Pesquisar este blog

sábado, 27 de julho de 2013

SONETO “COMPRADO”

26/07/2013


O considerado José Nêumanne Pinto, jornalista, escritor e poeta dos maiores do Brasil, contou a história:


Quando voltei a Bahia para tentar resistir ao naufrágio da barca municipal Gregório de Mattos, fui "freguês" do poeta Ildásio Tavares em intermináveis "facadas".

Fatava pagar a conta do gás ou a conta da luz, o poeta recorria ao "rico" amigo; faltava comprar farinha de mandioca ou a comida para o "totó", tome facada no "rico" amigo.

Dei um basta!

Ildásio se assustou.

Precisava de um dinheiro, segundo ele, para comprar urgentemente um terno de linho para o casamento de um suposto amigo.

E ofereceu-me em troca da última "facada", segundo prometeu-me, um poema inédito.

-- Pode dizer que é seu!!!.

E acabou me "vendendo" esta obra prima:

SONETO DA LUZ

Quando eu nasci, já recebi a cruz,
Plantada no caminho à minha espera
A projetar a sua sombra austera
Onde eu busquei reduto paz e luz.

Quando eu nasci já recebi Jesus
Como anúncio de dor e primavera.
Mas era outra luz; Outra esfera-
Meu caminho, não sei aonde conduz.

Resta-me a cruz e a dura provação
Dos espinhos da vida, triste dança
De enganos, dissabores, ilusão

Que me penetram o peito feito lança
E afastam a luz que a vista não alcança-
Numa só chaga pulsa o coração.

Moacir Japiassu

Nenhum comentário:

Postar um comentário