Pesquisar este blog

sábado, 28 de abril de 2012

Brigitte Bardot: O mito de uma mulher

 

em Cinema por em 01 de fev de 2012
 
 
 
Uma bela mulher que mudou toda uma geração a sua volta. Ela se tornou a francesa mais famosa do século XX. Beleza, comportamento, atitude, cinema, música, ambientalismo, modernidade. Tudo isso é Brigitte Bardot e muito mais. Como uma senhora de quase 78 anos ainda causa tanto furor e polêmica? Conheça agora a mulher Brigitte por detrás do mito de Bardot.

91.jpg
Não é nada fácil falar de Brigitte Bardot ou B.B. as iniciais imortalizadas na canção de Serge Gainsbourg. Ela uma é daquelas mulheres que só se desperta aos nossos olhos de muito em muito tempo; é como um cometa que só visita a terra de centenas em centenas de anos. Isso faz dela uma mulher especial mas, isso não basta. Ao longo dos anos, poucas pessoas entenderam B.B., mas muitas sabem o tamanho do fascínio e da magia que esta mulher exerceu sobre o mundo durante décadas, porque sentiram isso. Brigitte Bardot tem uma espécie de terceira dimensão que magnetiza as pessoas com muito deslumbramento na mais mínima ação.
brigitte-bardot056.jpg
Uma beleza estonteante, longos cabelos loiros que a assemelhavam à própria Vênus, boca carnuda, olhos penetrantes e um corpo esteticamente perfeito. Ela já seria linda se fosse apenas isso, mas B.B. nunca foi uma mulher oca. Tudo isso era muito preenchido de graça, de paixão, de encanto, de frescor. Um espírito cativante de mulher inquieta, transgressora, jovem, ardendo por viver. Brigitte Bardot nunca fez concessões a nada. Nem à família, aos filhos, ao casamento, aos maridos (quatro até hoje, fora os famosos romances), aos costumes e a sociedade francesa do seu tempo.
Para o cinema ela deu o melhor de si, nem que a maledicente imprensa da época falasse o contrário. Basta ver sua atuação maravilhosa em E Deus Criou a Mulher (1956), Amar é Minha Profissão (1958), A Verdade (1960) e O Desprezo (1963). Filmes que reúnem as melhores interpretações de Brigitte Bardot. B.B. galgou os degraus do sucesso até na música, gravando vários discos e inúmeros programas de televisão, ao lado de Sacha Distel, Yves Montand, Gilbert Bécaud e Serge Gainsbourg. Tornando-se uma precursora das atuais cantoras Pop. Aos homens, como ela mesma disse, deu toda sua beleza e juventude. A mulher, lançou um modelo de comportamento – nem correto, nem errado – apenas moderno.
52171333.jpg
O mundo amou Brigitte Bardot. Nunca uma mulher foi tão odiada, invejada, incensada, insultada, e amada. Seus filmes arrastavam multidões aos cinemas, seus namoros se tornavam escândalos, suas viagens a América Latina e aos Estados Unidos causavam um furor inimaginável, sua simples presença poderia mudar a história de toda uma cidade (como fez em Búzios, no Brasil, em 1964). Serge Gainsbourg compôs para ela uma das mais belas - e polêmicas - canções de amor de todos os tempos: “Je T’aime...Moi Non Plus”. Sua popularidade atingia níveis incomparáveis a qualquer outra estrela do cinema. Dizia-se que perto dela Marilyn Monroe era um homem. Nos Estados Unidos chegou-se a criar o termo Bardolatria, para definir o frenesi que a atriz francesa causava entre os jovens, No auge da popularidade, em 1970 o escultor Alain Aslan escolheu B.B. como inspiração para a Marianne – a mulher que é o símbolo e a personificação da própria República Francesa.
47881365.jpg
54870798.jpg
Tudo teve um alto preço, sua vida privada foi destruída, ela perdeu sua paz e isso lhe traria grandes traumas por toda a vida. B.B. era extremamente perseguida pelos paparazzi, sempre a caça de um ângulo da atriz. Ela chegou a sofrer traições se pessoas próximas a ela que vendiam diários e a sua localização para revistas de fofocas e fotógrafos. B.B. chegou a tentar o suicídio mais de uma vez, em momentos de profundo desespero e sofrimento. Após dezenas de filmes, em 1974 a beira dos 40 anos, o mundo assistiu incrédulo ao anúncio do seu aposento do cinema. Abandonar o cinema no auge foi a melhor escolha, do ponto de vista profissional e pessoal. Foi sua grande salvação como ela mesma disse “Num mundo que me era hostil”.
Sua luta, há mais de 30 anos em defesa dos pobres animais é admirável, uma luta incessante, que não teve fim até hoje. Brigitte Bardot esta cansada, amargurada, triste, solitária. A sociedade ainda a julga sem absolvição. Ela teme morrer sem conseguir ver terminada uma batalha de décadas: o fim do massacre dos bebês foca.
71909543.jpg
Envolvida em vários processos de racismo e preconceito na última década por declarações polêmicas que lhe renderam uma grande antipatia da parcela jovem da sociedade francesa, Brigitte acaba inserida numa questão tão atual quanto polêmica: a xenofobia e a imigração islâmica na França atual. Ela ainda permanece tão contraditória quanto no auge do sucesso. Mas, sempre autêntica, verdadeira, sincera e corajosa.
Posso crer que a maioria das pessoas nunca vai entender Brigitte Bardot, lamento, mas até posso compreender, porque realmente são poucos os que conseguem entender mulheres tão grandes como Brigitte Bardot é. Há uma certeza: B.B. é um mito na Terra e isso é incontestável.

27695076.jpg
49979418.jpg

http://lounge.obviousmag.org/vitor_dirami/2012/02/brigitte-bardot-o-mito-de-uma-mulher.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário