"Tentei fazer o melhor para proteger o povo francês. Apesar dos milhões que votaram em mim, nós falhamos. Vocês me apoiaram, mas não tivemos êxito", acrescentou.
Eric Feferberg/France Presse | ||
Presidente conservador Nicolas Sarkozy reconhece derrota para socialista François Hollande |
Pouco antes do fechamento das urnas, pelo menos quatro institutos de pesquisa (CSA, TNS Sofres, Ipsos e Harris Interactive) já apontavam uma preferência eleitoral acima de 50% para Hollande.
Com essa virtual vitória, ele se torna o segundo presidente socialista da Quinta República Francesa fundada pelo general Charles De Gaulle em 1958, depois de François Mitterrand, chefe de Estado de 1981 a 1995.
OS VOTOS DE MILHÕES
As votações começaram neste domingo na França metropolitana (parte europeia do país, pois, no ultramar o pleito iniciou no sábado) às 8h locais (3h de Brasília) e os últimos colégios eleitorais fecharam por volta das 20h locais (15h de Brasília).
Cerca de 45,5 milhões de franceses foram convocados a exercer seu direito de voto para decidir quem será o chefe de governo durante os próximos cinco anos.
A campanha eleitoral no segundo turno foi influenciada pelo chocante desempenho do partido de extrema direita Frente Nacional, da candidata Marine Le Pen, que conquistou cerca de 18% dos votos no primeiro turno, o que levou Sarkozy a mudar seu discurso político e se aproximar do eleitorado dela.
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1086341-sarkozy-ja-admite-derrota-para-hollande-na-franca.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário