Pesquisar este blog

sábado, 7 de dezembro de 2013

só com a música...







O dia em que eu estive na presença de Nelson Mandela:




Ele, Nelson Mandela, ou melhor, como foi sempre conhecido na sua África do Sul, entre o povo Xhosa, que vive na região do Transkei onde ele nasceu, Madiba, foi uma presença inesquecível por muitos de nós que tivemos a grande honra de estar no mesmo recinto que ele.
Eu também tive esse privilégio, durante a visita de Mandela aos Estados Unidos, meses depois ser liberado em Fevereiro de 1990, encerrando 27 anos de prisão. Era um Sábado, 30 de Junho, “Celebration Saturday”, 58.000 + de californianos encheram o Coliseu de Oakland, não cabia mais nem mesmo um alfinete, para ver Nelson Mandela e ajudar, de alguma forma, a acabar com o regime vergonhoso de apartheid na África do Sul.
Mandela havia sido liberado cinco meses antes e saiu pelo mundo para agradecer a solidariedade dos povos que com ele compartiam o ideal de um mundo mais justo e mais igual para todos.
Eu fui com um grupo de colegas de trabalho e amigos, sentamos no sol à pino do meio dia, o coração saltando de alegria e entusiasmo pela causa e pelo personagem que tomava forma em frente de mim como saindo de um conto, uma historia que tomava corpo, que era palpável!!!
Em seu discurso ele disse ter vindo às cidades de Oakland, Berkeley e San Francisco, por ter sido umas das primeiras a adotarem o boicote às companhias americanas que mantinham negócios com a África do Sul e impedir que cargas de lá fossem desembarcadas no porto de Oakland. Estávamos em momentos importantíssimos para acabar com o injusto status daquele país e não íamos voltar atrás. Mandela disse que apesar dos seu 71 anos, ele se sentia naquele dia com 35, “uma velha bateria que teria sido recarregada” e que assim se sentia por causa do apoio do povo que viera lhe saudar.
Mandela nos confidenciou naquele dia que nós todos íamos juntos mudar o rumo da historia, quatro anos depois apartheid chegou ao fim e ele, Madiba, foi eleito presidente da África do Sul.




Regina Soares

12/07/13