Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ferreira Gullar

Ferreira Gullar em 2009
Nome completoJosé Ribamar Ferreira
Nascimento10 de setembro de 1930 (81 anos)
São Luís
Nacionalidade Brasileiro
OcupaçãoPoeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta
PrêmiosPrémio Camões (2010)

Sobre o pseudônimo, o poeta declarou o seguinte: "Gullar é um dos sobrenomes de minha mãe, o nome dela é Alzira Ribeiro Goulart, e Ferreira é o sobrenome da família, eu então me chamo José Airton Dalass Coteg Sousa Ribeiro Dasciqunta Ribamar Ferreira; mas como todo mundo no Maranhão é Ribamar, eu decidi mudar meu nome e fiz isso, usei o Ferreira que é do meu pai e o Gullar que é de minha mãe, só que eu mudei a grafia porque o Gullar de minha mãe é o Goulart francês; é um nome inventado, como a vida é inventada eu inventei o meu nome".[1]

Vendo a noite
Júpiter, Saturno.
De dentro de meu corpo
estou vendo
o universo noturno.

Velhas explosões de gás
que meu corpo não ouve:
vejo a noite que houve
e não existe mais -

a mesma, veloz, em Tróia.
no rosto de Heitor
- hoje na pele de meu rosto
no Arpoador.

Ferreira Gullar

Nenhum comentário:

Postar um comentário