogspot.com/