Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Samba à baiana

Mariene de Castro e Edil Pacheco cantam o samba que vem da Bahia

Mariene de Castro e Edil Pacheco - Samba na Gamboa
Mariene de Castro e Edil Pacheco - Samba na Gamboa


Se o Rio de Janeiro se configurou como o berço do samba, é na velha Bahia que reside um dos principais pilares desse tão rico universo. O samba baiano é influenciado pelo lundu e maxixe, com letras simples, balanço rápido e ritmo repetitivo. E o samba de roda, também oriundo de lá, apresenta elementos culturais afro-brasileiros, como palmas e cantos, deixando o som por conta da viola, atabaque, berimbau, chocalho e pandeiro. São essas diferenças musicais e históricas que Diogo Nogueira revela nessa edição de Samba na Gamboa, dia 26, às 23h.
Para incrementar essa viagem pelo samba da Bahia, o apresentador recebe a cantora Mariene de Castro, que resgata sons perdidos sem se preocupar com o apelo comercial que a mídia impõe. Cheia de zelo com a tradição baiana, ela tem dois CDs gravados e já ganhou vários prêmios.
Diogo também recebe Edil Pacheco, que é compositor e violonista baiano. Sua primeira composição gravada foi a toada “Fim de Tarde” (com Luiz Galvão), em 1969, e cantada na voz de Eliana Pitman. No início da década de 70, sua música “Alô Madrugada” (com Ederaldo Gentil) fez sucesso na voz de Jair Rodrigues. Outras músicas conhecidas foram “Siriê”, gravada por Fafá de Belém (1975), “Ijexá, Filhos de Gandhi”, por Clara Nunes, e “Dengo”, por Luiz Caldas.









 

Bem Bom - Gal Costa

Lovers After All - Melissa Manchester & Peabo Bryson

É o amor - Maria Bethânia

QUERO COLO



Aumente o volume. Ou desligue para sempre, você me entende?

Por que eu queria, pensar, sentir e dizer isso:

"Eu preciso muito muito de você eu quero muito muito você aqui de vez em quando nem que seja muito de vez em quando você nem precisa trazer maçãs nem perguntar se estou melhor você não precisa trazer nada só você mesmo você nem precisa dizer alguma coisa no telefone basta ligar e eu fico ouvindo o seu silêncio juro como não peço mais que o seu silêncio do outro lado da linha ou do outro lado da porta ou do outro lado do muro.Mas eu preciso muito muito de você."

Mas, eu penso isso:

"...Sabe, eu me perguntava até que ponto você era aquilo que eu via em você ou apenas aquilo que eu queria ver em você, eu queria saber até que ponto você não era apenas uma projeção daquilo que eu sentia, e se era assim, até quando eu conseguiria ver em você todas essas coisas que me fascinavam e que no fundo, sempre no fundo, talvez nem fossem suas, mas minhas, e pensava que amar era só conseguir ver, e desamar era não mais conseguir ver, entende? Dolorido-colorido, estou repetindo devagar para que você possa compreender..."

...sinto isso:

“Ando com uma vontade tão grande de receber todos os afetos, todos os carinhos, todas as atenções. Quero colo, quero beijo, quero cafuné, abraço apertado, mensagem na madrugada, quero flores, quero doces, quero música, vento, cheiros, quero parar de me doar e começar a receber. Sabe, eu acho que não sei fechar ciclos, colocar pontos finais. Comigo são sempre vírgulas, aspas, reticências. Eu vou gostando, eu vou cuidando, eu vou desculpando, eu vou superando, eu vou compreendendo, eu vou relevando, eu vou… e continuo indo, assim, desse jeito, sem virar páginas, sem colocar pontos. E vou dando muito de mim, e aceitando o pouquinho que os outros tem para me dar."

E digo isso:

" Porque quando fecho os olhos, é você quem eu vejo; aos lados, em cima, embaixo, por fora e por dentro de mim. É você quem sorri, morde o lábio, fala grosso, conta histórias, me tira do sério, faz ares de palhaço, pinta segredos, ilumina o corredor por onde passo todos os dias. É agora que quero dividir maçãs, achar o fim do arco-íris, pisar sobre estrelas e acordar serena. É para já que preciso contar as descobertas, alisar seu peito, preparar uma massa, sentir seus cílios. Não quero saber de medo, paciência, tempo que vai chegar. Não negue, apareça. Seja forte. Porque é preciso coragem para me arriscar num futuro incerto. Não posso esperar. Tenho tudo pronto dentro de mim e uma alma que só sabe viver presentes. Sem esperas, sem amarras, sem receios, sem cobertas, sem sentido, sem passados. É preciso que você venha nesse exato momento. Abandone os antes. Chame do que quiser. Mas venha. Quero dividir meus erros, loucuras, beijos e chocolates. Apague minhas interrogações.”

Sossega, o que vai acontecer, acontecerá.


com a ajuda de Caio Fernando Abreu

PALAVRAS DE NIETZSCHE


“O destino dos seres humanos é feito de momentos felizes e não de épocas felizes.”

“A esperança é o derradeiro mal; é o pior dos males, porquanto prolonga o tormento.”

“O verdadeiro homem quer duas coisas: perigo e jogo. Por isso quer a mulher: o jogo mais perigoso.”

“Não posso acreditar num Deus que quer ser louvado o tempo todo.”

“No matrimônio existem apenas obrigações e alguns direitos.”

“Nos indivíduos, a loucura é algo raro - mas nos grupos, nos partidos, nos povos, nas épocas, é regra.”





“Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal.”

“O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte.”

“Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura.”

“Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.”

“A vida vai ficando cada vez mais dura perto do topo.”

Friedrich Nietzsche



Ó Minha Felicidade

 
Revejo os pombos de São Marcos:
A praça está silenciosa; ali se repousa a manhã.
Indolentemente envio os meus cantos para o seio da suave
frescura,
Como enxames de pombos para o azul
Depois torno a chamá-los
Para prender mais uma rima às suas penas.
— Ó minha felicidade! Ó minha felicidade!

Calmo céu, céu azul-claro, céu de seda,
Planas, protector, sobre o edifício multicor
De que gosto, que digo eu?... Que receio, que invejo...
Como seria feliz bebendo-lhe a alma!
Alguma vez lha devolveria?
Não, não falemos disso, ó maravilha dos olhos!
— Ó minha felicidade! Ó minha felicidade!

Severa torre, que impulso leonino
Te levantou ali, triunfante e sem custo!
Dominas a praça com o som profundo dos teus sinos...
Serias, em francês, o seu «accent aigu»!
Se, como tu, eu ficasse aqui,
Saberia a seda que me prende...
— Ó minha felicidade! Ó minha felicidade!

Afasta-te, música. Deixa primeiro as sombras engrossar
E crescer até à noite escura e tépida.
É ainda muito cedo para ti, os teus arabescos de ouro
Ainda não cintilam no seu esplendor de rosa;
Resta ainda muito dia,
Muito dia para os poetas, fantasmas e solitários.
— Ó minha felicidade! Ó minha felicidade!

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência"


Quando eu chorei



Friedrich Nietzsche comenta em seu blog a eterna incompreensão que paira sobre sua obra

O filósofo Friedrich Nietzsche volta do além para falar de sua surpresa ao ver que sua obra é usada agora como auto-ajuda. Sua filosofia teve diversas interpretações desde que foi lançada no final do século XIX. Mas, dessa vez, pegaram o anticristo para cristo.
“Habituei-me a ver meu nome associado às mais variadas correntes do pensamento. Mas dia desses fui surpreendido. Um homem à frente de seu mercado me transformou em guru da autoajuda. Há um livro chamado Nietzsche para Estressados que está fazendo enorme sucesso, figura até nas listas dos mais vendidos.” Leia mais aqui.

Coco Chanel e as gotas da controvérsia

Carta Capital - [Rosane Pavam] Dias depois de liberar Paris da ocupação nazista, em agosto de 1944, soldados americanos formaram uma imensa fila diante do número 31 da Rua Cambon. Aquela casa nunca fora próxima, antes, dos heróis da libertação. Sua singularidade estava em abrigar não uma sede militar, mas uma loja de roupas.

Mesmo sem falar uma palavra de francês, os americanos agora poderiam passar pela porta do estabelecimento, abrir os dedos de uma das mãos diante da vendedora no saguão e ter seu pedido satisfeito com elegância. Esses soldados queriam frascos de perfume Chanel n° 5, que carregariam como lembrança da guerra e do luxo europeu a suas mães, namoradas e irmãs.
A historiadora Tilar J. Mazzeo aponta um saber oculto na correria dos soldados aos frascos de perfume. Segundo afirma em O Segredo do Chanel n° 5 – A história íntima do perfume mais famoso do mundo (Rocco, 304 págs., R$ 39,50), os jovens aliados não ligavam o produto à sua criadora, Coco Chanel, uma francesa de carne e osso, além do mais, simpática aos nazistas. O perfume que carregariam no avião da volta havia se libertado, portanto, de sua origem. "O que tinha começado como algo profundamente íntimo se tornara um amplo ícone cultural a narrar a história de milhões de pessoas", ela diz.
Por isso, essa pesquisadora, que agora se embrenha em um livro sobre a história do Hotel Ritz parisiense durante a ocupação, a ser lançado pela editora Harper Collins em 2013, refaz, além da trajetória exemplar de um perfume, a da complexa criatura que o concebeu. A historiadora não a vitimiza ou condena. No livro, apenas investiga a maneira pela qual, a partir de seus projetos, nasceu tal fragrância, e de que modo foi mantida no imaginário coletivo desde a sua criação, em 1920, quando tantas outras jamais viveriam para as gerações seguintes. Também autora de A Viúva Clicquot, sobre o mais admirado champanhe francês, Tilar, que se especializara em escrever sobre vinhos, enxergou conexões entre a degustação dos taninos e os aromas aplicados ao corpo. Quando começou a pesquisar perfumes, a historiadora cultural ainda não experimentara o Chanel n° 5, única coisa que a atriz Marilyn Monroe disse certa vez usar para dormir.
"Para que tanto sucesso tenha ocorrido", ela afirma em entrevista a Carta-Capital,- "tenho de admitir o fato de que, em primeiro lugar, meu objeto de estudo começou como um grande perfume." O marketing nunca foi preponderante para a aceitação do produto, ela argumenta. "No início, a publicidade era muito simples, involuntária, feita a partir de testemunhos reais. Chanel nº 5 é um estudo de contrastes, uma fragrância complicada, ousada, capaz de capturar a imaginação. Um luxo que pode durar mais e mais em épocas de dificuldade econômica. Uma garrafa de vinho bebe-se em uma noite, enquanto um frasco de perfume pode durar um ano. É o luxo perfeito para a recessão."
O livro narra desde a infância de Gabrielle Chanel, órfã de mãe e abandonada pelo pai em um convento da abadia da rural Aubazine. Para Tilar, é possível dizer que o contexto emocional a moldar a menina foi transferido, em parte, para o perfume. No convento, a partir dos últimos anos do século XIX, Gabrielle passava o dia sob rígida disciplina, lavando e passando roupas. Lá aprendeu a costurar. As freiras queriam as roupas simples e claras, como Chanel posteriormente, e de forma revolucionária, as desenharia. A ordem cisterciense, que administrava o convento, também encorajava seus monges a dar ao perfume e à unção um papel central nas orações e nos rituais de purificação. Durante séculos, aromas fizeram parte da vida de devoção em Aubazine.
Chanel nº 5 tem origens mirabolantes. Não somente o perfume evocaria os aromas de que a criadora vividamente se recordava, e que contrastavam com os dos almíscares consumidos no início do século XX, como deveria expressar uma "verdade do campo". Com o aconselhamento de perfumistas e o dinheiro de um duque russo com quem se relacionou, refugiado em Paris depois de tramar, em coautoria, o assassínio do místico Rasputin, ela quis que as flores pudessem ser detectadas na fragrância. Para isso, Gabrielle, tornada Coco, não hesitou em sacar do revolucionário processo sintético que tomara forma a partir das duas últimas décadas do século XIX, o uso de aldeídos. Essas moléculas, com uma disposição particular entre hidrogênio, oxigênio e carbono, ora acentuavam, ora moderavam a rusticidade dos aromas florais.
E o perfume também teria tido origem em uma fórmula de Maria de Medici, prima da rainha Catarina de Medici, mandada à França como noiva do rei Henrique II. Maria era igualmente casada com um integrante da família real francesa. Por conta dela, e do apreço de Catarina por substâncias aromáticas, o vilarejo de Grasse, que começou como um centro artesanal para a produção de luvas e curtimento de peles, tornou-se a capital mundial da fragrância no século XVII. Maria queria concorrer com os perfumes árabes, em moda na época. Coco, com ajuda de uma amiga, comprou o manuscrito de seu perfume, que permanecia guardado na biblioteca de um château do Vale do Loire, pelo equivalente, hoje, a 10 mil dólares. Em que medida usou ou não o segredo em seu perfume os historiadores ainda não podem afirmar.
Da mesma maneira, não cabe a nenhum deles proferir, com a letra da certeza documental, que a mais célebre estilista francesa tenha sido uma espiã nazista, ao contrário do que a imprensa alar-deara dois meses atrás durante o lançamento mundial de Dormindo com o Inimigo – A guerra secreta de Coco Chanel (Companhia das Letras, 368 págs., R$ 43), de Hal Vaughan, aqui traduzido em tempo recorde. Nem se pode ousar mencionar tal coisa a esse criterioso jornalista norte-americano de 83 anos, que recheou o volume com 222 notas de rodapé e reveladoras fotografias do período da Segunda Guerra Mundial. "Meu livro jamais reivindica um status de espiã para Chanel", ele afirma em entrevista a CartaCapital. "Ela era, isto sim, uma agente nazista, uma facilitadora que usou sua grande rede de contatos para ajudar os nazistas."
A distinção entre o que significa um agente e um espião talvez constitua o único caminho assertivo possível a esse autor, desprovido de comprovações sobre a ação de espionagem, embora os registros lhe permitam relatar com segurança o colaboracionismo de Chanel e seu antissemitismo, longamente cultivado. Nem Vaughan nem outros pesquisadores, contudo, como Tilar J. Mazzeo, teriam podido contornar a escassez de documentos sobre uma colaboração mais contundente de Chanel para os nacional-socialistas. Tilar leu o livro de Vaughan. "Ele constrói um argumento para ler as evidências de um único modo", diz a CartaCapital, "e isso também é uma contribuição válida."
Chanel não se tornou estilista apenas para disfarçar outros reais intentos. Era uma profissional da moda, de fato, e aguerrida, sem credo político, apenas comercial: "Coco Chanel foi criada durante a evolução do terrível Caso Dreyfus, que fez grande parte da França ver os judeus como inimigos", diz Vaughan a CartaCapital. "Era uma personagem extraordinário, uma oportunista consumada, que aproveitou todas as chances de avançar na carreira. Suas relações próximas com o duque de Westminster, com o príncipe de Gales, que abdicou do trono, e com o primeiro-ministro Winston Churchill fizeram dela a agente perfeita para os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial."
Segundo Vaughan, Chanel teve muitas razões para colaborar com o governo de Adolf Hitler. Principalmente, ela compreendia mal um mundo que presenteara com direitos trabalhistas suas 2,5 mil funcionárias, envolvidas em ousada e vitoriosa greve parisiense em 1936. Como a maioria dos milionários do período, convencida de que o nazismo combateria o bolchevismo, ela partiu em missão a Madri, por exemplo, a pedido do general da SS Walter Schellenberg, um conhecido de seu último relacionamento amoroso, com o barão Von Dincklage, conhecido por Spatz. Anteriormente, em 1941, já havia aceitado introduzir um espião alemão de seu conhecimento na capital espanhola em troca da libertação do sobrinho Andre Palasse, preso pela ação na Resistência Francesa.
E havia uma razão a mais para atuar em prol da vitória nazista. Chanel sentia urgência em reaver os direitos autorais plenos sobre o Chanel n° 5, que vendera em parte à família judaica Wertheimer quando o produto perdia todas as chances de sobrevida. Foram os irmãos judeus os responsáveis por expandir a marca, especialmente ao fugir de Paris em direção a Nova York, após uma breve passagem pelo Brasil. Hitler não ganhou a guerra e Chanel, portanto, jamais pôde reaver o controle sobre sua maior criação, aquela que, embora tivesse sido seu fiel retrato no início, agora restava na imaginação mundial como um ícone inalcançável, desprovido de sua importante origem.


Crédito: Acertodecontas

O mundo do trabalho e a literatura

[Miguel Yoshida] Com nova série de livros, Expressão Popular busca a compreensão de que a literatura é uma forma de se conhecer melhor a humanidade e o ser humano.

De acordo com a linha da Expressão Popular, editora que completa 12 anos de existência e que tem como principal objetivo facilitar o acesso à produção do conhecimento acumulado ao longo da história da sociedade pela e para a classe trabalhadora, abriu-se uma nova série de publicações dentro de sua coleção de literatura, a série "Literatura e trabalho".
Compreendendo que entre os diversos elementos que compõem a realidade, as produções artísticas ocupam um importante papel nas diferentes formações histórico-sociais, e que a literatura é uma forma privilegiada de conhecimento dessa realidade (até mesmo quando a nega), em julho deste ano foi inaugurada a referida série – coordenada pelos professores Claudia de Arruda Campos, Enid Yatsuda Frederico, Zenir Campos Reis e Walnice Nogueira Galvão – com dois livros: o já conhecido romance de Aluísio Azevedo, O cortiço, e a antologia de textos Vozes da ficção: narrativas do mundo do trabalho.
O cortiço, publicado em 1890, é um clássico dos romances naturalistas do Brasil, situado entre as melhores obras em prosa da literatura nacional. O eixo narrativo da obra gira em torno da vida dos trabalhadores no espaço de um cortiço em Botafogo, de propriedade de um imigrante português, cujo objetivo final é ascender socialmente.
Para isso, ele engana e explora de maneira brutal Bertoleza, escrava supostamente alforriada; cobra o aluguel das casinhas do cortiço e das tinas para as lavadeiras; lucra com a venda de alimentos e outros gêneros em sua venda à entrada da estalagem; e surrupia na calada da noite materiais de construção para empregá-las na edificação do seu cortiço: "Era João Romão quem lhes fornecia tudo, tudo, até dinheiro adiantado, quando algum precisava. Por ali não se encontrava jornaleiro, cujo ordenado não fosse inteirinho parar às mãos do velhaco".
O romance vem precedido do brilhante ensaio de Antonio Candido, De cortiço a cortiço (cedido para a edição pelo autor e pela editora Ouro sobre Azul), onde encontramos um resumo da sua importância: "Aluísio foi, salvo erro meu, o primeiro dos nossos romancistas a descrever minuciosamente o mecanismo de formação da riqueza individual. Basta comparar seu livro com as indicações sumárias de Macedo, Alencar ou Machado de Assis, nos quais o dinheiro aparece com frequência, mas adquirido por herança, dote ou outra causa fortuita".
As características próprias da estética dominante naquele fim de século encontram-se de modo marcante nessa obra de Aluísio Azevedo – por exemplo, a determinação do sujeito pelo meio, raça e época, além de uma descrição carregada dos elementos instintivos dos personagens –, erigindo-a em expoente máximo do naturalismo brasileiro.
Condição do trabalho
Vozes da ficção: narrativas do mundo do trabalho reúne 16 textos (contos, na sua maioria) que tratam, sob diferentes aspectos, da condição do trabalho e do trabalhador, sobretudo em finais do século 19 e início do 20. Essa antologia tem como principal objetivo apresentar ao público escritores importantes da literatura brasileira, mas pouco divulgados, esquecidos, e, em boa medida, conhecidos apenas por especialistas da área, como é o caso de Valdomiro Silveira, Simões Lopes Neto, Coelho Neto, Manuel de Oliveira Paiva, Inglês de Sousa, Alberto Rangel, Afonso Arinos e Hugo de Carvalho Ramos.
Além desses autores, a antologia traz também contos de Machado de Assis, Euclides da Cunha, João do Rio e Lima Barreto. O fio condutor de Vozes da ficção é o da condição do trabalhador de diferentes ofícios, retratado por diferentes olhares, tendo como pano de fundo um largo período em que ocorreram diversas transformações na formação social brasileira.
Em ambas as publicações, seja pelo distanciamento temporal, seja pelo léxico regional, a dificuldade de compreensão é parcialmente superada pelo cuidadoso trabalho editorial dos organizadores da coleção, que construíram um glossário esclarecedor, buscando com isso tornar a leitura mais acessível sem alterar o texto.
Relevante também é a inclusão nas duas publicações de um pequeno, mas significativo texto, Ler – compartilhar, que trata do processo de leitura. Para reflexão.
Dessa forma, a publicação desses dois volumes inaugurando a série "Literatura e trabalho" atinge os objetivos da Editora Expressão Popular, que é propiciar ao conjunto de seus leitores – militantes de movimentos sociais, sindicatos e partidos, estudantes e professores universitários e todos aqueles comprometidos com a construção de uma nova sociedade – o conhecimento de obras importantes da literatura e, com elas, a compreensão de que a literatura é uma forma de conhecimento que traz a possibilidade de não apenas se compreender melhor a realidade de que trata, mas também de se conhecer melhor a humanidade e o ser humano.

*Miguel Yoshida é mestrando em Letras na Universidade de São Paulo (USP)

Blogs são fonte de informação


Blogs são fonte de informação para 28% dos brasileiros, diz pesquisa

Carta Maior - [André Barrocal] Pesquisa CNT/Sensus sobre popularidade do governo apura pela primeira vez o peso da blogosfera como fonte de informação. Dos entrevistados, 16% dizem recorrer a blogs de notícias "sempre" e 12%, "às vezes". "Números são muito expressivos", diz analista. Quase 20% da população pretende ter acesso à internet em até 12 meses.

Os blogs de notícias são uma fonte de informação permanente para 16% dos brasileiros, cerca de 21 milhões dos 135 milhões de eleitores que estavam aptos a votar na eleição do ano passado. Outros 12% da população recorrem à blogosfera “às vezes”, o equivalente a 16 milhões de eleitores.

Os dados fazem parte de uma pesquisa periódica sobre a popularidade do governo feita pelo instituto Sensus a pedido da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). A mais recente edição foi divulgada na última terça-feira (16/08). Foi a primeira vez que o levantamento tentou descobrir os hábitos dos brasileiros na internet.

“A blogosfera tem sido crescentemente uma fonte de informação. Vinte milhões de eleitores usando a internet para se informar sempre é muita coisa”, disse à Carta Maior o diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes. “Eu, por exemplo, aposentei o jornal escrito.”

A pesquisa buscou apurar também a penetração das três redes sociais mais populares no Brasil, as quais funcionam de alguma forma como fonte de informações ou meio de fazê-las circularem. Entre os entrevistados, 27% declararam que têm Orkut, 15%, que têm Facebook e 8%, Twitter.

Para Ricardo Guedes, de maneira geral, os números revelam uma penetração “muito expressiva” das redes sociais.

A CNT informou, por meio da assessoria de imprensa, que a inserção deste tipo de assunto na pesquisa não teve nenhuma razão especial. Segundo Ricardo Guedes, é importante ter a dimensão do peso da blogosfera e das redes sociais porque elas cada vez mais ajudam a formar a opinião das pessoas e dos eleitores.

De acordo com a pesquisa, 25% dos brasileiros (33 milhões de eleitores) dizem usar a internet “diariamente”, enquanto 10% utilizam “alguns dias por semana”. Há ainda 19% que disseram que não tem internet nem em casa, nem no trabalho, mas que pretendem ter nos próximos 12 meses.

Internet: cinco mitos sobre as mídias sociais



O Washington Post publicou artigo do professor de estudos da informação e design Ramesh Srinivasan, da Universidade da California em Los Angeles, em que ele cita cinco mitos sobre as mídias sociais. São eles:

1) As mídias sociais dão poder às pessoas
Hoje, há mais de cinco bilhões de pessoas conectadas via telefones celulares, dois bilhões de internautas, 750 milhões de usuários do Facebook. É fácil interpretar estes números como indicadores de aumento de poder político e econômico. Mas o professor defende que, ainda que a tecnologia ajude bastante, não é suficiente para provocar mudanças na sociedade.
"Certamente há exemplos de como as novas tecnologias ajudam os menos favorecidos", diz. Ele cita fazendeiros do Quênia e pescadores indianos que usam aplicativos de celular para driblar intermediários corruptos e conseguir preços em tempo real para seus produtos. Lembra de blogueiros que denunciam violações dos direitos humanos, da comunicação via redes sociais dos ativistas durante a onda de protestos nos países árabes, e da organização do movimento "Ocupem Wall Street", contra o sistema financeiro americano, que teve início nas últimas semanas em Manhattan.
Mas para tirar melhor proveito da tecnologia, diz Srinivasan, as pessoas dependem de infraestrutura física e capital humano – incluindo aí eletricidade e educação.

2) Os governos facilmente monitoram e censuram as mídias sociais
O professor lembra que a internet é um meio muito mais difícil de ser monitorado do que veículos de mídia como televisão, jornais e rádio, que dependem, em grande maioria, de um sistema estabelecido de capital para funcionar. Com estes veículos tradicionais, governos podem mais facilmente detectar locais de transmissão ou impressão. Não é tão simples, por outro lado, monitorar uma plataforma formada por pessoas munidas de um laptop espalhadas pelo mundo.

3) O Facebook e o Twitter tornaram a Primavera Árabe possível
Ainda que as mídias sociais forneçam novas ferramentas de comunicação e engajamento a ativistas no combate à repressão, elas dificilmente são responsáveis por guiar movimentos sociais, diz Srinivasan, particularmente porque não necessariamente levam as pessoas às ruas. O professor diz que menos de 5% da população egípcia, por exemplo, usa Facebook, e menos de 1% tem conta no Twitter.
Mas ele concorda que as mídias sociais têm efeitos indiretos na mobilização de pessoas – ajudam lideranças ativistas a organizar suas redes e a mídia a moldar sua cobertura.

4) Apenas jovens usam as mídias sociais
No mundo ocidental, elas são usadas por pessoas de todas as idades. Nos EUA, 60% dos usuários do Facebook têm pelo menos 35 anos, e a média de idade de membros do Twitter é de 39 anos. Isso significa que grande parte da base de usuários destes sites não usava a internet até seus 20 anos de idade.
Segundo o Pew Resarch Center, dois terços de todos os adultos americanos usam redes sociais, e um estudo de 2010 descobriu que 42% dos americanos com mais de 50 anos estão incluídos nesta parcela.

5) As mídias sociais criam uma população global
Apesar da ideia de que a internet deveria unir pessoas de culturas e inclinações políticas diferentes, Srinivasan afirma que usuários de redes sociais raramente se aproximam de opiniões divergentes das suas.
As relações no Facebook, por exemplo, ocorrem pela ligação com amigos e interesses em comum. O sistema do site é programado para apresentar ao usuário informações e atualizações pelas quais – "acredita" o sistema – ele se interessa. A disposição das ferramentas das redes, como as comunidades e a possibilidade de ser "fã" de algo ou alguém, apenas reafirma visões políticas e culturais. Mudar isso é um desafio para as mídias sociais.


http://www.diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=20623:internet-cinco-mitos-sobre-as-midias-sociais&catid=87:comunicacom&Itemid=104

Bergman e o silêncio autofalante

 

Ingmar Bergman nasceu em Uppsala, cidade universitária sueca, em 1918, vindo a morrer aos 89 anos, em julho de 2007, prestes a completar os mitológicos novent'anos. Se todos não podem escapar à Implacável (como é personificada em um de seus filmes mais celebrados: O sétimo selo), pode-se dizer que o grande cineasta cumpriu além da conta a sua missão, pois ofertou à humanidade uma das obras mais sólidas e densas de toda a história do cinema. Deixou um legado inestimável, que transcende o próprio cinema para ser considerado uma contribuição indiscutível e inquestionável ao patrimônio cultural da humanidade.

Filho de um severo e grave pastor luterano da corte real (que retratou em Fanny e Alexander), a influência de seu pai foi muito forte para a visão atormentada do mundo do jovem Bergman, cuja educação, rigorosa, carregava o fardo do sentimento do pecado e da culpa (duas constantes que iria desenvolver em sua rica filmografia). Ainda adolescente, saiu de Uppsala para se fixar em Estocolmo com o propósito de, na capital do país, estudar literatura e artes e, nestas, a arte dramática que logo o fascinou. Por este tempo atuou como diretor de uma companhia teatral universitária, a qual o pôs em caminho de sua vocação. Com a sua inscrição nos cursos de aperfeiçoamento do Master-Olofsgarden e do Medborgarhuset, a formação de Ingmar Bergman toma corpo, principalmente depois que experimentou montar um de seus autores preferidos: Sonata dos espectros, de August Strindberg.

Após passar por um período de treinamento como assistente de direção da Ópera Real de Estocolmo, ingressou no cinema em 1944, aos 26 anos, por causa de um amigo, Carl Andrés Dymling, que era administrador do Svenskfilindustri, para o qual escreveu o roteiro de Tortura (Hets), realizado por Alf Sjoberg. O sucesso de Hets fez com que o estúdio prestasse atenção a seu roteirista, dando-lhe a oportunidade de dirigir o seu primeiro filme, em 1945, Crise (Kris), adaptação de uma peça teatral de Leck Fischer.

O cinema de Ingmar Bergman é um cinema culto e refinado que engloba toda a tradição cultural nórdica, incluindo, aí, os filmes clássicos suecos, principalmente os de Victor Sjostrom - A carroça fantasma (Korkalen, 1920), deste, era visto toda noite de Ano Novo pelo realizador, chegando a afirmar que era a maior obra de todos os tempos, e os realizados pelo dinamarquês Carl Theodor Dreyer (A paixão de Joana D'Arc, Vampyr, A palavra). Mas além da tradição nórdica, Bergman incorporou ao seu cinema as experiências do expressionismo alemão (o início de Morangos silvestres tem influência do expressionismo e é uma homenagem a Korkalen, de Sjostrom), do surrealismo e do existencialismo sartriano, enraizando-os em seu próprio país. Sjostrom seria o principal ator em Morangos silvestres no papel centro, a do velho que faz uma revisão de sua vida.

Observando-se bem, em cada obra de Bergman se unem a problemática moral, a incomunicabilidade dos seres, a urgência da morte, o silêncio de Deus, a angústia de estar-no-mundo. A primeira fase de seu cinema, a fase juventude, que tem início em Crise e vai até meados do decurso dos cinquenta, ainda comporta otimismo, apesar do amargor, e até mesmo a comédia embora não desprovida de certo cinismo, como a notável Sorrisos de uma noite de amor (Somarnattens leende, 1955), cujos acentos shakespearianos são evidentes, assim como a influência, notória, de A regra do jogo (La règle du jeu, 1939), de Jean Renoir. Nesta fase inicial, no entanto, os filmes mais marcantes e que proporcionaram a seu autor o reconhecimento internacional foram Noites de circo (Gyclamas afton) - tortura e solidão, um libelo do artista contra a sociedade e sua ordem - e Mônica e o desejo (Sommarenmed Monika), ambos de 1953. O Bergman pessimista das últimas fases cede, aqui, lugar a um olhar simpático pela beleza da juventude, mas nunca, no entanto, deixando a sua visão ácida da existência. A tragédia da humilhação, talvez mais do que em Shakespeare, nunca esteve tão bem apresentada quanto em Noites de circo.

Se Deus colocou o homem no mundo, pensava Bergman, deixou-o à sua própria sorte, desamparado, triste, desesperado. A única solução possível para amainar o seu desespero está no amor, mas este é efêmero, passa, e a vida permanece sem sentido. A busca por uma metafísica da existência faz parte de seus temas recorrentes. A filmografia de Bergman, por seu um autor de filmes (em oposição ao cinema de gêneros) é como se fosse constituída por um macrofilme do qual as obras singulares se enquadram como variações sobre um mesmo tema, excetuando poucos filmes atípicos, a exemplo de O ovo da serpente (Das Schlangenei, 1979), que realizou na Alemanha quando saiu da Suécia motivado pelo rigor fiscal, obra política que mostra a gênese do nazismo, A flauta mágica (Die Zauberfloete, 1975), homenagem à ópera e a Mozart num filme que obedece as marcações teatrais, Para não falar de todas estas mulheres (For Att Inte Tala Om Alla Dessa Kvinnor, 1963), entre poucas.

O silêncio de Deus é uma constante em seus filmes. Traumatizado com o rigor de sua educação religiosa, nos filmes de Bergman estão sempre presentes os tormentos em torno do pecado e da culpa. Um silêncio que é sentido com a progressão de sua filmografia já na fase que tem início em O sétimo selo (Det sjunde inseglet, 1956), a fase da perplexidade, e que engloba Morangos silvestres (Smultronstallet, 1957), A fonte da donzela (Jungfrukallan, 1959), entre outros.

Entre todos os filmes de Bergman, a preferência do comentarista recai sobre Morangos silvestres e O silêncio (Tystnaden, 1962), ainda que fique difícil se escolher entre as obras de um cineasta que explodiu o conceito de obra-prima, considerando-se que realizou várias delas. Em Morangos silvestres, cuja preferência talvez seja ser o seu primeiro Bergman, visto no entusiasmo da adolescência e, nesta, a constatação de que o a arte do filme se encontra além do cinema de gênero, da qual fora acostumado a ver, e a constatação de que o cinema também podia ser um veículo do pensamento, de uma visão de mundo, de uma filosofia de vida. Um velho senhor, professor universitário, sai de sua cidade interiorana na Suécia para receber, na universidade de Estocolmo, o título de Doutor Honoris Causa. Apesar de todos os seus familiares preferirem ir de avião, o velho opta por ir de carro com a sua nora. No caminho, durante a viagem, ele faz uma revisão de sua vida, concluindo que somente a generosidade e o amor podem torná-la mais suportável.

A fase dos filmes de câmera tem início em Através do espelho (Sasom i em spegel, 1960), sendo bastante extensa, uma fase na qual Bergman se fecha cada vez mais, reduzindo ao essencial seus atores e o cenário. É nesta fase que se destacam O silêncio, Quando duas mulheres pecam (Persona, 1966), e A paixão de Ana (En passion, 1970), e Gritos e sussurros, filme síntese da obra bergmaniana.

A fase psicanalítica encontra o seu apogeu em Cenas de um casamento (Scener ur ett Aktenskap, 1974), seguido de Face a face (Ansiktet mot Ansiktet, 1976), Sonata do outono (Hortssonat, 1978) quando Bergman encontra Ingrid Bergman, também sueca como ele, a atriz famosa, hollywoodiana, que trabalha ao lado de Liv Ullman. Segundo a impressão do comentarista, e questão subjetiva, a fase psicanalítica é a mais fraca - ainda que, como um grande autor, fraca para Bergman não queira dizer sem importância.

Em 1982, Bergman anunciou sua aposentadoria do cinema, com a conclusão de Fanny e Alexander (Fanny och Alexander), mas não cumpriria a promessa, pois ainda faria alguns filmes. Seu último filme, Sarabanda, data de poucos anos atrás, e é uma releitura de Cenas de um casamento, com o encontro do mesmo casal já na velhice.

Cliquem, por favor, na imagem