Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Prezado amigo Afonsinho (minha primeira paixão)


Meio De Campo
Elis Regina
Composição: Gilberto Gil

Prezado amigo Afonsinho
Eu continuo aqui mesmo
Aperfeiçoando o imperfeito
Dando tempo, dando um jeito
Desprezando a perfeição
Que a perfeição é uma meta
Defendida pelo goleiro
Que joga na seleção
E eu não sou Pelé, nem nada
Se muito for eu sou um Tostão
Fazer um gol nesta partida não é fácil, meu irmão
Entrou de bola, e tudo!



Rebelde e pioneiro

Ele nunca foi convocado para a seleção, mas conseguiu uma das maiores conquistas do futebol brasileiro. Nascido em São Paulo, Afonsinho se profissionalizou pelo Botafogo, onde jogou com Garrincha e Gérson. Do clube em que levantou a Taça Brasil de 68 saiu de forma conturbada. Afastado pela decisão de manter barba e longos cabelos, que simbolizavam rebeldia em tempos de ditadura, garantiu na Justiça o inédito direito ao passe livre. O meia-direita foi para o Olaria e depois atuou por Flamengo, Santos, Vasco, Atlético-MG e Fluminense. Politizado e boêmio, o médico aposentado foi homenageado na canção "Meio de campo", de Gilberto Gil, chegou a ser fichado pelo Serviço Nacional de Informação e foi personagem de um documentário, 'Passe Livre'.



http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2011/11/07/memoria-do-futebol-afonsinho-925753181.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário