Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Gabriel García Márquez


Inspirado por Kafka, ligado a Fidel, perseguido pela CIA. De uma realidade fantástica a outra e, enfim, a nossa. Porque temos todos um pouco dos Buendías.

em recortes por em 06 de Mar de 2013

gabriel_garcia_marquez.jpg
Jornalista, escritor e ativista político, aos 86 anos, Garcia Márquez é um dos mais nobres e influentes nomes da literatura, do jornalismo e da América Latina. Ainda jornalista, criou laços com personalidades como Fidel Castro - por isso foi posto em alerta vermelho pela CIA. Publicou vários ensaios e crônicas políticas, além de livros como "Relatos de um Náufrago", 1960, e "Crônica de uma Morte Anunciada", de 1981, que são referências no Jornalismo Literário.
Como escritor, ganhou o Nobel da Literatura em 1982, pelo conjunto de sua Obra. Publicou mais de 30 livros, entre eles grandes obras como "O Amor nos Tempos de Cólera", 1985, e "Do Amor e Outros Dêmônios", 1994, as quais são algumas das suas estórias que foram readaptadas para o Cinema.
Hoje o escritor sofre de leve demência e perda da memória, o que o forçou a se aposentar, porém, até meados de 2009 ainda escrevia e esteve sempre a contribuir com importantes causas políticas e sociais.
gabriel-garcia-marquez.jpg
Inspirado por Franz Kafka na adolescência, ao ler o livro "Metamorfose", Gabo - como é carinhosamente conhecido - nos deu um mundo criativo de impossibilidades. Eu me lembro até hoje de quando li García Márquez pela primeira vez. Foi "Cem Anos de Solidão", 1967, - e os extraordinários causos da família Buendía narrados com tanta propriedade literária que se tornou um dos grandes pilares da Literatura do século 20, sendo uma das obras mais vendidas e traduzidas ao redor do mundo. Todo o realismo fantástico do livro é capaz de inspirar-nos os sentidos, transformando a leitura numa experiência quase sinestésica.
Até os meus sonhos ficaram mais criativos depois que eu li Gabo. O que mais poderia dizer?
Gabriel_Garcia_Marquez,_2009.jpg
"As pessoas não param de sonhar porque envelhecem, elas envelhecem porque param de sonhar"


Leia mais: http://obviousmag.org/sphere/2013/03/gabriel-garcia-marquez.html#ixzz2SjQqYFzS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário