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Na história da música brasileira, o compositor e cantor pernambucano Manezinho Araújo (1910-1993), bastante popular entre as décadas de 1930 e 1950, costuma ser lembrado como o “rei da embolada”. Em merecida homenagem a seu conterrâneo, o cantor Geraldo Maia demonstra, em “Ladrão de Purezas”, que o universo musical de Manezinho é mais amplo. Bem acompanhado por Vinicius Sarmento (violão) e Lucas dos Prazeres (percussão), Maia abre o álbum, interpretando com leveza o samba “Vatapá”, que já exibe na letra o característico humor de Manezinho – presente também no choro “Seu Dureza da Rocha Pedreira” e no samba “Nana Roxa”, que ganhou um arranjo bossa nova.
Menos conhecido, o lirismo do "rei da embolada" também comparece na seleção de Maia, tanto na singela valsa “Novo Amanhecer” como na nostálgica toada “Adeus, Pernambuco”. Um tributo musical que atualiza e rejuvenesce a obra desse mestre da canção sem jamais desfigurá-la.
(resenha publicada no "Guia Folha - Livros, Discos, Filmes", em 28/10/2011)
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