Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de março de 2013

você pensa na velhice?


20 março, 2013
meu pai pergunta:
mas meu filho, você não pensa na sua velhice?
e respondo:
pai, você não conhece ninguém que pensa mais na própria velhice mais do que eu. literalmente tudo o que eu faço ou deixo de fazer é porque eu tenho uma consciência urgente de que, em breve, estarei velho, doente, fraco, cansado, morto.
* * *
para o meu pai, “pensar na velhice” quer dizer:
abdicar da minha vida hoje; pegar um emprego chato mas que pague bem; passar o dia em um escritório realizando as metas e projetos de outros em troca de dinheiro; fazer um pé-de-meia para a velhice.
para mim, “pensar na velhice” quer dizer:
não desperdiçar minha vida realizando os projetos dos outros e nem correndo atrás de dinheiro, e sim tentar amar e escrever o máximo que posso enquanto ainda tenho saúde e energia, pois o fim é inevitável e está chegando.
* * *
tenho quase quarenta. eis meu projeto para o meu último ano na casa dos trinta:
- alugar meu apartamento para ganhar uns trocados;
- morar de favor com uma amiga, leitora, mecenas;
- não ter internet em casa;
- não correr mais atrás de grana, não pegar frilas nem trabalhos;
- escrever ficção como se fosse um bichinho sem alma que tem somente (na melhor das hipóteses) uns vinte bons anos de produtividade antes de desaparecer para sempre.
o plano entra em efeito no dia 1º de maio. seja o que machado quiser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário