Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Todos os Sons

 


JOÃO GILBERTO
CHEGA DE SAUDADE
1959
Na contracapa, Tom Jobim recorre ao termo simplicidade para falar de “Joãozinho”. Ora, como o simples pode ser tão sofisticado? Assim, enigmática, a bossa deu as caras
 
Chega de Saudade


JORGE BEN
SAMBA ESQUEMA NOVO
1963
 Em sua estreia, o carioca não tinha o Ben Jor no nome, empunhava só o violão, tinha a bossa na cabeça, samba na veia e o acompanhamento luxuoso de Meirelles e Os Copa 5.
 
Mas que Nada


VÁRIOS
TROPICÁLIA OU PANIS ET CIRCENSES
1968
 Tido como o disco dos discos, o álbum emergiu no auge da ditadura militar com um discurso iconoclasta e modernizante, além de consagrar Caê e Gil para o resto da história.
 
Domingo no Parque (Gilberto Gil)


TIM MAIA
TIM MAIA
1970
 Já na estreia, Tim se junta a Cassiano para contaminar o soul americano de baião, xaxado, samba e lançar pérolas como ‘Primavera’, ‘Azul da Cor do Mar’ e ‘Coroné Antônio Bento’.
 
Primavera


CHICO BUARQUE
CONSTRUÇÃO
1971
 Em seu 5º disco, há mudança notável, daquele compositor fiel à tradição para um cronista urbano, moderno e politizado, dedicado a moldar o samba em múltiplas formas.
 
Cotidiano


GAL COSTA
FA-TAL-GAL A TODO VAPOR
1971
 Cabelão, trajes hippies, Lanny Gordin na guitarra, ela no violão, Wally Salomão no comando e canções espetaculares: de Roberto, Caetano e do “novato” Luiz Melodia.
 
Sua Estupidez


ROBERTO CARLOS
ROBERTO CARLOS
1971
 Um disco que tenha canções do quilate de 'Detalhes', 'Como Dois e Dois', 'Todos Estão Surdos' e 'Debaixo dos Caracóis dos seus Cabelos' é digno de ficar para posteridade
 
Todos Estão Surdos


NOVOS BAIANOS
ACABOU CHORARE
1972
 Em seu segundo disco, o grupo mais hippie da história música brasileira teve João Gilberto como mentor de uma mistura possante e ensolarada de samba com rock
 
A Menina Dança


MILTON NASCIMENTO E LÔ BORGES
CLUBE DA ESQUINA
1972
 Inundados pela explosão do rock nos anos 60, um grupo de amigos boêmios se reuniu em BH para escrever uma das revoluções estéticas mais profundas da música brasileira.
 
Tudo que Você Podia Ser


PAULINHO DA VIOLA
NERVOS DE AÇO
1973
 Nostálgico, o sambista vai reverenciar o choro, resgatar o conjunto Época de Ouro, cantar Lupcínio Rodrigues e a velha guarda da Portela, além de chorar o fim de seu casamento.
 
Nervos de Aço


RAUL SEIXAS
KRIG-HA, BANDOLO!
1973
 Transgressor, Raul não se encaixava entre os tropicalistas, nem com a turma da resistência. Preferiu dar vez a sua veia popular, capaz de conjugar rock, baião, brega, blues e folk.
 
Metamorfose Ambulante


SECOS E MOLHADOS
SECOS E MOLHADOS
1973
 Fenômeno fulminante, o disco combinava a exigência poética de João Ricardo com a performance explosiva de Ney Matogrosso. Tudo imbuído de muito rock e psicodelia.
 
Sangue Latino


ELIS REGINA E TOM JOBIM
ELIS & TOM
1974
 Se há Ella e Louis num mesmo disco, porque não reunir a maior cantora e o maior cancionista da música brasileira? Resultado: graça, leveza e uma antologia em 38 minutos.
 
Águas de Março


GILBERTO GIL
REFAZENDA
1975
 Primeiro da trilogia do “Re” (que ainda incluiria 'Refavela' e 'Realce'), compositor escapa do tropicalismo para se embrenhar pelo Brasil, os ritmos regionais, e a sanfona de Dominguinhos.
 
Refazenda


RITA LEE
FRUTO PROIBIDO
1975
 Imersa no rock, cantora fez sua obra-prima, no segundo álbum junto da Banda Tutti Frutti, e que revelou clássicos como 'Agora Só Falta Você' e 'Ovelha Negra'.
 
Esse Tal de Roque Enrow


JOÃO BOSCO
CAÇA À RAPOSA
1975
 Inteligente, provocador, o exímio violonista se junta ao parceiro Aldir Blanc para compor um disco com olhar crítico, curioso e romântico sobre o Brasil.
 
Kid Cavaquinho


CARTOLA
CARTOLA
1976
 Em seu 2º disco, o poeta do morro canta os dissabores e delícias da vida, da escola do coração à dor da perda. De 'Sala de Recepção' à 'As Rosas Não Falam', tudo é clássico absoluto.
 
Preciso Me Encontrar


MARIA BETHÂNIA
ÁLIBI
1978
 O mais bem sucedido disco da carreira da intérprete tem no repertório seu grande trunfo: Gonzaguinha, Chico Buarque, Djavan, Caetano Veloso e Paulo Vanzolini.
 
Explode Coração


CAETANO VELOSO
CINEMA TRANSCENDENTAL
1979
 Na linguagem pop do compositor, a habilidade com a poesia vem reforçada pelo hibridismo regional/universal de 'Menino do Rio', 'Cajuína' e 'Oração ao Tempo'.
 
Beleza Pura


DJAVAN
LUZ
1982
 Gravado em Los Angeles, álbum contou com participação de Stevie Wonder em 'Samurai' e emplacou diversos outros hits, como 'Pétala', 'Açai', 'Capim' e 'Sina'.

Samurai


LEGIÃO URBANA
DOIS
1986
 Depois de estrear com um disco mais assertivo, a banda imprimiu tom mais melancólico e existencialista às canções. 'Tempo Perdido' e 'Andréa Doria' são ícones desta guinada.
 
Quase sem Querer


OS PARALAMAS DO SUCESSO
SELVAGEM?
1986
 Se havia o peso do ‘estrangeirismo’ no rock nacional, ele caiu de vez com o registro de Herbert, Bi e Barone. Há muito batuque, suingue e um caminhão de hits inesquecíveis.
 
Alagados


TITÃS
CABEÇA DINOSSAURO
1986
 Disco mais conceitual da banda paulistana, também foi um de maiores sucessos nas FMs, além de inaugurar a longínqua e bem sucedida parceria com o produtor Liminha.
 
Bichos Escrotos


CAZUZA
IDEOLOGIA
1988
 No auge de sua carreira, a verve política, o descontentamento com o Brasil e o pessimismo com sua geração vestiu composições como 'Ideologia', 'Brasil' e 'Um Trem para as Estrelas'.
 
Ideologia


MARISA MONTE
MAIS
1991
 Primeiro disco de estúdio da cantora ajudou a definir o que seria sua carreira a partir de então, um misto de sofisticação, vocação pop, parcerias certeiras e controle total sobre a própria obra.
 
Beija Eu


CHICO SCIENCE & NAÇÃO ZUMBI
AFROCIBERDELIA
1996
 E pensar que este foi o epílogo de Chico só acrescenta valor artístico a uma obra que supera o 'Da Lama ao Caos' pelo amadurecimento, acabamento luxuoso e o peso de sempre.
 
Maracatu Atômico


RACIONAIS MCS
SOBREVIVENDO NO INFERNO
1997
 Para se fixar como o mais importante grupo de rap do Brasil, Mano Brown e cia. não só aprofundaram o discurso combativo, como fizeram da barbárie paulistana música e poesia.
 
Diário de um Detento


LENINE
O DIA EM QUE FAREMOS CONTATO
1997
 Depois de acumular experiência em parcerias de sucesso, participações em festivais e trilhas sonoras, este é o primeiro trabalho solo de Lenine.
 
Hoje Eu Quero Sair Só


CÁSSIA ELLER
COM VOCÊ... MEU MUNDO FICARIA COMPLETO
1999
 Após início roqueiro e marginalizado, cantora se juntou a Nando Reis para produzir este discaço, mais MPB, e repleto de hits radiofônicos, como a suave ‘O Segundo Sol’.
 
O Segundo Sol


LOS HERMANOS
VENTURA
2003
 Terceiro disco da banda carioca, que serviu para reforçar o culto messiânico dos fãs. Músicas como 'O Vencedor', 'Último Romance' e 'O Velho e o Moço' são os destaques.
 
Além do Que Se vê





Todos os Sons

Ao longo das décadas, vários ritmos e movimentos musicais tiveram seu auge de popularidade. Navegue pela linha do tempo e acompanhe a evolução de cada gênero.