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sexta-feira, 23 de setembro de 2011

"Boa Noite, Amor" - Elis Regina

Pensamentos - Caio Fernando Abreu



"Te desejo uma fé enorme.
Em qualquer coisa, não importa o quê.
Desejo esperanças novinhas em folha, todos os dias.
Tomara que a gente não desista de ser quem é por nada nem ninguém deste mundo.
Que a gente reconheça o poder do outro sem esquecer do nosso.
Que as mentiras alheias não confundam as nossas verdades, mesmo que as mentiras e as verdades sejam impermanentes.
Que friagem nenhuma seja capaz de encabular o nosso calor mais bonito.
Que, mesmo quando estivermos doendo, não percamos de vista nem de sonho a ideia da alegria.
Tomara que apesar dos apesares todos, a gente continue tendo valentia suficiente para não abrir mão de se sentir feliz.
As coisas vão dar certo.
Vai ter amor, vai ter fé, vai ter paz – se não tiver, a gente inventa.
Te quero ver feliz, te quero ver sem melancolia nenhuma.
Certo, muitas ilusões dançaram.
Mas eu me recuso a descrer absolutamente de tudo, eu faço força para manter algumas esperanças acesas, como velas.
Que 2011 seja doce. Repito sete vezes para dar sorte: que seja doce que seja doce que seja doce e assim por diante.
Que seja bom o que vier, pra você."


Caio Fernando Abreu

Caio Fernando Loureiro de Abreu (1948 - 1996) foi um jornalista e escritor brasileiro. [Biografia]


Baianidade – Aninha Franco 9/28/2004


Baianidade: Baiano é todo aquele que nasceu na Bahia, ou um mau cavaleiro, segundo Houaiss. Em São Paulo, baiano é qualquer nordestino, eleitor de Maluff, ignorante, incompetente e capaz de baianadas, coisas sem jeito, descumprimento de acordos. Aliás, em São Paulo baiano é palavrão.
Gregório de Mattos (1636/1695), primeiro poeta brasileiro, baiano, dizia que “de dois ff se compõe / esta cidade a meu ver / um furtar, outro foder”, versos sempre muito citados pelos baianos eruditos que discutem a “baianidade” atualmente. Luiz Vilhena, português que morou na Bahia muitos anos, autor de A Bahia do Século XVIII, obra essencial para o entendimento da Bahia do século XXI, culpou os portugueses pelos propalados defeitos da baianidade: “(...) Quem não vê que a inação dos brancos é a causa da preguiça dos negros? Por que não há de cavar no Brasil aquele que em Portugal só vivia da sua enxada? (...) Por que há de andar de corpo direito quem o trouxe sempre vergado pelo trabalho? (...) Por que há de ostentar de nobre quem sempre foi plebeu?”
Eu acho que o Adão da “baianidade” foi Caramuru. Naufragou no Rio Vermelho, o bairro mais charmosamente baiano da cidade da Baía, Salvador. Ninguém sabe, até hoje, sua nacionalidade ou “naturalidade” anterior. Nas brigas entre tupinambás e portugueses, ficou do lado dos tupinambás, sempre. Era extremamente sedutor e político, vide as histórias de duas de suas mulheres: Catarina Paraguaçu e Moema. E, segundo as más linguas históricas, era antropófago como qualquer baiano que se respeite.

Miss Perfumado - Cesaria Evora

Cesaria Evora se despide de la música por problemas de salud
La cantante de Cabo Verde Cesaria Evora, conocida como la reina de la morna -una sugerente mezcla del fado portugués, la modinha brasileña, el tango argentino y el lamento angoleño-, ha anunciado en París su retirada de los escenarios y la cancelación de los conciertos que tenía programados las próximas semanas por motivos de salud.
Su casa de discos, Lusafrica, ha confirmado la decisión de la cantante en un comunicado en el que señala que ésta "no podrá cumplir con los conciertos que iba a dar en las próximas semanas".
Evora, que cumplió 70 años el pasado 27 de agosto, llegó a París hace unos días "en un estado de gran debilidad", precisa Lusafrica.
"Sus nuevos problemas de salud siguen a varias intervenciones quirúrgicas que sufrió durante los últimos años, entre ellas una operación a corazón abierto, en mayo de 2010", agrega.
Los médicos de la cantante le "ordenaron" anular su próxima gira de conciertos y ella, de acuerdo con su productor y manager, José da Silva, decidió poner fin a su carrera, se afirma en el comunicado.
De ese modo, Cesaria Evora "renuncia a esta vida itinerante que la lleva por las cuatro esquinas del mundo, desde sus grandes comienzos en 1991 en la escena internacional".
'Fue en 1988 cuando se publicó su primer álbum, 'La diva de los pies desnudos', pero no fue hasta 1992 cuando con 'Miss Perfumado' esta mujer, nacida en la ciudad de Mindelo en la isla de San Vicente del archipiélago de Cabo Verde el 27 de agosto de 1941, asombró al mundo.
La voz de Cesaria era muy popular entre los clientes de las tabernas y bares del puerto de su ciudad, pero no fue hasta 1993 cuando comenzó a viajar con su morna por el mundo.

You stole my heart - Nils Landgren



1969 - Caê, Gil e os Stones

ESPECIAL 1969 - MÚSICA

A desilusão londrina de Caetano Veloso e Gilberto Gil e a energia apocalíptica dos Rolling Stones no Festival de Altamont

por Felipe Arra
11 de Junho de 2009 | por Revista Wave



DEPOIS DE “ALEGRIA, ALEGRIA” VEIO O EXÍLIO, EXÍLIO

Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos e exilados em seu ápice criativo

O movimento Tropicalista, que sacudiu a cultura brasileira entre 1967 e 1968, teve seu fim imposto quando da prisão de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Aconteceu na manhã de 27 de dezembro desse ano, sob a alegação de quebra da ordem institucional e de mensagens à população para subverter o “Estado Democrático estabelecido pela Revolução”.

Caê e Gil romperam o ano de 68 presos, e foram soltos na quarta-feira de cinzas de 1969. Seguiram para Salvador, onde ficaram confinados até partirem para o exílio, em julho.

À época, os dois eram as maiores estrelas ascendentes da música nacional. Mas no exílio, Caetano desabou. E anunciou que ele e Gil “estavam mortos” em artigo publicado em novembro de 1969 para “O Pasquim”, com o qual contribuiu por mais de um ano.

Ele escreve: “Talvez alguns caras no Brasil tenham querido me aniquilar; talvez tudo tenha acontecido por acaso. Mas eu agora quero dizer aquele abraço a quem quer que tenha querido me aniquilar porque o conseguiu. Gilberto Gil e eu enviamos de Londres aquele abraço para esses caras. (…) Nós estamos mortos. Ele está mais vivo do que nós”.

O “Ele” em questão é Carlos Marighella, dirigente da Ação Libertadora Nacional (ALN), que havia sido assassinado pela polícia dias antes. Sua imagem, morto, aparecia contracenando em uma capa de revista com a foto de Caetano e Gil, exilados.

O ostracismo melancólico dos dois durou até 1972. Se serve de consolo, esse período rendeu algumas de suas melhores canções, dos chamados “discos ingleses”: Caetano veio com “A Litlle more Blue” (Um pouco mais triste) e “London London”, por exemplo; Gil trouxe “Can’t Find My Way Home” (Não encontro o caminho de casa), talvez a gravação mais representativa do período.

SOBREVIVENDO NO INFERNO
Os Rolling Stones pedem abrigo no Festival de Altamont e dão a palavra final no apocalipse dos ideais

Já em 1968, o idealismo e as promessas do Flower Power começaram a desaparecer. Guerra, assassinatos, luta por direitos civis, agitação nas ruas. As drogas ficaram mais pesadas, assim como a música, que refletia a paranóia no ar.

Mick Jagger e Keith Richards tinham um instinto apurado para capturar tendências e o espírito de sua época. A dupla filtrou e propagou uma tendência em obscurecer o conteúdo do Rock, das letras aos arranjos. A música devia ficar mais obscura em resposta à incerteza dos tempos.

Os Stones foram a banda se encaixou aos elementos das drogas pesadas que vieram e destruíram o resto da cena. Brian Wilson (Beach Boys) e Syd Barrett (Pink Floyd) viraram vegetais alucinados de ácido; Brian Jones (membro fundador dos Stones), Jimi Hendrix e Janis Joplin tiveram mortes (todos aos 27 anos, entre 1969 e 1970) associadas a drogas. Os sobreviventes Jagger e Richards clamaram por proteção em “Gimme Shelter” (Dê-me abrigo), lançada em 1969 no disco Let it Bleed (Deixe sangrar) - trocadilho com o compacto “Let it Be”, lançado pelos Beatles naquele ano.

No final do ano, os Rolling Stones planejavam um grande festival gratuito na Califórnia. Desorganização e local confirmado em cima da hora impossibilitaram a montagem de infra-estrutura decente para o evento. Informadas pelo rádio, mais de 300 mil pessoas peregrinaram para o autódromo de Altamont, perto de São Francisco, no dia 6 de dezembro.

Porém, além dos nomes da música escalados (Grateful Dead, Jefferson Airplane, etc.), dos hippies e fãs de Rock, estavam presentes centenas de Hells Angels, chamados informalmente como seguranças do Festival.

Esses motoqueiros norte-americanos sempre estiveram ligados a violência e extorsão. Depois de receberem o pagamento (cerveja) pela “ajuda” na segurança, transformaram o que era para ser “Paz e Amor” nos moldes de Woodstock num dos dias mais violentos da história do Rock. Um rapaz armado (supostamente para matar Mick Jagger) foi esfaqueado até a morte por um dos Angels na frente do palco, além de outros fatos violentos ao longo do dia.

