Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

De Caetano por Caetano & Amigos


"Toda essa gente se engana
Ou então finge que não vê que
Eu nasci pra ser o superbacana"
(Superbacana)



"Caetano é uma luz, um dos artistas mais importantes de minha geração e do Brasil de sempre. Essa luz não iluminou apenas a música brasileira, mas também os nossos cinema, teatro, poesia e até a vida cotidiana dos brasileiros".
Cacá Diegues, cineasta


“Quando eu nasci, meu pai tinha 30 anos.
Agora eu tenho 30 e ele faz 60. Hoje, eu
fico olhando para as coisas que ele me ensinou e vejo ele é tão bom pai quanto professor e artista”.
Moreno Veloso, músico e filho de Caetano

"Nos conhecemos há sete anos, desde que fiz a novela Explode Coração com a Paula Lavigne. Nessa época, ele passou a ser meu amigo e eu aprendi a respeitá-lo muito. Acompanho o trabalho do Caetano desde que era jovem. Antes de conhecê-lo, eu já o admirava muito. Depois que o conheci, passei a amá-lo.O Caetano é a expressão de uma comunicação muito forte
no nosso país, no nível cultural. Para mim, ele é uma expressão cultural, é um ser de luz e de amor. Tenho muito amor por ele". Paula Burlamaqui, atriz


"Não posso deixar de usar superlativos ao falar de Caetano Veloso. Pelo menos desde a morte de João Cabral de Melo Neto, passei a vê-lo como o maior artista brasileiro vivo.Conheci Caetano em Londres, em 1972 e, desde então, a nossa amizade e a minha admiração por ele só fizeram crescer. Caetano é a imagem do Brasil que dá certo, do Brasil feliz, do Brasil livre. Toda a sua vida e o seu trabalho têm um caráter maravilhosamente libertário.Acho que os inimigos mais ferrenhos que ele tem são os que, mais pelas caladas dos que às claras, sempre se opuseram à liberdade de criação e de comportamento que ele representa; nessa batalha, eles têm sido vencidos, mas, embora tenham recuado taticamente, jamais se conformaram com isso.Os intelectuais reacionários – de direita e de “esquerda” – jamais perdoaram a esse brasileiro de origem popular, moreno ou mulato (seria negro, nos Estados Unidos), ser mais corajoso, inteligente, sutil e requintado do que eles, além de escrever melhor e ter maior projeção nacional e internacional.Mas, para os homens e as mulheres de bem, é uma
alegria ser contemporâneo de Caetano.
Antonio Cicero, poeta e compositor


“O CD Circuladô de Fulô não sai do meu carro. Admiro muito as músicas do Caetano”.
Joana Prado, modelo

Caetano talvez seja o sessentão mais jovem do Brasil, porque faz 60 anos de carteirinha e de atividades artisticas, mas a cabeça dele está sempre na crista da onda, sempre antenada no que acontece. Ele é um dos músicos e um dos intelectuais mais importantes do Brasil e do mundo.
Acabei de chegar de uma turnê na Europa com ele.
O Caetano é cultuado por intelectualidades do mundo todo, como José Saramago, Bernardo Bertollucci, Pedro Almodóvar, Chema Prado, diretor da cinemateca de Madri. Nos Estados Unidos também. Artistas e escritores de todo mundo cultuam a personalidade e a intelectualidade do Caetano.Eu admiro sua avidez por saber o que está acontecendo não só na arte, mas na politica, na sociologia, e sua capacidade de aprender e filtrar as informações, transformado-as em uma crônica da atualidade Ele é uma pessoa iluminada. Considero-me uma das pessoas mais privilegiadas do mundo por estar há 10 anos trabalhando e convivendo com ele”.

 Jacques Morelembaum, músico e arranjador


 "Falar de Caetano Veloso é falar da música brasileira. É difícil separar uma coisa da outra e, se conseguissemos, a música brasileira sairia perdendo. Caetano Veloso é, sem dúvida, um dos maiores autores e interpretes que já conheci. E, cantando minhas composições, dá uma roupagem toda especial.
Sonhos, por exemplo, depois da sua interpretação teve gravações muito importantes no mundo todo. Pra citarmos um único caso, temos a cantora italiana Mina, que mostrou essa música para a Europa. Devo muito disso a ele. Sozinho, um dos seus maiores sucessos, que chegou a estar em primeiro lugar simultaneamente em vários estados brasileiros, teve uma vendagem de cerca de um milhão e meio de CD's.
Isso por sí só dá a dimensão de quem estamos falando. E, claro, uma música que consegue fazer um sucesso desses é super importante para qualquer compositor e, se gravado por Caetano Veloso, que também é compositor, melhor ainda. Suas obras são super especiais. Poderia ficar horas destacando várias das suas músicas que me marcaram muito, mas vou citar apenas duas:Um Índio e Queixa. Caetano: Parabéns, um beijo no seu coração, e que venham mais sessenta!"
Peninha, compositor de Sozinho


* depoimentos de 2007 quando ele completava 60 anos de idade.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário