Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Você se importa?

 

Tenho um fraco por quem acha que pode mudar o mundo. Essa gente, no entanto, é muitas vezes desqualificada como louca ou irrealista. Minha avaliação dela é distinta. Acho que esses visionários, se é que poderia chamá-los assim, são as pessoas mais sensatas que há, porque têm lucidez para identificar problemas sociais e criatividade para apresentar soluções originais. São os responsáveis pela inovação. Fazem o mundo melhorar. Quem se conforma com a ausência de soluções para os problemas do mundo é preguiçoso ou egoísta. Só isso.
Se você, como eu, tem interesse por esse tipo de empreendedor social, que acha que o mundo pode ser melhor e se engaja no processo de melhoria, não deixe de assistir a “Quem se importa“, documentário realizado pela diretora Mara Mourão. O filme, que é narrado pelo Rodrigo Santoro, teve sua première em Harvard faz duas semanas e vai estrear no Brasil no mês que vem (13/04 em SP e 20/04 no Rio).
Trata-se de um longa metragem muito inspirador. Mara e sua equipe viajaram pelo mundo identificando o trabalho de pessoas que mudam o mundo por meio de idéias inovadoras, capazes de causar impacto social suficientemente forte para influenciar e definir políticas públicas. O filme inspira porque ajuda a entender como a mente dessas pessoas funciona, os obstáculos que atravessam e a alegria que sentem ao cumprirem sua missão.
Entre os entrevistados, há um nigeriano que, ao detectar os problemas que a falta de saneamento e a ausência de banheiros públicos em Lagos trazia à população, criou uma empresa que já instalou quase dois mil banheiros na cidade, empregando mais de 1000 pessoas carentes e levando estrutura sanitária para o local. Criou um negócio social onde quem administra o banheiro fica com 60% da renda auferida e, assim, além de melhorar o sistema sanitário, está mudando a vida das pessoas empregadas.
Tem um indiano que fundou o Kiva, organização que promove microcrédito pela Internet. O site do Kiva funciona como um facebook de empréstimos. Você entra e escolhe o perfil da pessoa a quem quer emprestar dinheiro. Quando o empréstimo é pago, quem emprestou tem a opção de resgatar seu dinheiro, emprestar a outra pessoa ou doar para o Kiva. Dessa maneira, mais de 300 mil pessoas em 100 países já foram beneficiadas.
Há também um monge budista belga que treina ratos para desarmar minas terrestres na Tanzânia e Moçambique. Os ratos são também treinados para detectar tuberculose. Enquanto um laboratório consegue analisar 7 exames por hora, um rato consegue “analisar” 40 amostras em 7 minutos, reduzindo consideravelmente gastos na detecção do que hoje é a maior epidemia no continente africano.
Além desses, tem vários outros empreendedores sociais cujo trabalho merece ser divulgado. Se puder, não deixe de assistir ao documentário.
Vale a pena.
 
http://bravonline.abril.com.br/blogs/elemento-estrangeiro/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário