Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Improv Everywhere: os 10 melhores vídeos

 

  • Sabe aquela coisa que você acha e guarda com carinho, para compartilhar com todo mundo que puder se interessar? Pra mim, O Improv Everywhere é bem isso. Um dos meu tesouros de estimação da internet.
O Ian Black queimou a largada e falou sobre isso no PdH em 2010:
O Improv Everywhere é um coletivo de pessoas que acreditam no que eles chamam de “diversão organizada”: acontecimentos extraordinários protagonizados em locais públicos por um grupo de tamanho variado com o objetivo de divertir a si próprios e aqueles que os assistem.
O coletivo nasceu em 2001 a partir de uma ideia de Charlie Todd, um ator norte-americano que decidiu que não precisava de um palco para entreter as pessoas. Com essa ideia (na qual ele se passava pelo músico Ben Folds) ele juntou alguns amigos e começou a colocar em prática, e em público, o que eles chamam de “missões”.
Algumas delas ficaram muito conhecidas como quando centenas de pessoas permaneceram imóveis, como estátuas vivas, na Grand Central Station de Nova Iorque. Eles também já arrumaram problemas, como no episódio em que eles se passaram pelo U2 tocando no topo de um edifício na cidade ou quando promoveram uma invasão da Best Buy com pessoas vestindo roupas com as mesmas cores das usadas pelos vendedores da loja.
O projeto já rendeu um livro e um DVD.
Você provavelmente já viu dois ou três vídeos deles e talvez nem saiba. Eles são tão bons que de vez em quando um deles se torna viral, o que significa que muita gente vê sem saber direito o que é, só porque um amigo compartilhou com uma frase entusiasmada.
Por isso te convido a parar por alguns minutos e assistir, comigo, aqui, bem juntinho, os meus dez vídeos favoritos deles. Faz a pipoca lá no microondas que eu vou arrumando os negócios aqui na sala.

O botão de mudo


Link YouTube
Uma praça. Vários grupos. Um bando de gente dançando break. Um cara falando alto no celular. Outro tocando trombone. Um casal brigando. Do nada, todo mundo continua fazendo o que está fazendo, só que sem som.

Black Tie Beach 2012


Link YouTube
Casamento = traje de gala. Praia = sunga ou biquíni. Mas por que não pirar um pouco e inverter as coisas, juntando uma galera para aparecer em uma praia e curtir a areia e o mar como se estivessem em um casamento? (Ideia: alguém podia gravar um casamento onde os convidados aparecem de sunga e canga, né?)

Sinfonia de Alarmes


Link YouTube
Todo mundo deixa o carro no estacionamento de um shopping, dá a volta por trás do muro e liga o alarme do carro ao mesmo tempo. Ninguém entende nada.

Quadrigêmeos


Link YouTube
O quão raro é ver quadrigêmeos idênticos? O quão raro é ver 8 grupos de quadrigêmeos idênticos em um parque ao mesmo tempo?

O metrô do descanso


Link YouTube
Já que todo mundo dorme no metrô tarde da noite, por que não colocar umas camas e oferecer um serviço melhorzinho?

Encontro romântico instantâneo


Link YouTube
Você e a sua namorada/mulher estão de boa num banco de praça, conversando sobre a novela, quando vem alguém e simplesmente começa a servir um jantar maravilhoso e romântico, com vinho e tudo. Ali, no meio das pessoas, a céu aberto. Depois ainda rola uma música clássica ao vivo.

Levando os computadores de mesa pro Starbucks


Link YouTube
Levar notebook pro Starbucks todo mundo leva. Quero ver usar um desktop. “Ah, quer? Então toma.”

O experimento mp3


Link YouTube
Centenas de pessoas com fones de ouvido, seguindo as instruções faladas por um mp3 secreto. Ninguém que não está ouvindo entende qualquer coisa.

Nada de várzea


Link YouTube
Imagine que você é uma criança, jogando futebol com seus amiguinhos no campinho do bairro. Do nada, chegam torcidas organizadas fazendo barulho pelos times, repórteres, fotógrafos, carro de transmissão de TV com narradores… foi isso que fizeram com uns guris que estavam jogando Baseball lá nos EUA.

Espelho humano


Link YouTube
Dezenas de gêmeos idênticos ocupando lados opostos de um vagão de metrô e imitando os movimentos do seu par, formando um espelho humano que confunde os outros passageiros.