A mistura de desorganização, drogas e armas se fez catastrófica. Charlie Watts, baterista dos Stones, sintetizou: “Foi um evento aguardando para dar errado”, um despertar cruel para a dura realidade. Nunca “Gimme Shelter” faria tanto sentido novamente.

Felipe Arra, 23, deveria ser lateral-esquerdo da seleção brasileira, mas não chegou nem perto. O fracasso no futebol deixou sequelas mentais: virou torcedor fanático do Newcastle, da Inglaterra. Faz faculdade de jornalismo, mas já aprendeu muito mais com Richard Ashcroft, Woody Allen e José Saramago do que com todos os seus professores juntos.

My Favorite Things - Brad Mehldau


Música espiritual
24 de Setembro de 2010 | por Revista Wave
“A Música de Bach em meus ouvidos buscava recriar a beleza de todas as eras, a fim de me proporcionar a sensação única de encontrar a permissividade de Deus, os motivos que o levam à manutenção do que é esteticamente clássico, do que é irrepreensivelmente belo, daquilo que o homem criou sob sua tutela, para exteriorizar nossa gratidão por tamanho Amor”.
Escrevi o trecho acima na última edição da Revista Wave, e qual não foi minha surpresa ao ler o belo texto do pianista Brad Mehldau sobre a proximidade entre a dita “música secular” e a sublime revelação divina, que, de certo modo, ampliaram e complementaram minhas percepções sobre o assuto. Mesmo que discorde de alguns de seus posicionamentos religiosos – sua concepção da Teologia Natural é facilmente rebatida, ainda que ele próprio demonstre desconforto em relação a qualquer definição imutável -, o longo depoimento de um músico tão talentoso quanto Mehldau é, além de irreprensivelmente poético, verdadeiramente exemplar, porque demonstra sua sincera vontade em explicitar questionamentos incômodos e desconfortáveis. Espiritualmente proveitoso como foi para mim, espero que também seja para o leitor.


Valentino - Fall Winter 2011/2012 - Paris

O MAR – POESIA DE LEILA DINIZ

Brigam Espanha e Holanda
Pelos direitos do mar
O mar é das gaivotas
Que nele sabem voar

O mar é das gaivotas
E de quem sabe navegar.

Brigam Espanha e Holanda
Pelos direitos do mar
Brigam Espanha e Holanda
Porque não sabem que o mar
É de quem o sabe amar.


Leila Diniz,1965


Rock in Rio 2011


Brazil is getting ready for the return of Rock in Rio, an extravaganza headlined by Elton John, Katy Perry and Shakira that is billed as the world's biggest music festival.
The festival that opens Friday also includes Rihanna, Stevie Wonder, Red Hot Chili Peppers, Metallica, Guns N' Roses and Coldplay, performing before an audience expected to total some 700,000 by the time it closes on Oct. 2.
The festival began in Rio de Janeiro in January 1985. The military dictatorship that had governed Brazil for two decades had just ended, and 1.4 million people showed up to celebrate their newfound freedom at a concert that brought international attractions like Queen and AC/DC to Brazil for the first time.
It was held twice more in Rio before moving to Portugal and Spain, where six festivals were held between 2004 and 2010.
The new event will take place at a 37-acre (150,000 square meter) City of Rock, which has two stages, a New Orleans-themed jazz street and a 100-foot (28-meter) Ferris wheel in western Rio de Janeiro.
"It is a privilege to be here, ten years later, when the event returns to its original home," said Nuno Sousa Pinto, Rock in Rio's production director. "I believe it is going to surpass all expectations that people have of Rock in Rio."


De que callada manera - Pablo Milanes


¡De qué callada manera
se me adentra usted sonriendo,
como si fuera
la primavera!
(Yo, muriendo.)
Y de qué modo sutil
me derramó en la camisa
todas las flores de abril.
¿Quién le dijo que yo era
risa siempre, nunca llanto,
como si fuera
la primavera?
(No soy tanto.)
En cambio, ¡qué espiritual
que usted me brinde una rosa
de su rosal principal!
¡De qué callada manera
se me adentra usted sonriendo,
como si fuera
la primavera!
(Yo, muriendo.)



PRIMAVERA NO HEMISFÉRIO SUL

Equinócio de setembro, exatamente 23 de setembro de 2011 as 09:04, um dos dois momentos anuais em que o Sol cruza o plano do equador celeste, a linha imaginária do equador projetada na abóbada do céu.
O momento tem significado especial, pois marca o início da primavera no hemisfério sul e início do outono no hemisfério norte
Equinócio é uma palavra que tem origem no Latim e significa "noite igual", já que nos dias em que ocorrem, as noites e os dias têm a mesma duração.



OUTONO NO HEMISFÉRIO NORTE