Pesquisar este blog

domingo, 18 de dezembro de 2011

O baú de Bill Graham

Bill Graham (esq.) com Keith Moon (do The Who) em 1970
Bill Graham (esq.) com Keith Moon (do The Who) em 1970

Shows que o lendário promoter levou para os EUA em um imenso arquivo virtual na internet

Nascido Wolodia Grajonca durante a Segunda Guerra Mundial, Bill Graham mudou de nome quando chegou, ainda aos 10 anos de idade, na cidade de Nova York. Depois de servir na Coréia, mudou-se para São Francisco e tornou-se o maior e mais importante promoter do cenário rock n' roll em toda a Costa Oeste dos Estados Unidos, onde seu nome virou sinônimo de diversão para a então nascente geração hippie do país.
Era ele que organizava os shows de Jefferson Airplane, The Grateful Dead, The Rolling Stones e The Who na cidade dos anos 60 e assim ficou conhecido por todas as bandas e fãs mais dedicados do blues do rock na região. Morto em um acidente de helicóptero em 1991, Graham deixou para traz incontáveis fitas de gravação dos muitos shows que produziu e toneladas de memorabília que foram, e ainda são, vendidos aos lotes por casas de leilão dos dois lados do Atlântico.
Muitas dessas fitas foram digitalizadas e hoje integram o imenso acervo do site Wolfgang's Vault, que compila apresentações únicas de nomes do calibre de Aerosmith, Genesis, Lynyrd Skynyrd, Metallica, Pink Floyd, Neil Young, Crosby, Stills & Nash, AC/DC e Bob Dylan & The Band, incluindo apresentações na íntegra e gratuitas de Miles Davis (Tanglewood, 1970), The Allman Brothers Band (Nova York, 1970), Muddy Waters (Los Angeles, 1971), Bob Marley & The Wailers e até Tom Petty & the Heartbreakers (1978).
Muitos dos shows são cobrados por download e disponíveis em formato MP3 e Flac, mas o acervo contém muitos shows gratuitos, apesar de não possuir uma busca por preço. Uma boa garimpada garante setlists inteiros de shows que entraram para a história e viraram símbolos de vida e luta de toda uma geração de jovens americanos. O site é bastante fácil de navegar e exige um cadastro rápido, que não toma mais do que cinco minutos.
Se você gosta de rock clássico, não pode deixar de passar por essa pequena mina de ouro rock n' roll que cobre quase 30 anos de som em todos os cantos dos EUA.

Vai lá: www.wolfgangsvault.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário