Pesquisar este blog

domingo, 9 de março de 2014

Acabou o Carnaval, mas a Copa vem aí









Aninha Franco

Acabou o Carnaval de sete dias e começou o ano com o Carnaval dos outros 358. Como o Brasil não é para amadores (Tom Jobim), profissionalize-se para viver mais este ano, todos os dias, na pequena cidade da Baía de Todos os Santos, primeira urbis do Brasil, lembrando sempre que há um representante dos seus direitos e deveres no Congresso Nacional que, se sair do País, será preso pelos crimes praticados contra o País furtado que o elege e mantém legislando. Com esse defensivo nos neurônios, para não pirar a cada notícia, siga os noticiários que não devem sair de eleições e Copa do Mundo, com possibilidades de pancadas nas ruas e caos generalizado.
Calma. Leia muita Poesia, muita Filosofia e desfrute, sempre que puder, da alta Gastronomia nos intervalos entre as notícias, as ruas e o caos. A verdade é que o Brasil está bem pra lá de Marrakech. Que nem fica tão longe. Antes do carnaval de sete dias, foi possível receber, numa mesma edição, as notícias da prisão de Roberto Jefferson por corrupção passiva no episódio mensalão e o apoio do PTB, partido de Jefferson, à reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Indagado sobre a incongruência, o atual presidente do PTB, Benito Gama, respondeu sobre a política líquida que o Brasil desenvolve nos últimos anos: “Todo brasileiro é governo. O empresário é governo, o grande empreiteiro é governo, o grande banqueiro é governo, a grande imprensa – não os jornalistas, que têm a opinião e escrevem sobre os fatos. O governo hoje no Brasil é o maior agente econômico, político e social. Esse fisiologismo que se associa a partidos está em todo o lugar (...). O grande empreiteiro que foi oposição no passado ao PT hoje está lá no PT. O grande banqueiro que estava contra o PT hoje está lá no governo. Não é do PT, ele é governo" (FSP, 20.2.2014).
Dono de mais esta memória descritiva da política brasileira, se você é governo, relaxe. O máximo de trabalho que você terá será administrar as urnas e os sites de transparência durante o poder. Se você não é governo, pare de ler este texto e vá trabalhar. Você precisa sustentar um governo enorme. E voraz.


Aninha Franco em Acabou o Carnaval, mas a Copa vem aí, Trilhas de Revista Muito, A Tarde, 9.3.2014