Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Conceição da Praia

Uma das primeiras festas populares do verão baiano, a festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia, é realizada todos os anos no dia oito de dezembro. Durante todo o dia, são celebradas missas, com destaque para a celebração campal, que é realizada às 10h, seguida de uma procissão que leva milhares de fiéis pelas principais ruas do bairro do Comércio, um dos mais antigos de Salvador.
E como na Bahia as festas religiosas quase sempre ganham um lado profano, o dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição transforma-se numa verdadeira festa de largo. Quem participa dos festejos diverte-se nas proximidades da Igreja e do Mercado Modelo, em barracas que comercializam desde comidas e bebidas típicas até frutas. Grupos se reúnem para fazer batucadas e as mulheres dão um verdadeiro show de samba de roda de encher os olhos de qualquer visitante.
No sincretismo religioso, Nossa Senhora da Conceição é Iemanjá, a rainha das águas salgadas, que também tem seu dia especial, o dois de fevereiro.
Curiosidade – A devoção a Nossa Senhora da Conceição coincide com as próprias origens de Salvador, pois a imagem da santa foi trazida por Tomé de Sousa. Foi o primeiro governador-geral do Brasil quem mandou construir uma igreja de taipa em louvor a Nossa Senhora da Conceição, a fim de colocar ali a imagem da virgem que ele havia trazido de Portugal. As pedras com as quais foi construída a atual igreja, que foi elevada à categoria de basílica em 1946, foram todas trazidas de Portugal.


Nossa Senhora da Conceição da Praia

Tradicional festa de Largo, nas imediações do Mercado Modelo, com barracas de comidas típicas e bebidas, unindo a profana alegria do baiano à sagrada devoção religiosa.
Data: 8 dezembro
Acontece em: Salvador

As três mais antigas referências históricas à festa da Conceição da Praia têm pelo menos 800 anos.
A primeira delas aconteceu em 1147, com o início da devoção à Santa, em Portugal. De acordo com alguns relatos, os portugueses tornaram-se devotos de Nossa Senhora da Conceição, assim que conseguiram retomar Lisboa do poder dos mouros. Outra versão marca o ano de 1549. Segundo historiadores, a tradição começou neste país, logo que a cidade de Salvador foi fundada pelo governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, devoto da Santa.
Uma terceira teoria remonta à década de 30, quando o Monsenhor Aquino Barbosa, vigário da Conceição da Praia, sugeriu a uma baiana do acarajé que instalasse uma barraca maior para vender comida. A partir daí, começou o lado festivo que, até hoje, atrai milhares de pessoas. Os festejos começam ainda no final de novembro, com a novena que acontece todas as noites na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio. A celebração envolve uma missa campal e procissão. Paralelamente, ocorre a tradicional festa de Largo, nas imediações do Mercado Modelo, com barracas de comidas típicas e bebidas, unindo a profana alegria do baiano à sagrada devoção religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário