Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dicas sobre Nova York? Não.



Quando alguém de visita descobre que moro em Nova York por tantos anos, é esperado que venha a pergunta de sempre:"você tem dicas?" Claro que sim. Mas há um problema grave que já cansou: fico horas listando os lugares diferentes, como o Tenement Museum, coisas fora da rota turísticas, programas de locais quando, de repente, a pessoa me interrompe e pergunta: "mas vale a pena ir no outlet? Onde compra Ralph Lauren com desconto?" Quando o papo começa a cair pra esse lado, esqueça: o cidadão ou cidadã pertence ao grupo dos que vem pra cá para fazer o que os outros milhares já fizeram: compras e visitar lugares caros, turísticos, obedecendo a lista do amigo que veio pra cá com a mesma mentalidade (e que não necessariamente são bons, porque aqui também há roubadas). E é aí que eu paro de gastar a minha saliva.
Quer fazer compras em outlet? Não pague um hotel em Nova York. Vá pra Miami, Orlando, sei lá eu. Assuma que seu lance é comprar! Não há nada errado em comprar, mas só isso? Quer realmente dica de locais? Então escute pessoas que moram aqui (ou qualquer cidade que você visitar): os brasileiros em geral (sim, a maioria) chegam com uma lista pronta de "lugares onde brasileiros vão", que inclui os restaurantes Baltazar, Pastisse, além da Macy's, Bloomingdale's. Bem, há vida além desses lugares (que nem são tão fantásticos assim). Mas se esses brasileiros não forem no lugar onde o "amigo recomendou", pra dizer que foram, não adianta. Este tipo de turista não está aberto ao novo, e não sou eu, nem a Time Out Magazine que vai mudar essa mentalidade. Sequer estudam o mapa da cidade, não sabem o que é um Metrocard, e repetem a frase "ah, já conheço o Metropolitan Museum, fiquei uma hora lá." Piada?
Por outro lado, tenho amigos como o Rafael, que chegam aqui com ingressos incríveis comprados, descobre restaurantes novos, fazem uma pesquisa minuciosa e depois me passam...e eu sigo! Fiz tudo o que ele me recomendou, mas não vou falar o que é, porque como prometi, não dou mais dicas! Estou em greve.
ps - se eu perguntar a algum turista brasileiro do perfil citado acima onde fica essa fonte de água aqui em Manhattan, poucos saberiam responder.


Tania Menai

Nenhum comentário:

Postar um comentário