Pesquisar este blog

domingo, 11 de dezembro de 2011

guerra psicológica

Árvore de Natal é novo foco de tensão entre Coreias

Soldado sul-coreano em frente à árvore de Natal em disputa, no ano passado

Uma árvore de Natal gigante próxima à fronteira entre as duas Coreias ameaça iniciar uma nova disputa entre os dois países. A Coreia do Norte advertiu neste domingo o governo da Coreia do Sul sobre "consequências inesperadas" se mantiver acesas as luzes da árvore.
O site estatal norte-coreano Uriminzokkiri afirma que as luzes da árvore equivaleriam a uma forma de guerra psicológica.
No ano passado, os sul-coreanos iluminaram a árvore, de 30 metros de altura e forma de torre, pela primeira vez desde 2003.
A iluminação havia sido suspensa após um acordo de reconciliação para por fim às atividades fronteiriças de propaganda.
Mas as luzes da árvore foram acesas novamente neste mês, e a Coreia do Sul também decidiu permitir que outros grupos cristãos acendam outras duas árvores próximas à fronteira, segundo um funcionário do Ministério da Defesa.
As duas Coreias se mantêm formalmente em guerra desde os anos 1950, quando houve a divisão do país em dois. A Guerra da Coreia terminou em armistício, mas não houve um acordo de paz.
As tensões entre os dois países cresceram no ano passado, após a Coreia do Sul acusar o governo do norte de afundar um navio de guerra e de bombardear uma ilha sul-coreana, matando 50 pessoas.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ultimas_noticias/2011/12/111211_coreias_arvore_natal_rn.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário