Pesquisar este blog

sábado, 12 de novembro de 2011

Scorsese e o Dragão da Maldade


às 14:36

Apesar de não mencionar Glauber Rocha em Conversas com Scorsese, o diretor americano tem verdadeira adoração pelos trabalhos do brasileiro, em especial por O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, ao qual viu pela primeira vez no cinema do MoMA, no início da década de 1970.
Está disponível na internet um depoimento de Scorsese sobre a influência de Glauber Rocha em suas produções: “Não há dúvida de que O Dragão da Maldade tenha tido uma enorme influência sobre Caminhos perigosos e Touro indomável. Usamos música brasileira em Touro indomável em homenagem a Glauber…”. Nos vídeos, ele analisa a obra de Glauber com riqueza de detalhes e chega a compara-la a músicas de Bob Dylan como Like a rolling stone.




"Sempre que dirijo um filme, a primeira coisa que faço, se falta algo, vejo filmes russo dos anos 1920: Einsestein, Dovjenko, Vertov, Dziga Vertov, coisas de Pudovkin, algo de Kuleshov… e sempre que posso, O Dragão da Maldade ou Terra em Transe. Isso é para fazer a cabeça pegar no tranco, para refrescar a memória e ser inspirado por eles, para ficar perto do grande cinema, para ver e fazer parte disso."


Nenhum comentário:

Postar um comentário