Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de abril de 2012

GAL Costa ao vivo




O amor nos é entregue‏


[Picasso.Amor.(doc.1)]

26 de abril de 2012

Arte: Picasso
Por Marina Colasanti

A moça apaixonou-se por um moço. Para ela, o mais bonito e o melhor da cidade. Para seus pais, se não o pior, quase. O namoro foi proibido, o casamento estava fora de questão. Ela tingiu suas roupas de preto e pelo resto da vida vestiu luto fechado. Nem saiu mais de casa, a não ser para ir à igreja.
Sua irmã, temendo cair em igual sofrimento, escolheu tanto entre os possíveis pretendentes, avaliando-os não só com os seus olhos, mas também com os dos pais, que acabou ficando sem nenhum, solteira eterna.
E a caçula, tendo aprendido que escolher cedo demais era muito arriscado e que demorar demais era perigo certo, casou no meio do seu próprio percurso. Foi silenciosamente infeliz, apanhando do marido dali em diante, sem coragem de confessar à família que errara na escolha.
Um homem se apaixonou pela companheira do seu melhor amigo. Pensou que ela também o amasse, já que havia cedido com tanto entusiasmo que nem parecia ceder. Mantiveram o caso longamente. Ele, sempre mal consigo mesmo porque traía o amigo, mal com o amigo de quem evitava o olhar. O amigo, mal com o outro porque sabia que estava sendo traído, mal consigo mesmo por deixar-se trair, mal com a mulher, que amava e não queria deixar. Os dois esperando que ela decidisse. Depois, o caso acabou. O amigo casou-se com ela. Os dois homens mantiveram a amizade esfriada, em que um muro se havia erguido.
Do alto da janela de um quarto de hotel, olho os dois casais que tomam banho na piscina lá embaixo. Os homens estão de pé, encostados na parede de ladrilhos, a piscina naquele ponto é rasa. Um deles tem a mulher sentada num dos joelhos dobrados, o outro abraça pela cintura sua mulher, que lhe dá as costas. Que tão brancas são as duas mulheres! E gordas, fofas e generosas, os seios debruçados no decote colorido, a barriga entornando por cima da calcinha do biquíni. Movem-se lentas, mas sem sair do lugar, na água que talvez esteja morna, na tarde quente. Braços e pernas se abrem e fecham mais para sentir o deslizar acariciante da água, do que tentando nadar. E aquele mover-se de polvo, de boto, aquele ondear de carnes, repercute em ondas gentis contra o peito dos homens que, parados, conversam. Quanta sensualidade nessa cena. Os quatro sabem que quando começar a escurecer – e a hora já se aproxima – sairão da piscina buscando as toalhas, irão para o quarto e farão amor, antes ou depois do banho. Ou antes e depois. Para isso vieram passar o fim de semana nessa cidade, nesse hotel.
Histórias de amor nos chegam a todo momento, de toda parte. Estava eu sentada na poltrona, depois de uma palestra, autografando livros. Ela veio, me estendeu o seu exemplar e acocorou-se ao meu lado. Chamava-se M. Xingjan, me disse. Chinesa, acrescentou. E no breve tempo em que eu escrevia “Para M. Xingjan, com carinho” e assinava, ela me contou que estava naquela cidade porque, em Pequim, havia-se apaixonado por um nordestino, e por ele havia deixado sua pátria, sua cultura, sua família e seus hábitos. Para ele havia vindo viver naquela cidade tão diferente da sua. E, afinal, ele a havia deixado por uma jovem de 17 anos.
Com doçura, ressentimento, dor ou alegria, o amor nos é entregue. E a cada entrega nos toca e nos comove, como se fosse parte do nosso próprio amor.

http://www.substantivoplural.com.br/o-amor-nos-e-entregue%e2%80%8f/#more-43337

O problema das cotas é complicado


 
Saiu na Folha de hoje (25/4/12):
STF retoma hoje julgamento das cotas em universidades
O Supremo Tribunal Federal deve retomar hoje a discussão sobre a constitucionalidade de reserva de vagas em universidades brasileiras, as chamadas cotas. Três ações diferentes, com o mesmo tema de fundo, estão na pauta.
A primeira delas questiona dispositivo do ProUni (Programa Universidade para Todos) que reserva bolsas de estudo em universidades privadas a pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou negros (…)
Na ocasião, o relator do caso, ministro Carlos Ayres Britto, votou pela constitucionalidade do programa, entendendo se tratar de uma forma ‘eficaz’ de combater situações de desigualdade e promover o ‘reequilíbrio social’.
‘A verdadeira igualdade consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais’, disse à época.
As outras duas ações, relatadas pelo ministro Ricardo Lewandowski, questionam o sistema de cotas da UnB (Universidade de Brasília) e da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) (…)
O estudante Giovane Pasqualito Fialho foi reprovado no vestibular para o curso de administração, mesmo com nota superior a dos alunos aprovados pelas cotas, e entrou na Justiça. Ele argumentou que o sistema da universidade era, na realidade, um ‘pacto da mediocridade’, além de prática de racismo


O problema das cotas é complicado não só porque não há resposta certa, mas também porque não há resposta errada. Você acha bons argumentos tanto a favor quanto contra nos dois lados. Argumentos tanto jurídicos quanto sociológicos.

Há argumentos contrários que precisam ser escutados, como o apresentado pelo estudante no último parágrafo da matéria, e outros como o de que, nos EUA (onde esses programas já existem há décadas), os negros beneficiados pelos programas de cotas passaram a formar um grupo cultural – o de negros ricos e bem educados –pouco conectado com o grupo que se pretendia beneficiar (negros pobres); ou que empregadores acabam discriminando todos os negros formados em tal universidade porque acham que eles entraram não por mérito, mas por caridade.

E há argumentos a favor que têm o mesmo valor, como o de que a razão pela qual pessoas com notas mais baixas devem ser admitidas é justamente porque elas não tiveram a oportunidade de estudar em boas escolas que lhes possibilitariam competir de igual para igual com pessoas brancas que estudaram em escolas privadas, ou o de que brancos ricos também não fazem parte do mesmo grupo cultural que os brancos pobres.

O problema é pior no Brasil porque, como as iniciativas desse tipo são muito novas no país, não temos uma base de dados que possibilitem análises mais sólidas.

Do ponto de vista jurídico, há também argumentos a favor e contrário. A Constituição estabelece que todos somos iguais perante a lei, mas apenas na medida de nossa igualdade. Programas de cotas em concursos públicos para deficientes ou equiparação de renda como o bolsa família ou prender um criminoso enquanto se protege a pessoa de bom caráter são exemplos de como pessoas diferentes são tratadas de formas diferentes pelas nossas leis.

O problema é que elas precisam ser tratadas de formas diferentes apenas na medida de sua desigualdade, e precisamos estabelecer critérios para determinar quais desigualdades devem ser reequilibradas. Por que cotas para deficiente em concursos públicos e não para negros? Por que cotas para negros em faculdades e não para mulheres? Por que cotas para mulheres nas eleições e não para índios? Por que inimputabilidade para índios e não para idosos? Por que filas especiais para os idosos mas não para as crianças? E assim por diante.

Levadas às últimas consequências, teríamos uma cota para cada atividade para cada pessoa no país (afinal, somos todos, no fundo, únicos), o que não é possível ou justo. E tampouco é justo todo mundo ser tratado da mesma forma, independente de suas diferenças. Em algum lugar precisa haver um limite, e é aí que está o verdadeiro problema nesse debate.

Sociedade diferentes têm sensos de justiça diferentes. O que é justo para mim, não é justo para você. Eu posso achar que é justo escolher uma pessoa para carregar toda a infelicidade do mundo em seus ombros. Essa seria a pessoa mais infeliz do mundo, carregando todas as injustiças, dores, angústias, doenças e chagas em nosso nome. Mas, em contrapartida, todo o resto da humanidade – incluindo nossos filhos, amores e pais – seria absolutamente feliz. Mas você pode achar que é mais justo que todos sejamos iguais. Ninguém jamais seria feliz, mas também jamais seria infeliz. Seríamos todos blasés.

No mundo real, cada sociedade escolhe um ponto entre esses dois extremos, e o que o STF está decidindo no sistema de cota é justamente qual é esse nível.

A questão é especialmente polêmica porque o STF não foi eleito para isso e não representa a sociedade. Na verdade, dos três poderes, o Judiciário é o único que não representa ninguém exceto a si próprio. Dos três poderes, ele é o único que é – e deve se manter – insensível às vontades políticas. Mas, ainda assim, terá que tomar uma decisão que, na prática, determinará o que nós, como sociedade, entendemos como justiça.
 

