A história de Milton Nascimento faz crer que o destino é um mesmo agente da história – e que cumpre seu papel com maestria. Filho de mãe solteira, a paupérrima empregada doméstica Maria Nascimento, foi entregue para adoção com poucos meses de vida. O bebê foi adotado por uma professora de música e um dono de rádio. Dois anos depois, a família mudou-se para a pacata Três Pontas, em Minas Gerais. Com a semente plantada em solo propício, gravou lá, em 1962, sua primeira canção: “Barulho de trem”.
O tal – e cinquentenário – trem chega hoje a São Paulo, sob a alcunha de “50 Anos de Voz nas Estradas”, nome da turnê comemorativa do cantor. O show já passou por Belo Horizonte e Brasília – ainda visita Salvador, Três Pontas, Porto Alegre e Rio de Janeiro (veja mais informações aqui). As apresentações estão sendo gravadas e têm lançamento previsto, em CD e DVD, para o final do ano.
O motivo oficial da comemoração são os 50 anos de carreira, mas Milton tem mais motivos para celebrar em 2012. Neste ano, o cantor também comemora 70 anos de idade (no dia 26/10). Milton também pode festejar os 45 anos de sua segunda colocação no Festival Internacional da Canção de 1967 – o cantor apresentou “Travessia”, parceria sua com o compositor Fernando Brant, que o tornou conhecido no Brasil. Para completar, o disco “Clube da Esquina” – a maior contribuição de Milton (e dos demais envolvidos) para a música e obra-prima do cantor – foi gravado há exatos 40 anos.
As datas açodam outras celebrações. Está prevista para a próxima semana a estreia do musical “Milton Nascimento – Nada Será como Antes”, concebido e dirigido por Charles Möeller e Claudio Botelho (responsáveis pela montagem de “Beatles num Céu de Diamantes”). Além disso, a Abril Coleções está lançando a Coleção Milton Nascimento, que reúne 20 volumes com os melhores discos ¬ da carreira do cantor, acompanhados de um livro com fotos, informações exclusivas, letras e ficha técnica. O primeiro título está disponível nas bancas e traz o primeiro álbum do cantor: “Milton Nascimento”, de 1967.