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segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

quando o amor acontece - João Bosco

Encontro de gigantes

Exposição de Pixinguinha resgata documentário sobre a parceria do compositor com o poeta Vinicius de Moraes


extra-pixinguinha
 
O longa Nós Somos um Poema, produzido pela própria curadora da exposição, recupera esta histórica parceria entre os dois gigantes da música brasileira.
 
Um dos maiores mestres do choro terá sua trajetória exposta na mostra Pixinguinha, em Brasília, de 13 de março a 06 de maio. Fotos, documentos e vídeos preencherão doze salas do Centro Cultural Banco do Brasil, idealizadas pela pesquisadora Lu Araújo, com o neto do artista, Marcelo Vianna, e o maestro Caio Cezar.
Um dos espaços será dedicado ao filme Sol Sobre a Lama, longa dos anos 60, dirigido por Alex Viany. Na época, o cineasta convidou Pixinguinha e Vinicius de Moraes para compor a trilha sonora. Assista ao documentário Nós Somos um Poema, produzido pela própria curadora da exposição, que recupera essa histórica parceria entre os dois gigantes da música brasileira.




"In Memoriam"

Esperanza Spalding gets her 'moment' at the Oscars

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Photo of Esperanza Spalding onstage at the Academy Awards by Matt Brown / AMPAS EPA

As exhibited by the montage of actors swooning about how much they love movies, the Academy Awards aren't known for their subtlety. And yet, during Sunday night's "In Memoriam" segment, which in the past has been televised as a grief-by-applause-meter tribute, the academy put together a genuinely affecting moment thanks to a delicate performance of "What a Wonderful World" by last year's Grammy winner for new artist, Esperanza Spalding.
While a few Twitter commenters couldn't help noticing that yet again Spalding -- and by implication, jazz -- was confined to background music (a reference to the Grammys' puzzling decision to only let her perform at the 2011 telecast as part of a high school ensemble while Neil Portnow and "Glee's" Matthew Morrison spoke), this was another high-profile moment when the singer-bassist had an opportunity to shine, and she seized it with an understated grace.
With her Grammy follow-up album "Radio Music Society" due next month, this performance served as an elegant reminder of her talents -- as far afield from a Louis Armstrong ballad as they may venture outside Oscar's orbit.

Listen to Spalding's Academy Award performance backed by the Southern California Children's Chorus in a YouTube stream after the jump, and ask again if the Grammys really should've honored Justin Bieber.




-- Chris Barton
 http://latimesblogs.latimes.com/music_blog/2012/02/esperanza-spalding-gets-her-grammy-moment-at-the-oscars.html

Chorei


E aí eu comecei a chorar.
Chorei porque o email era tão doce.
Chorei porque não havia palavra, nem minha nem sua, sendo dita.
Chorei porque a alma fez um silêncio tão pleno que eu não me cabia mais em mim.
Chorei pra sair de mim, daqui, do tempo.
Chorei sentindo o cheiro do riso, do sabor, das cores variadas ali, tão perto, além do espelho que me separa dessa eu que sei melhor que aquela ali, de olhos molhados.

Retrato em Branco e Preto (Chico Buarque)



Já conheço os passos dessa estrada
Sei que não vai dar em nada
Seus segredos sei de cor
Já conheço as pedras do caminho
E sei também que ali sozinho
Eu vou ficar, tanto pior
O que é que eu posso contra o encanto
Desse amor que eu nego tanto
Evito tanto
E que no entanto
Volta sempre a enfeitiçar
Com seus mesmos tristes velhos fatos
Que num álbum de retrato
Eu teimo em colecionar

Lá vou eu de novo como um tolo
Procurar o desconsolo
Que cansei de conhecer
Novos dias tristes, noites claras
Versos, cartas, minha cara
Ainda volto a lhe escrever
Pra dizer que isso é pecado
Eu trago o peito tão marcado
De lembranças do passado
E você sabe a razão
Vou colecionar mais um soneto
Outro retrato em branco e preto
A maltratar meu coração

What Happened to Best Original Song?


Ethan Miller
           
Only two songs -- "Man or Muppet" from "The Muppets" and "Real in Rio" from "Rio" -- received nominations Tuesday morning, shutting out Elton John's work on "Gnomeo & Juliet," Pink's song in "Happy Feet 2" and Zooey Deschanel's track from "Winnie the Pooh." Madonna's song from "W.E." had already been ruled ineligible.

Unlike other categories, song nominees are determined by voting members of the music branch who watch sections of films where songs are played and nothing else. Since instituted, it has resulted in performance clips and animated songs being nominated but no end credit or background songs.

Voters assign each song a numerical score between 1 and 10, and if no song receives an average of less than 8.25, there are no nominees. If only one song tops the threshold, as clearly happened here, the next highest vote getter secures a nomination as well.

The music branch voters chose to honor Bret McKenzie of Flight of the Conchords for his Jason Segel-sung "Man or Muppet" and the songwriting trio of Sergio Mendes, Brazil's Carlinhos Brown and Siedah Garrett.


70-year-old Sergio Mendes told Billboard early last year, "Rio" was the first film for which he had specifically written music. Brown is a significant star back in Brazil whose music has been released in the U.S. by EMI.


The other music category had its surprises, too, specifically two nominations for composer John Williams, the seventh time he has been double-nominated in a category, most recently in 2005 for "Munich" and "Memoirs of a Geisha." When he has been double-nominated, he has only won once, for "Star Wars" in 1977.


Williams, a five-time winner, was nominated for his music in "The Adventures of Tintin" and "War Horse," and will go up against Ludovic Bource ("The Artist"), Howard Shore ("Hugo") and Alberto Iglesias ("Tinker Tailor Soldier Spy"). Shore has won three Oscars for his work on "Lord of the Rings" films; Iglesias has two previous noms and no wins; and Bource, whose score for "The Artist" won Best Score at last week's Golden Globes, is a first-time nominee.

The score nominees are all traditional, orchestral scores. Last year, Trent Reznor and Atticus Ross' electronic score for "The Social Network" shook up the Academy's traditional bent, but there was no second chapter, as their work on "Girl With the Dragon Tattoo" did not make the cut. "Extremely Loud & Incredibly Close" and "Moneyball" are score-heavy films up for best picture that did not secure music noms.

http://www.billboard.com/news/bret-mckenzie-s-man-or-muppet-wins-best-1006287752.story#/news/oscar-analysis-what-happened-to-best-original-1005966952.story

 

André Setaro, "um cinéfilo", "um comentarista", "um claudicante blogueiro"

Profile PictureO grande jornalista baiano Cláudio Leal, agora navegando em searas paulistas na redação do Terra Magazine, deu-me a honra de um perfil único sobre a minha pessoa quando do lançamento de meu livro Escritos sobre cinema. Não resisto a transcrever o que ele escreveu na revista eletrônica da qual é um dos editores. Não mereço tantos apupos e longe de mim querer me comparar ao grande ensaísta Walter da Silveira, que foi o maior de todos os tempos na Bahia de sempre. Sou apenas um cinéfilo, digo e repito. Um comentarista, se se quiser mais. O texto, porém, é um exemplo de estilo e de argúcia, e a sua leitura, não por mim, bem entendido, mas pela maneira de Cláudio Leal articular a sintaxe da língua pátria ao descrever a figura de um simples mortal. Com os anos de experiência que tenho, no sentido de estrada, de quilometragem rodada, posso dizer que muitos críticos são arrogantes e o exercício da crítica muitas vezes é um exercício da arrogância. Volto-me a Aliocha de Os Irmãos Karamazov. Eis o texto claudiolealiano, que, considero o melhor artigo que foi escrito acerca deste claudicante blogueiro.

André Setaro


O Negativo da Memória

Cláudio Leal

Eisenstein me perdoe”. André Setaro dedilha um cigarro do bolso da camisa. “Não aguento mais rever o Encouraçado Potemkin. Quando aparece aquele marinheiro gritando com a mão na boca, eu já fico a favor dos oficiais”. Risos enevoados no parapeito da Faculdade de Comunicação (Ufba), em Salvador. “Apresento aos alunos: é uma obra-prima. E venho fumar aqui fora”. Barba de trotskista exilado, expressão rubra, a ironia apontada para dentro, Setaro profana o clássico soviético como quem esconde a devoção de quatro décadas a uma cachoeira de imagens.Os recortes de velhos artigos, empilhados em seu apartamento durante os anos de batucadas diárias na máquina Olivetti, se condensam nos três volumes de “Escritos sobre cinema – trilogia de um tempo crítico” (Azougue/Edufba). Esse patrimônio de coragem intelectual e de erudição ainda se sustenta numa dignidade rara nos ofidiários do jornalismo. Contra as vilezas provincianas, Setaro formou quatro gerações de leitores em sua coluna na Tribuna da Bahia, onde analisou os clássicos, as obras-primas nascentes, as pencas de lançamentos de Hollywood e, porque não é pecado, o corpo de Brigitte Bardot. Desde 2007 ele é colunista de Terra Magazine.
Fundador do Clube de Cinema, em 1950, o advogado e ensaísta Walter da Silveira iniciou a formação de uma cultura cinematográfica na Bahia, irradiada pelas sessões do Cine Guarany, onde fazia romaria o jovem Glauber Rocha. A partir da década de 1970, Setaro passou a cumprir essa missão, desta vez como solitário herdeiro da “responsabilidade humana e social” da crítica, defendida por Walter da Silveira. Ele superou o mestre no conhecimento da linguagem cinematográfica, da estética, da montagem, do “específico filmíco”: a sintaxe que move o cinema e o autonomiza diante de outras artes, a manipulação humana capaz de tornar Lillian Gish (a atriz dos filmes de D.W. Griffith) em algo mais que o regador dos irmãos Lumière.
André Setaro carregou o cinema aos bares de Salvador, no aprendizado de Jeniffer Jones e cerveja, de Luis Buñuel e cigarro, os “recuerdos” precedidos de uma sentença: “Concordo com Buñuel: o homem é a sua memória”.

De André Bazin, o extraordinário crítico do Écran Français e dos Cahiers du Cinéma, Setaro extraiu o rigor da análise e a certeza de que “todos os filmes nascem livres e iguais”. Bazin é um herói para os que amam o cinema, não somente por ter desbravado uma linguagem à procura de reconhecimento, mas também por salvar François Truffaut do desamparo de um reformatório. Num paralelo menos dramático, André Setaro salvou a nós outros, desgarrados do centro do Brasil, de uma ignorância monumental da história do cinema, nos tempos pré-download.
Dizia Truffaut, em 1955, que nenhum “enfant de France” sonharia em ser crítico de cinema quando crescesse (ele trataria de assassinar a própria frase). Em sentido contrário, os textos e a personalidade de Setaro estimulavam os alunos a ambicionar a ginástica da crítica. O resultado tanto podia ser um amontoado de pedantismos quanto o início de um interesse sincero pelo estudo do cinema. Setaro sabe identificar os dois tipos de alunos. Não concebe um espectador sem escolhas afetivas, impulsos, paixões. E assim exerce o jornalismo: devoto do papel, da tinta pregada nos dedos. Há quatro anos, infartado, ele convocou uma ambulância. A pontada mais violenta nasceria nos minutos seguintes, ao lembrar-se que seu artigo seria publicado, naquele sábado, no caderno cultural de “A Tarde”. Sob o risco de morte fulminante, desceu à banca de revista, pagou o jornal e subiu a ladeira para esperar o médico.
O relicário de paixões se enrosca no passado. Morte de Marlon Brando, em 2004. Passo uma semana à espera de sua coluna, e apenas silêncio. Telefonema: “Setaro, quando sai o necrológio?”. Brota uma voz macia: “Não consegui. Vou lhe dizer a verdade: ainda não me recuperei”. No hospital, outra vez infartado, ele aguarda uma cirurgia. Por desgraça astrológica, Antonioni e Bergman morrem no mesmo dia: 30 de julho de 2007. Peço aos amigos para lhe preservarem da tragédia. Entro no quarto, Setaro levanta a mão direita, inconsolável: “Bergman e Antonioni morreram!”. Um espírito de porco lhe dera a notícia por telefone.
“Godardiano” educado pelas leituras “antigodardianas” do crítico do Correio da Manhã, Antonio Moniz Vianna, Setaro sustenta o anúncio da morte do cinema. Melhor dizer: um certo tipo de cinema. Nenhuma de suas teses provoca mais irritação do que esta de enterrar o cinematógrafo. Se provocado, ele desdobra com a morte do humanismo, como fez numa conversa:
– O cinema que morreu, na verdade, é o dos grandes inventores de fórmulas. Cristalizada a linguagem cinematográfica em meados dos anos 60, a sintaxe se tornou estilo de cada realizador, sem contar, evidentemente, os artesãos que apenas ilustram um roteiro. A formação pelo cinema, a educação sentimental pelo cinema e a educação pelo cinema acabaram. Neste sentido, o de formador de público, o cinema está morto e enterrado.
Sem distanciar-se da imprensa, André Setaro carregou o cinema aos bares de Salvador, no aprendizado de Jeniffer Jones e cerveja, de Luis Buñuel e cigarro, os “recuerdos” precedidos de uma sentença: “Concordo com Buñuel: o homem é a sua memória”. Nas mesas, a arte estava inseparável dos fracassos da vida que poderia ter sido, e foi. Homem de obsessões machadianas, Setaro é essencialmente memorialístico. A crítica não ocorre em sua vida como um acidente, mas uma reflexão do seu desprezo ao tempo. Na forma silenciosa com que observa as pessoas, o desejo de retê-las para sempre.
A imposição da lembrança como prazer e dor, que o aproxima da obra de Alain Resnais, empurrou-o uma tarde à sua Marienbad, a casa da infância no bairro de Nazaré: reviveu o corredor imenso, as correntes e o cheiro do ar condicionado do Cine Guarany, o jambo da antiga Faculdade de Filosofia, a banca de Seu Paranhos, as árvores, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, a figura do Padre Lemos. A casa resistia, apesar das esquadrias de alumínio. Inspirado pelo escritor Pedro Nava, descreveu uma outra vez cada detalhe do antigo Cinema Pax, na Baixa dos Sapateiros. “Escritos sobre cinema” recompõe André Setaro no exercício da crítica e da memória. O que prevalece é a trajetória de um olhar, o mesmo que insiste em retornar aos corredores da infância, ainda inviolado pelo primeiro filme de Catherine Deneuve.
A imagem é do blogueiro reclamando com um dono de bar que o botou para fora por estar fumando seu cigarrinho.


novo endereço do blog:http://setarosblog.com.br/


O blogueiro sendo entrevistado


Uma entrevista feita comigo pela bela entrevistadora Sophia Mídian Bagues para a TV Ufba há dois anos atrás. Bato sempre na mesma tecla, embora digite em teclas variadas. De qualquer forma e de qualquer maneira, o Carnaval acabou e, como sou ateu, gostaria de dizer: Graças a Deus! O Carnaval baiano não existe mais como era no passado. Quem tiver paciência, ouça-me no vídeo.


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