Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O circo pegou fogo!!!!!

Caetano, relaxa, o Facebook já está contando sua história

Jornal GGN - Do Facebook vem a resposta ao clamor de famosos contra as biografias não autorizadas. Uma página foi criada para produzir “a mais pirata e coletiva biografia não autorizada” de Caetano Veloso. Com menos de 24 horas no ar, a página já conta com 1.184 ‘curtidas’ e várias contribuições. A última, nada pirata, é um pequeno vídeo com Caetano tentando falar Hashtag. Não aconselhada para menores, a foto de Caetano, nu, postada por sua então mulher, Paula Lavigne, no Twitter.
Em sua apresentação, a página traz o seguinte: “Parece que Caetano não gosta de biografias. Mas nós gostamos. Então vamos escrever coletivamente a primeira biografia não autorizada deste ícone da MPB. Poste sua história aqui, mande pra gente vídeos, imagens, frases e tudo mais o que você souber sobre ele - ou não”.
E para não dizer que as informações são cheinhas de disse-me-disse, a página traz a biografia autorizada do Wikipedia. Mas é sempre bom esmiuçar uma contribuição, vinda de um site de variedades, que faz um post só com a informação de que Caetano estaciona o carro, atravessa a rua, olha para o fotógrafo e espera o carro de volta. Tudo isso acompanhado da ironia: “Nossa, este dia foi polêmico”.
As pessoas vão contribuindo. O assunto pegou.
Outra abordagem da biografia do muso, foi o bate boca entre Paula Lavigne e Mônica Bergamo, na última quarta-feira, pelo Twitter. O embate aconteceu após reportagem da Folha sobre o tema das “não autorizadas”. Paula chiou, Mônica respondeu com twittada de que ela tentou ler matéria antes da publicação e a solicitação foi negada e Lavigne disparou suas farpas sem piedade: “'Deixa de ser chata e recalcada. Você não tem mais o que fazer não! Mulher encalhada é foda”. O destempero da ex-mulher de Caetano não pegou bem nas redes sociais.
Como todos sabem, e a página da biografia no Facebook não deixou de fora, Lavigne pode ser ex-mulher, mas é presidente da diretoria do grupo Procure Saber, formado por Caetano, Chico Buarque, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Djavan e Erasmo Carlos. E como se nota, são contrários à publicação daquelas não autorizadas mas, conforme o Painel do Leitor da Folha revelou, não são a favor da autorização prévia, mas sim “propõe que direitos e obrigações sejam equânimes, e que não haja abusos à guisa de proteger direitos que não estão sendo violados”. Mônica retrucou que Lavigne mandou e-mail com opinião contrária à publicação. E Lavigne gritou no Twitter: “Botem a fita da minha entrevista dada a Juliana na internet! Vao censurar a fita? Já pedi isso? Vão censurar a fita?”.
E não termina por aí, já que os seguidores de ambas começaram a discutir o assunto. Então Lavigne colocou: “Gente, vou sair desse twiter. Está muita baixaria! Não dá para aguentar @monicabergamo levando a sério os retwiters! Francamente". E mais: “eu tenho q trabalhar. @monicabergamo ganha para encher o saco das pessoas. Eu nao. Tw ñ paga as minhas contas. Estou indo! Vamos elevar o astral". E este foi o ponto final colocado por Lavigne na discussão. 
E as contribuições vão chegando.
0