Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cultura


Bienal do Livro da Bahia chega à sua 10a edição

Entre os dias 28 de outubro e 6 de novembro acontece no Centro de Convenções da Bahia a 10ª edição da Bienal do Livro Bahia. Neste ano, a Bienal fará parte das comemorações pelo centenário de Jorge Amado e promoverá debates e homenagens à obra do escritor baiano.
Ele será tema da mesa “Jorge Amado e o mundo”, que abre a programação do Café Literário, além de muitas atrações e novidades para aproximar mais ainda o público do universo dos livros. Ingressos: R$8 e R$4. Mais informações: www.bienaldolivrobahia. com.br.
O “Livro Encenado” é a grande novidade da programação cultural. Com curadoria da escritora e diretora teatral Adelice Souza, o espaço promoverá leituras dramáticas de obras de importantes escritores brasileiros, com a participação de personalidades do cinema, teatro e televisão como Harildo Deda, Emanuelle Araújo, Marcos Machado, Luís Miranda e Yumara Rodrigues.
“Nossa intenção é unir o que já temos de consagrado, o que é sucesso, com novidades”, conta a gerente geral da Bienal, Tatiana Zaccaro. Segundo Adelice, a prioridade será para obras de escritores baianos como Castro Alves, Gregório de Mattos e Jorge Amado.
Na “Ciranda dos Livros”, área de atividades voltadas às crianças, a literatura infantil será explorada por meio de oficinas, contadores de histórias, teatro, música e fantoches. Com a curadoria de José Inácio Vieira de Melo, serão mais de 50 sessões de contação de histórias com o grupo de teatro “A Outra Cia de Teatro”.
Já a “Praça de Cordel e Poesia” valorizará o folclore brasileiro através de manifestações artísticas, oficinas e debates sobre estes dois formatos de produção literária.

Café Literário

Grandes nomes da literatura contemporânea brasileira já garantiram sua presença no Café Literário da 10ª Bienal do Livro da Bahia: Ana Paula Maia, Márcio Souza, Kátia Borges, Ronaldo Correia de Brito, Cristóvão Tezza, Armando Avena, Mariana Ianelli, Nelson Motta, Fabrício Carpinejar, Luis Eduardo Matta, Cleise Mendes, Ordep Serra, Nelson Pretto, entre outros.
Um dos espaços mais tradicionais, o Café Literário é um descontraído bate-papo entre autores, mediadores e público.

Praça de Cordel e Poesia

Ponto de encontro de poetas, repentistas e cordelistas, a Praça de Cordel e Poesia acontecerá com todo o ímpeto e encanto que são característicos da linguagem poética. Nesta edição, contempla, mais uma vez, as diversas faces da poesia baiana contemporânea, além de apresentar ao público alguns poetas de outros estados e até de outro país. Ao todo serão 83 artistas ao longo das dez noites de Bienal.
A cada noite, a partir das 18h, acontecerão três sessões de poesia, cada uma com dois ou três artistas e com duração de 50 minutos. Poetas consagrados, como Ruy Espinheira Filho e Luís Antonio Cajazeira Ramos, e jovens estreantes, como Vanny Araújo e Darlon Silva, estarão na Praça de Cordel e Poesia recitando seus versos.
Representando a cultura popular, estarão presentes grandes cordelistas, como Antônio Barreto, Jotacê Freitas e Franklin Maxado. A ligação da poesia com a música também será explorada através das cantoras Flávia Wenceslau e Lane Quinto, além de outros intérpretes e compositores. A Praça de Cordel e Poesia tem como curador o poeta, jornalista e produtor cultural José Inácio Vieira de Melo.

Visitação Escolar

A Visitação Escolar é também um dos programas mais importantes da X Bienal do Livro Bahia. O projeto conta com a participação de estudantes da capital e do interior do estado.
Com o objetivo de incentivar desde cedo o hábito da leitura, a Visitação Escolar convida alunos de 7 a 14 anos da rede pública e particular do ensino fundamental a conhecer gratuitamente a principal festa literária do estado.
As visitas acontecem nos 28 e 31 de outubro; 1º, 3 e 4 de novembro, em horários especialmente reservados. Além de contar com uma grade de atividades desenvolvidas especialmente para aproximar, de forma lúdica, o pequeno visitante do universo dos livros e narrativas.
Publicada: 27/10/2011 02:24| Atualizada: 27/10/2011 01:16
http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=96881

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário