Pesquisar este blog

sábado, 7 de abril de 2012

FLOR DA PELE

A pele é o maior órgão do nosso corpo.


Determina sua forma e limites, e é através dela que entramos em contato com o meio ambiente externo. De acordo com a reflexologia, reflete os órgãos internos, projetando distúrbios existentes e cada estímulo é transmitido, por sua vez, para dentro do corpo. Além de mostrar nossos estados externos e internos, a pele também manifesta nossas reações emocionais: ficamos vermelhos de vergonha, pálidos de susto, suados de medo, arrepiados de emoção. Segundo Robert Tisserand, o estado da pele costuma refletir o estado do corpo, que por sua vez reflete o estado da mente. Nosso rosto é o reflexo mais claro de nossas emoções.
As funções mais importantes da pele são separação, proteção, contato, expressão, sexualidade, respiração, eliminação e regulação de temperatura. No que diz respeito à eliminação, os produtos residuais de uma série de processos do corpo são transportados pelo suor e expelidos através dos poros. (A pele expele.) Além de expelir, a pele retém outras substâncias com segurança e também promove a absorção, razão pela qual é descrita como semi-permeável. Para que uma substância atravesse a pele é determinante o tamanho de suas moléculas.
Os óleos essenciais possuem uma estrutura molecular relativamente pequena e simples, por isso conseguem penetrar a pele. Além disso, dissolvem-se facilmente em substâncias gordurosas, como a encontrada na pele (que produz sua própria camada protetora de cera oleosa, conhecida como sebo), o que facilita ainda mais sua absorção. Logo abaixo da pele, as partículas dos óleos essenciais passam para o fluido que banha cada uma das células do corpo e dali podem atravessar as finas paredes capilares, entrando na circulação geral para percorrer todo o organismo. (Por isto a pureza e qualidade do óleo essencial é de suma importância.)
Desta forma, a pele constitui-se no principal acesso da Aromaterapia.
Uma das formas mais completas de se beneficiar com o uso dos óleos essenciais e ampliar seus efeitos é através da massagem, que potencializa a ação dos odores porque ativa a circulação do sangue promovendo maior absorção através da pele e atuando diretamente nos pontos do corpo mais comprometidos, trazendo relaxamento e bem-estar geral. As massagens podem ser feitas com a utilização de vários veículos (creme, loção, óleos vegetais), desde que sejam bases neutras. Deve-se ter muita cautela na utilização de óleos cítricos (fotossensibilizantes) pois após a absorção são devolvidos à superfície da pele através da transpiração.





Nenhum comentário:

Postar um comentário