Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de março de 2012

Feliz Aniversário Salvador

Salvador (fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos[7]) é um município brasileiro, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. Os habitantes são chamados de soteropolitanos, gentílico criado a partir da tradução do nome da cidade para o grego: Soterópolis, ou seja, "cidade do Salvador", composto de Σωτήρ ("salvador") e πόλις ("cidade").

Aniversário de Salvador será marcado por apresentações musicais e exposições que retratam a história da cidade

29/03/2012


Salvador comemora 463 anos de história nesta quinta-feira (29). A cidade, também conhecida como a “Capital da Alegria”, devido aos grandes festejos populares, e “Roma Negra”, por ser considerada a metrópole com maior percentual de negros fora da África, será tomada por uma grande quantidade de eventos culturais, com temas pertinentes à cultura do povo baiano. O destaque fica para o Museu Tempostal, no Pelourinho, que preparou uma programação especial para a data.
O local, que reúne o mais rico acervo de imagens antigas de Salvador e do Recôncavo Baiano, promove exibição do vídeo “(Per)cursos patrimoniais – Centro Histórico de Salvador”, distribuído pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), e visitas mediadas à mostra “Pelos Caminhos de Salvador”. A visita ao museu é uma forma inusitada de viajar pela história da capital baiana, tendo como suporte cartões-postais e fotos de várias épocas.

“A exposição tem um caráter bastante relevante, pois conta a história da cidade de forma linear e ajuda a entender a cultura de vários grupos étnicos que vieram para o Brasil no passado, sobretudo os africanos”, conta a museóloga Antônia Barros Pinheiro.
Na mostra, é possível encontrar postais com imagens curiosas, como a primeira versão do Elevador Lacerda (que até 1896 chamava-se Elevador Hidráulico da Conceição da Praia); a presença de bondes na Ladeira de São Bento e na Praça Castro Alves; e a primeira versão do Estádio Octávio Mangabeira, a Fonte Nova, ainda sem os anéis superiores.
“Houve uma época em que se desenvolveu a comunicação através dos postais. Isso incentivou fotógrafos e editores a publicarem cada vez mais essas imagens, levando esse tipo de comércio ao auge, no início do século XX. Aliás, no passado, os postais eram colocados em álbuns e chegavam aos destinatários em caixas sofisticadas”, completa Antônia.
O acervo do museu é um dos mais completos do país, com cerca de 45 mil peças, dentre elas postais, fotografias e estampas do final do século XIX e meados do século XX. Boa parte das imagens fazia parte da coleção do sergipano Antônio Marcelino, que desde garoto colecionava recortes de jornais e livros ilustrados.
Um dos espaços do local é dedicado a exposições de curta duração. Neste momento de comemoração, está sendo exposta a mostra intitulada “Arquitetura Religiosa da Bahia”, que revela imagens de algumas igrejas de Salvador e do Recôncavo Baiano e que expressam a fé e a religiosidade do povo que mora nessas áreas.
O Museu Tempostal, localizado na Rua Gregório de Matos, no Pelourinho, funciona de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. A entrada é franca e o visitante, brasileiro ou estrangeiro, terá o acompanhamento de guias especializados durante a visita.
OUTROS EVENTOS
Nesta quinta-feira (29), dia em que se comemora a fundação de Salvador, o concerto de abertura da temporada 2012 da Orquestra Sinfônica da Bahia homenageia o aniversário da cidade na Sala Principal do Teatro Castro Alves. A regência é do maestro Carlos Prazeres, e a entrada custa R$ 20. No mesmo dia, às 19h, a Praça Tomé de Sousa recebe o sarau do tradicional grupo de choro de Salvador, “Os Ingênuos”, com participação das cantoras Lia Chaves e Noeme Bastos.
Já no Museu da Cidade, segue aberta ao público, até sexta (30), a exposição “Um Olhar sobre Salvador”. Diferentes artistas plásticos do Centro Histórico expõem telas sobre a capital baiana. Na Biblioteca Professora Denise Tavares, na Liberdade, o público também tem acesso à mostra fotográfica “Um olhar sobre a Liberdade”, formada pelo acervo do Arquivo Histórico Municipal de Salvador e por fotografias tiradas por crianças moradoras da região. A exposição segue até sexta-feira (30), das 9h às 17h.
No dia do aniversário da cidade também será realizada a premiação do Concurso Nacional de Ideias para Requalificar os Largos do Pelourinho, no Palácio Rio Branco, a partir das 10h. O certame foi idealizado pela Secretaria de Cultura do Estado, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), e contou com o apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/BA). Ao todo, profissionais de todo o país participaram do concurso que visa à reabilitação dos largos Tereza Batista, Quincas Berro D´Água e Pedro Archanjo – batizados com nomes de personagens dos romances de Jorge Amado.
Para encerrar as comemorações, Salvador também recebe uma homenagem especial no Farol da Barra, um dos principais cartões-postais da cidade. No domingo (1º de abril), o cantor e compositor Magary Lord vai agitar baianos e turistas com um show que terá a participação especial de Márcia Short, Lazzo Matumbi, Roberto Mendes, Peu Meurray e Toni Garrido. A filha do cantor, Kalinde Maiara, também participa da festa, que tem início às 19h30.

http://www.bahia.com.br/noticias/2012-03-29/aniversario-de-salvador-sera-marcado-por-apresentacoes-musicais-e-exposicoes-que

Nenhum comentário:

Postar um comentário