Mulher, sua origem e seu fim



Existem várias lendas sobre a origem da Mulher. Uma diz que Deus pôs o primeiro homem a dormir, inaugurando assim a anestesia geral, tirou uma de suas costelas e com ela fez a primeira mulher.
E que a primeira provação de Eva foi cuidar de Adão e agüentar o seu mau humor enquanto ele convalescia da operação.
Uma variante desta lenda diz que Deus, com seu prazo para a Criação estourado, fez o homem às pressas, pensando "Depois eu melhoro", e mais tarde, com o tempo, fez um homem mais bem-acabado, que chamou Mulher, que é melhor" em aramaico.
Outra lenda diz que Deus fez a mulher primeiro, e caprichou nas suas formas, e aparou aqui e tirou dali, e com o que sobrou fez o homem só para não jogar barro fora.
Em certas tribos nômades do Meio Oriente ainda se acredita que a mulher foi, originariamente, um camelo, que na ânsia de servir seu mestre de todas as maneiras foi se transformando até adquirir sua forma atual.
No Extremo Oriente existe a lenda de que as mulheres caem do céu, já de kimono.
E em certas partes do Ocidente persiste a crença de que mulher se compra através dos classificados, podendo-se escolher idade, cor da pele e tipo de massagem.
Todas estas lendas, claro, têm pouco a ver com a verdade científica.
Hoje se sabe que o Homem é o produto de um processo evolutivo que começou com a primeira ameba a sair do mar primevo, e é descendente direto de uma linha específica de primatas, tendo passado por várias fases até atingir o seu estágio atual - e aí encontrar a Mulher, que ninguém ainda sabe de onde veio.
É certamente ridículo pensar que as mulheres também descendem de macacos.
A minha mãe, não! Mas de onde veio a primeira mulher, já que podemos descartar tanto a evolução quanto as fantasias religiosas e mitológicas sobre a criação?
Inclino-me para a tese da origem extraterrena.
A mulher viria (isto é pura especulação, claro) de outro planeta. Venho observando-as durante anos - inclusive casei com uma, para poder estudá-las mais de perto - e julgo ter colecionado provas irrefutáveis de que elas não são deste mundo.
Observei que elas não têm os mesmos instintos que nós, e volta e meia são surpreendidas em devaneio, como que captando ordens de outra galáxia, embora disfarcem e digam que só estavam pensando no jantar.
Têm uma lógica completamente diferente da nossa.
Ultimamente têm tentado dissimular sua peculiaridade, assumindo atitudes masculinas e fazendo coisas - como dirigir grandes empresas e xingar a mãe do motorista ao lado - impensáveis há alguns anos, o que só aumenta a suspeita de que se trata de uma estratégia para camuflar nossas diferenças, que estavam começando a dar na vista.
Quando comentamos o fato, nos acusam de ser machistas, presos a preconceitos e incapazes de reconhecer seus direitos, ou então roçam a nossa nuca com o nariz, dizendo coisas como "ioink, ioink" que nos deixam arrepiados e sem argumentos.
Claramente combinaram isto. Estão sempre combinando maneiras novas de impedir que se descubra que são alienígenas e têm desígnios próprios para a nossa terra. É o que fazem quando vão, todas juntas, ao banheiro, sabendo que não podemos ir atrás para ouvir.
Muitas vezes, mesmo na nossa presença, falam uma linguagem incompreensível que só elas entendem, obviamente um código para transmitir instruções do Planeta Mãe.
E têm seus golpes baixos. Seus truques covardes. Seus olhos laser, claros ou profundamente escuros, suas bocas. Meu Deus, algumas até sardas no nariz.
Seus seios, aqueles mísseis inteligentes. Aquela curva suave da coxa quando está chegando no quadril, e a Convenção de Genebra não vê isso! E as armas químicas - perfumes, loções, cremes.
São de uma civilização superior, o que podem nossos tacapes contra os seus exércitos de encantos?
Breve dominarão o mundo.
Breve saberemos o que elas querem.
E depois de sair este artigo eu for encontrado morto com sinais de ter sido carinhosamente asfixiado, com um sorriso, minha tese está certa.

Luis Fernando Verissimo

amo-te e pronto.


amo-te porque danças as palavras num infinito de beleza. amo-te porque desejas a perfeição e agrides o rude, o mau, o vil. amo-te porque conservas o passado sem guardares a amargura. amo-te porque me fazes rir. e pensar. amo-te e pronto.


Tu me tomas
Eu te sigo
Tu me olhas
Eu te fito
Tu me beijas
Eu te como
Tu desejo
Eu reflexo...
RS 04/26/12

Dicas do Jo.....



CURIOSIDADES DO NOSSO CORPO (algo que precisamos saber)


1. Se você estiver com a garganta doendo, aperte seu ouvido:
Pressionando os nervos do ouvido, ele vai gerar um reflexo imediato nos espasmos da garganta e alivia o desconforto

... 2. Para ouvir melhor utilize apenas um lado da orelha:
Se você está em um clube e não ouvir bem o que as pessoas estão dizendo, vire a cabeça e use apenas a orelha direita, uma vez que ela distingue melhor as conversações, enquanto a esquerda identifica músicas de som.

3. Para resistir à tentação de ir ao banheiro pense em sexo:
Quando não resistir à vontade de urinar e não tiver um banheiro por perto, pense em sexo. Isso vai entreter o seu cérebro e reduzirá o estresse.

4. Provoque tosses para reduzir a dor:
Um grupo de cientistas alemães descobriram que quando você espirra, aumenta a pressão no peito e coluna vertebral, inibindo, assim, dores na coluna.

5. Se você estiver com o nariz entupido:
Pressione o céu da boca e o nariz. Toque o céu da boca firmemente com um dedo, segurando o nariz abaixo das sobrancelhas. Isso permitirá que as secreções possam se mover e você volta a respirar.

6. Quando você tiver com azia, durma sobre seu lado esquerdo:
Isto cria um ângulo entre o estômago e do esófago, de modo que o ácido não pode passar para a garganta.

7. Quando um dente dói esfregue um cubo de gelo em sua mão:
Você deve passar um pedaço de gelo na área, em um "v" que tem entre o polegar e o dedo indicador contra a palma da mão. Isto reduz em 50% a dor, pois este setor está ligado aos receptores da dor da face.

8. Quando você se queimar, pressione o ferimento com um dedo:
Após a limpeza da área afetada, pressione com a mão sobre a queimadura, assim ela retornará a temperatura inicial e evitará bolhas. (Para pequenas queimaduras, apenas)

9. Quando você estiver bêbado:
Repouse a mão sobre uma mesa ou superfície estável. Se você fizer isso, seu cérebro vai recuperar o sentido de equilíbrio e evitará que tudo gire ao seu redor.

10. Ao correr, respire quando o pé esquerdo pisar o chão.
Isto irá prevenir sentimento de comichão no peito, porque se você respirar quando você coloca o pé direito, fará pressão no fígado.

11. Se sangrar o nariz, empurre com o dedo:
Se você deitar com o sangue escorrendo poderá se sufocar, por isso é melhor pressionar o dedo sobre o lado do nariz quando você tiver sangramento.

12. Para controlar o batimento cardíaco quando você está nervoso
Coloque o polegar na boca e assopre, isso irá ajudar seu coração parar de bater tão rápido a partir da respiração.

13. Para aliviar uma dor de cabeça quando você bebe água gelada:
Quando você beber algo congelado, resfria o paladar e o cérebro interpreta. Então você deve colocar a língua no céu da boca para retornar à temperatura normal.

14. Previna a falta de visão quando você está na frente do PC:
Quando você coloca seus olhos em um objeto próximo, como um computador, a vista fica cansada e não consegue enxergar direito. Por isso, feche os olhos, contraia o corpo e prenda a respiração por um momento. Então, relaxe. Remédio santo.

15. Desperte suas mãos e pés adormecidos movendo sua cabeça:
Quando você dorme, um braço ou uma mão, gire a cabeça de um lado para o outro e sentirás a dormência passar dentro de 1 minuto. Os membros superiores adormecem pela pressão sobre o pescoço. Igualmente para pernas e pés, leva alguns segundos.

16. Uma maneira fácil de prender a respiração debaixo d'água:
Antes de mergulhar, fazer respirações muitos rápidos e fortes para fazer o sangue ácido desaparecer, pois isso é que causa a falta de ar.

17. Memorize textos à noite:
Tudo o que você ler antes de dormir, o mais fácil de lembrar ...

Quando alguém COMPARTILHA algum valor, Você se beneficia.
Então você tem a obrigação moral de compartilhar com os outros.